Stricto Sensu (Mestrados)

Mestrado Profissional em Diagnóstico Clínico e Laboratorial em Medicina Veterinária

Disciplinas

Ementa: Caracterização das variáveis e suas distribuições. Inferência estatística. Analise de Variância. Delineamentos experimentais (Ensaios Inteiramente ao Acaso, Ensaios em Blocos ao Acaso, Quadrado Latino, Parcelas Subdivididas, Ensaio Duplo Cego). Estudos de dispersão de frequência (Levantamentos, Tabelas de contingência e Teste de Qui-quadrado). Associação de variáveis (Correlação e Modelagem linear simples). Principais testes estatísticos paramétricos (t de Student, Student-Newman-Keuls, Tukey e Duncan), e não paramétricos (Mann-Whitney, Wilcoxon e Kruskal-Wallis).

Ementa: A disciplina pretende aprofundar o conhecimento do pós-graduando a respeito dos fundamentos e dos modelos de análise teórica em Ética Animal. O programa desta disciplina abrangerá os seguintes temas de estudo: A moralidade na ciência, Bem-estar animal, Interações homem-animal, Dor, estresse e sofrimento animal, Comportamento e consciência animal, Enriquecimento ambiental, Eutanásia, Ética e pesquisas com animais, Biotecnologias e bem-estar animal.

Ementa: Fornecer subsídios teórico-práticos em biologia molecular aplicado às ciências veterinárias. Assim, serão apresentados os aspectos estruturais, bioquímicos e funcionais das biomoléculas informacionais, além dos aspectos moleculares da organização do material genético nos diferentes tipos celulares, os mecanismos moleculares de fenômenos celulares como replicação, transcrição e tradução do material genético e das dos princípios teóricos e práticos de algumas biotécnicas moleculares aplicadas às ciências veterinárias. Oprograma desta disciplina abrangerá os seguintes temas de estudo: PCR (“polymerase chain reaction”). Enzimas usadas nas técnicas de DNA recombinanate (endonucleases de restrição, DNA polimerases, DNA ligases, quinases, fosfatases e nucleases). Técnicas gerais em biologia molecular (eletroforese de Dna em gel de agarose e poliacrilamida, marcação de DNA com isótopos radiotivos, Southern e Northern “blot”. Vetores de clonagem(plasmídeos, bacteriófagos, cosmídeos, YACs); Clonagem molecular, construção de bancos genômicos e de cDNA, identificação de clones recombinanates. Sequenciamento de DNA. RFLP(“restriction fragment length polymorphism”). PFGE (“Pulsed Field Gel Eletroforeses”).

Ementa: Avaliar a atuação do médico veterinário no sentido da segurança dos produtos biológicos, do profissional, dos animais e dos envolvidos em toda cadeia produtiva animal e os produtos derivados. A disciplina objetiva apresentar o conhecimento para o desenvolvimento e o trabalho com agentes infecciosos e amostras clínicas de animais. Trabalho com amostras de Animais exóticos. O programa desta disciplina abordará os seguintes temas de estudo: Níveis de segurança. Equipamentos de proteção individual e coletiva. Descarte de materiais infecciosos, químicos e radioativos. Proteção ambiental. Controle de protocolos, estoques e equipamentos. Materiais elétricos e hidráulicos. Cabines de segurança.

Ementa: Aprofundar e expandir o conhecimento de fisiologia da reprodução relacionada aos diversos eventos endocrinológicos de Grandes Animais de interesse zootécnico. Será desenvolvido o estudo ampliado dos principais aspectos relacionado à fisiologia endócrina. O programa desta disciplina abrangerá os seguintes temas de estudo: Hormônios e Mecanismos de ação hormonal. Regulação hormonal a partir do Eixo hipotálamo-hipófise-gônadas. Controle hormonal do ciclo estral. Feromônios e prostaglandinas. Sistema endócrino extragenital. Fundamentos da conduta sexual. Controle hormonal da gestação e lactação.

Ementa: Origem e fundamentos conceituais da epidemiologia. Estudo de metodologia empregada em epidemiologia. Coleta e análise de dados epidemiológicos. Aplicação da epidemiologia. Indicadores de morbidade/mortalidade. Padrões de distribuição espacial e temporal. Noções de amostragem. Métodos empregados em epidemiologia: estudos descritivos, estudos analíticos, estudos ecológicos e estudos teóricos. Estrutura, vantagens e limitações dos diferentes estudos. Sistemas de Informação e Vigilância Epidemiológica.

Ementa: Fisiologia cardiovascular, respiratória e musculoesquelética e adaptações ao exercício. Princípios fisioterápicos. Técnicas clássicas de fisioterapia e recuperação de lesões musculoesqueléticas. Princípios da acupuntura veterinária. Técnicas inovadoras para tratamento de lesões musculoesqueléticas (TENS, IRAP, PRP).

Ementa: Proporcionar o estudo da anatomia, fisiopatologia e semiologia do trato genital masculino, espermatogênese e patologia do sêmen, objetivando a seleção e tratamento de reprodutores. O programa desta disciplina abrangerá os seguintes temas de estudo: considerações clínicas sobre anatomia, fisiologia e patologia do SGF, estudo do ciclo estral, gestação, parto e pós-parto. Manobras obstétricas e tratamento das diversas alterações reprodutivas.

Ementa: Proporcionar ao aluno o conhecimento dos aspectos especiais da reprodução dos animais, visando principalmente, o estudo dos aspectos genéticos da transmissão de genes com enfoque a citogenética dos animais domésticos e à aplicação das biotécnicas de reprodução em programas de inseminação artificial e melhoramento zootécnico, de controle sanitário e de investigação científica. A disciplina aborda definição, histórico,aplicações na pesquisa básica e aplicada, principais metodologias, estado atual, limitações e perspectivas das biotécnicas fundamentais de fecundação in vitro, clonagem embrionária, transgênese e manipulação de oócitos inclusos em folículos pré-antrais (MOIFOPA) com ênfase em Animais Domésticos. O objetivo desta disciplina é proporcionar ao aluno conhecimentos essenciais sobre as referidas biotécnicas de modo a capacitá-lo a acompanhar os avanços tecnológicos.

Ementa: Desenvolver o acúmen gestor do médico veterinário proporcionando subsídios para desenvolvimento e crescimento sustentável de negócios agropecuários, veterinários e de prestação de serviços relacionados ao bem-estar animal. O programa desta disciplina abrangerá os seguintes temas de estudo: admissão de funcionários e estatuto trabalhista. Contribuições e legislações referentes aos profissionais autônomos. Gestão de clínicas, laboratórios e hospitais veterinários. Marketing ético. Contabilidade. Idéias inovadoras e propriedade intelectual de negócios. Análise de mercado e competitividade.

Ementa: Aprofundar os conhecimentos sobre os fundamentos dos mecanismos inespecíficos e específicos envolvidos no desencadeamento e manutenção da resposta imunológica, bem como do dos principais métodos empregados no laboratório em imunodiagnóstico.O programa desta disciplina abrangerá os seguintes temas de estudo: Métodos cromatográficos de purificação de antígenos e imunoglobulinas. Detecção de antígenos microbianos e de parasitas em amostras clínicas e ambientais. Técnicas de diagnóstico envolvendo a resposta imune humoral e celular do hospedeiro. Diagnósticos in vitro e in vivo.

Ementa: Desenvolver o conhecimento dos alunos quanto ao trabalho científico reflexivo, ordenado e crítico, familiarizando-os, ao mesmo tempo, com as técnicas do trabalhointelectual e da preparação de trabalhos e relatórios científicos princípios básicos de Filosofia da Ciência; e, o Método Científico como instrumento indispensável da pesquisa será analisado definitivamente. O estilo da escrita científica, bem como a preparação de projetos, trabalhos científicos, teses e relatórios, serão abordados com profundidade.

Ementa: Aprofundar os conhecimentos a respeito da citologia, fisiologia, dos mecanismos de patogenicidade dos principais microrganismos causadores de infecções em animais domésticos e dos métodos de diagnóstico clássico e avançado. O programa desta disciplina abordará os seguintes temas de estudo: Estudo da citologia e fisiologia de bactérias. Genética bacteriana de interesse para a compreensão de sua resistência e patogenicidade. Métodos de controle bacteriano. Mecanismos envolvidos na colonização, invasão, evasão das defesas do hospedeiro. Mecanismos de lesão da célula do hospedeiro: toxinas e outros. Aspectos clínicos, histopatológicos, imunológicos e terapêuticos dos fungos. Classificação Viral, métodos de estudo dos vírus, Agentes antivirais, Imunidade antiviral, Diagnóstico de infecções virais. Conhecer as principais técnicas básicas utilizadas em laboratórios de microbiologia. Discutir novas técnicas empregadas no diagnóstico e caracterização de microrganismos de interesse na Veterinária.

Ementa: A Prática Especializada, disciplina obrigatória, deve ser realizada na área de especialização desejada, conforme as linhas de pesquisa do programa. Desse modo, o aluno poderá cursar a Prática Especializada em Reprodução e Fisiopatologia Reprodutiva de Grandes Animais ou Prática especializada em diagnóstico clínico, por imagem e laboratorial em medicina esportiva equina ou Prática especializada em laboratório clínico ou Prática especializada em microbiologia veterinária. O aluno poderá optar por cursar mais de uma Prática Especializada, sendo que apenas a primeira escolhida constará como disciplina obrigatória, segundo a matriz do curso. De modo geral, as práticas especializadas visam fornecer aos alunos a oportunidade de presenciar e executar protocolos de análise e diagnóstico em situações reais, com aplicabilidade profissional imediata. Locais de realização: Campus Experimental - Unidade de Ensino Pesquisa e Extensão Prof. Antonio Orlando Izolani; Fazenda Experimental Prof. Gustavo Mendes Gomes; Centro Avançado de Reprodução Equina; EMBRAPA- Campo Experimental Santa Mônica; Laboratório deMicrobiologia Geral da Fazenda Experimental/Campus Barreiros; Laboratório de Pesquisa de Bioecologia e Ectoparasitos; Laboratório de Bionomia de Insetos; Laboratório de Insetos Vetores da Universidade de Vassouras – LIV/UNIVERSIDADE DE VASSOURAS (Apoio FAPERJ); Laboratório Clínico Veterinário/ Campus Barreiros; Jockey Club Brasileiro; LadEq (UFRRJ); Haras Catimba; Haras MH; Fazenda Santa Maria; Horse Center; LADAEq (Laboratório de Diagnóstico Avançado em Equídeos); Clínica-escola Veterinária e Laboratório de análises clínicas; Laboratório de Patologia Clínica UFF; LadEq (UFRRJ), VETCare.

Ementa: A disciplina tem como objetivo preparar o profissional Médico Veterinário para atuar de maneira efetiva no diagnóstico, tratamento, monitoramento e profilaxia das afecções relacionadas a cavalos envolvidos em atividades esportivas. Os pós-graduandos participarão ativamente da prática especializada, auxiliando o orientador responsável no cenário laborativo. O programa desta disciplina abordará os seguintes temas de estudo: Monitoramento de programas de treinamento atlético em diferentes modalidades de esporte equestre. Exame clínico de animais atletas e variáveis fisiológicas de importância na profilaxia de afecções metabólicas. Investigação e diagnóstico de afecções musculoesqueléticas e exame ortopédico. Profilaxia de afecções e manejo de cavalos de esporte. Cuidados nutricionais e alimentares. Exames diagnósticos complementares e exame de compra de cavalos de esporte.

Ementa: A disciplina tem como objetivo capacitar o pós-graduando a realizar e interpretar exames laboratoriais com ênfase no diagnóstico de processos inflamatórios, metabólicos e celulares. Os pós-graduandos participarão ativamente da prática especializada, auxiliando o orientador responsável no cenário laborativo. O programa desta disciplina abordará os seguintes temas de estudo: Hematologia e Bioquímica – Métodos e Interpretação de resultados. Investigação de afecções endocrinológicas e metabólicas com ênfase em novas técnicas laboratoriais. Biologia molecular aplicada. Proteômica e Metabolômica. Técnicas avançadas em medicina veterinária (colorimetria, imunofluorescência, imunohistoquímica, eletroforeses, espectrofotometria de massa), Reações de precipitação, aglutinação,imunofluorescência e ensaios imunoenzimáticos. Desenvolvimento de técnicas diagnósticas aplicadas à resolução de problemas de campo.

Ementa: A disciplina tem como objetivo treinar o pós-graduando na execução e interpretação de técnica em microbiologia aplicada ao diagnóstico e monitoramento de afecções infecto-contagiosas em Medicina Veterinária de animais de companhia e de produção. Os pós-graduandos participarão ativamente da prática especializada, auxiliando o orientador responsável no cenário laborativo. O programa desta disciplina abordará os seguintes temas de estudo: Coleta e armazenamento de amostras para microbiologia. Cultura e antibiograma para identificação de agentes bacterianos. Cultura e identificação de agentes fúngicos. Identificação de agentes virais e técnicas de produção de vacinas. Biologia molecular aplicada à microbiologia. Identificação genética de patógenos.

Ementa: A disciplina tem o objetivo de abordar tópicos relativos ao diagnóstico, tratamento e monitoramento de afecções do trato reprodutivo de equinos e bovinos no contexto do trabalho a campo envolvendo o profissional Médico Veterinário. Os pós-graduandos participarão ativamente da prática especializada, auxiliando o orientador responsável no cenário laborativo. O programa desta disciplina abordará os seguintes temas de estudo: Exame andrológico e ginecológico. Sincronização de cio. Manejo de doadoras e receptoras. Coleta de embriões. Diagnóstico e tratamento de afecções reprodutivas.

Ementa: Aprofundar os conhecimentos relativos aos processos inflamatórios, reparação e cicatrização tecidual, além de abordar técnicas correntes no diagnóstico de afecções de origem inflamatória e pesquisa dos componentes inflamatórios do sistema imunológico. O programa desta disciplina abrangerá os seguintes temas de estudo: Inflamação. Moléculas de importância na modulação dos processos inflamatórios. Diagnóstico laboratorial emonitoramento de afecções de origem inflamatória. Descobertas recentes na pesquisa referente à inflamação e componentes inflamatórios do sistema imunológico.

Ementa: Apresentação, em forma de preleção, de seminário em tema livre e do projeto de trabalho de conclusão de curso, enfatizando a justificativa para escolha do assunto, estado atual da arte, proposta do trabalho e exercício prático através de debate. Disciplina de conteúdo variável, dentro do âmbito do Diagnóstico Clínico e Laboratorial em Medicina Veterinária, a ser desenvolvida conforme o tema do projeto de trabalho de conclusão de curso a ser apresentado pelos alunos. Estilo de escrita científica. Preparação de Projetos, Trabalhos Científicos, Teses e Relatórios, Propostas para Comissões de Ética Institucionais e Nacionais. Parcerias científicas, conflitos de interesses, sigilo profissional, patentes e propriedade intelectual.

Ementa: Tendo em vista o importante papel da reprodução animal para a promoção de melhoramento genético e aumento da capacidade produtiva das diferentes espécies domésticas, a disciplina de Técnicas Diagnósticas em Reprodução Animal tem como objetivo propagar conhecimento sobre os principais métodos e abordagens semiológicas que podem ser empregadas para avaliação e diagnóstico das enfermidades que resultam em queda no potencial de fertilidade animal. Nesse contexto, a disciplina aborda às técnicas convencionalmente empregadas para avaliação clínico-reprodutiva de machos e fêmeas, permitindo que não apenas os possíveis distúrbios de fertilidade sejam elucidados como também fornecendo subsídios para que uma correta abordagem terapêutica seja instituída. O conteúdo programático da disciplina relacionado à avaliação do potencial de fertilidade masculino inclui temas como: avaliação morfológica de espermatozóides; técnica computadorizada para avaliação da cinética espermática; avaliação da viabilidade efuncionalidade espermática através de sondas fluorescentes; aplicação da microscopia de fluorescência e citometria de fluxo para a análise da qualidade e fertilidade de espermatozóides; punção aspirativa por agulha fina e biópsia como métodos diagnósticos para lesões testiculares; testes bioquímicos e proteômica relacionada ao plasma seminal; ultrassonografia aplicada à avaliação reprodutiva dos machos domésticos. Já no tocante à avaliação do potencial de fertilidade feminino a disciplina contará com o seguinte conteúdo programático: citologia vaginal aplicada ao acompanhamento do ciclo estral; aplicação da citologia e lavado endometrial como métodos diagnósticos para desordens uterinas; biópsia uterina e sua aplicação para avaliação de processos patológicos crônicos; ultrassonografia modo-B e Doppler como ferramentas para avaliação de ciclicidade, ovulação, diagnóstico de gestação e avaliação de processos patológicos sediados nos órgãos reprodutores femininos.

Ementa: Proporcionar conhecimentos atuais relacionados com as técnicas de avaliação e tecnologia do sêmen, permitindo uma análise crítica e gerando subsídios para ensino e pesquisa. Abordar e desenvolver os estudos referentes aos temas relevantes a respeito dos princípios básicos da criopreservação no âmbito da reprodução animal. O programa desta disciplina abrangerá os seguintes temas de estudo: Fisiopatologia do aparelho genital masculino; Componentes e funções do sêmen;Produção espermática: fatores que afetam a produção espermática nas diversas espécies; Exame de sêmen: Avaliação das características macro e microscópicas;Patologias espermáticas: Interpretação do espermiograma; Avaliação do sêmen congelado;Legislação;Tecnologia de sêmen;Fertilidade do rebanho e qualidade do sêmen.Conceitos, definições e da importância da criobiologia para a Medicina Veterinária. Protocolos de criopreservação de células germinativas masculinas e femininas, de tecido gonadal e de embriões. Utilização de agentes crioprotetores, abordando a problemática técnica e as aplicações das diferentes técnicas que serão discutidas.

Ementa: Expandir o conhecimento do profissional veterinário no que diz respeito às afecções do sistema respiratório, incluindo exame clínico e propedêutica, diagnóstico laboratorial e por imagem, monitoramento e tratamento. O programa desta disciplina abrangerá os seguintes temas de estudo: Doenças do trato respiratório anterior. Doenças do trato respiratório posterior de origem infecciosa. Doenças do trato respiratório posterior de origem inflamatória. Diagnósticos laboratoriais associados à detecção e monitoramento de doenças do trato respiratório. Diagnóstico por imagem de doenças do trato respiratório.

Ementa: A disciplina objetiva desenvolver os estudos a respeito dos mecanismos farmacológicos de agentes antibacterianos, antivirais e antifúngicos. O programa desta disciplina abrangerá os seguintes temas de estudo: aspectos farmacodinâmicos e farmacocinéticos, papel dos antimicrobianos na medicina veterinária contemporânea, princípios farmacológicos da antibioticoterapia, resistência aos antimicrobianos, penicilinas, cefalosporinas e outros b-lactâmicos, sulfonamidas/trimetoprim, aminoglicosídios, tetraciclinas, cloranfenicol, eritromicina e outros, quinolonas, drogas antifúngicas e agentes antivirais, técnicas diagnóstica para detecção da resistência antimicrobiana em amostras clínicas.

Ementa: Proporcionar ensinamentos teóricos e práticos que permitam aos alunos diagnosticar, tratar e estabelecer medidas de profilaxia para as ecto e endoparasitoses dos animais domésticos. O programa desta disciplina abrangerá os seguintes temas de estudo: métodos diagnósticos nas parasitoses intestinais, mecanismos lesionais e respostas orgânicas do hospedeiro às injurias determinadas pelos parasitas específicos e suas implicações epidemiológicas respectivas. Condições de coleta, técnica direta e de concentração; Métodos de coloração citológica para protozoários; imunodiagnóstico; testes diagnósticos de biologia molecular; Causas de erro e controle de qualidade diagnóstica; métodos de controle dos insetos de interesse veterinário e demonstrar a vantagem da integração desses métodos no manejo de pragas.

Corpo Corpo Docente

  • Prof. Dra. Larissa Alexsandra da Silva Neto Trajano (Vice-coordenadora)
  • - Currículo Lattes
  • Prof. Dra. Miliane Moreira Soares de Souza (Colaboradora Externa)
  • - Currículo Lattes
  • Prof. Dra. Shana de Mattos de Oliveira Coelho (Colaboradora Externa)
  • - Currículo Lattes

Investimento

24 x R$ 1.600,00

Mestrado profissional em diagnóstico clínico e laboratorial em medicina veterinária.

  • Já inclusos bolsas/descontos eventualmente concedidos por força de acordo coletivo.

Avaliação da Capes

Nota do curso: 3 (nota de abertura)

Inserção regional do programa

Localizada na Região Centro-Sul Fluminense, no reverso da Serra do Mar, no meio O Mestrado Profissional na área de Medicina Veterinária da Universidade de Vassouras foi aprovado por unanimidade na reunião realizada no período de 26 a 30 de setembro de 2016 pelo conselho técnico científico da Capes, sendo o primeiro Mestrado Profissional na área de Medicina Veterinária em uma instituição Privada da região Sudeste aprovado pela CAPES/MEC. A aprovação ocorreu principalmente porque a CAPES entendeu que o Mestrado Profissional em sua subárea (diagnóstico clínico e laboratorial) é de extrema importância para a demanda existente na região geográfica por formação de mestres profissionais, considerando que não existia, na região, nenhum mestrado em nenhuma instituição de ensino superior, e que os temas abordados são de extrema relevância já que a Universidade de Vassouras está localizada em uma das mais importantes bacias leiteiras do país, bem como pólo de criação de cavalos. O Mestrado Profissional na área de Medicina Veterinária entende que, além de atividades profissionais desenvolvidas para sanar as questões relativas à sanidade e produção animal da região, é necessário elevar a qualidade do diagnóstico clínico e laboratorial disponível, sendo necessária a criação de projetos de pesquisas aplicados e o desenvolvimento de produtos técnicos que busquem avaliar de maneira prática a melhor forma de solucionar essas questões com base científica.

Coordenação

  • Prof. Dra. Larissa Alexsandra da Silva Neto Trajano (Vice-coordenadora)
  • - Currículo Lattes

Disciplinas e cronograma do curso

Disciplinas do Mestrado Profissional em Medicina Veterinária em 2019.1
Disciplinas Docentes
Seminários de elaboração, cadastro e aprovação do projeto de pesquisa, protocolos, patentes e manuais técnicos. Larissa Alexsandra da Silva Neto Trajano
Eduardo Tavares Lima Trajano
Prática especializada em diagnóstico clínico por imagem e laboratorial em Medicina esportiva equina. Márcia Torres Ramos
Érica Cristina Rocha Roier
Imunologia aplicada ao diagnóstico das doenças infecciosas. Bruna de Azevedo Baêta
Renata Fernandes Ferreira
Cronograma de disciplinas 2019.1
Datas Horários
29/03/2019 08:00 às 11:00 - Seminários de elaboração
12:30 às 15:30 - Prática especializada
15:30 às 18:30 - Imunologia aplicada
05/04/2019 08:00 às 11:00 - Seminários de elaboração
12:30 às 15:30 - Prática especializada
15:30 às 18:30 - Imunologia aplicada
12/04/2019 08:00 às 11:00 - Seminários de elaboração
12:30 às 15:30 - Prática especializada
15:30 às 18:30 - Imunologia aplicada
19/04/2019 08:00 às 11:00 - Seminários de elaboração
12:30 às 15:30 - Prática especializada
15:30 às 18:30 - Imunologia aplicada
26/04/2019 08:00 às 11:00 - Seminários de elaboração
12:30 às 15:30 - Prática especializada
15:30 às 18:30 - Imunologia aplicada
03/05/2019 08:00 às 11:00 - Seminários de elaboração
12:30 às 15:30 - Prática especializada
15:30 às 18:30 - Imunologia aplicada
10/05/2019 08:00 às 11:00 - Seminários de elaboração
12:30 às 15:30 - Prática especializada
15:30 às 18:30 - Imunologia aplicada
17/05/2019 08:00 às 11:00 - Seminários de elaboração
12:30 às 15:30 - Prática especializada
15:30 às 18:30 - Imunologia aplicada
24/05/2019 08:00 às 11:00 - Seminários de elaboração
12:30 às 15:30 - Prática especializada
15:30 às 18:30 - Imunologia aplicada
31/05/2019 08:00 às 11:00 - Seminários de elaboração
12:30 às 15:30 - Prática especializada
15:30 às 18:30 - Imunologia aplicada
07/06/2019 08:00 às 11:00 - Seminários de elaboração
12:30 às 15:30 - Prática especializada
15:30 às 18:30 - Imunologia aplicada
14/06/2019 08:00 às 11:00 - Seminários de elaboração
12:30 às 15:30 - Prática especializada
15:30 às 18:30 - Imunologia aplicada
21/06/2019 08:00 às 11:00 - Seminários de elaboração
12:30 às 15:30 - Prática especializada
15:30 às 18:30 - Imunologia aplicada
28/06/2019 08:00 às 11:00 - Seminários de elaboração
12:30 às 15:30 - Prática especializada
15:30 às 18:30 - Imunologia aplicada
05/07/2019 08:00 às 11:00 - Seminários de elaboração
12:30 às 15:30 - Prática especializada
15:30 às 18:30 - Imunologia aplicada

Infraestrutura

A Universidade de Vassouras coloca à disposição de seu aluno uma infraestrutura àaltura da única universidade particular de todo o Sul Fluminense. São mais de 100 salas de aula, espalhadas pelo Conjunto Universitário, Anexo e Hospital Universitário Sul Fluminense.

A Biblioteca da UNIVERSIDADE DE VASSOURAS no campus principal oferece apoio bibliográfico aos processos de Ensino, Pesquisa e Extensão, organizando, mantendo, disseminando e recuperando informações nas diversas áreas do conhecimento necessárias às suas finalidades. Atende ao corpo docente, discente e administrativo e a usuários de todo o país, por meio do amplo acervo de livros, folhetos, obras de referência, teses, periódicos, materiais especiais, bases de dados eletrônicas, entre outros. O Sistema Integrado de Bibliotecas da UNIVERSIDADE DE VASSOURAS - Campus Vassouras - é constituído pela Biblioteca Central - coordenadora do Sistema e pelas Bibliotecas Setoriais: (1) Professora Vera Maria Cordilha Porto (Biblioteca do Colégio de Aplicação), (2) Centro de Estudos Professor Severino Sombra/Biblioteca Setorial HUV e (3) Biblioteca do Museu SeverinoSombra. O acervo da Biblioteca Central contempla as áreas de Saúde, Tecnológica, Humanas e Ciências Sociais. O acervo das bibliotecas setoriais está voltado para formação geral (Biblioteca do Museu Severino Sombra; Professora Vera Maria Cordilha Porto), áreas de saúde (Centro de Estudos Professor Severino Sombra/Biblioteca Setorial HUSF).

A universidade possui os seguintes laboratórios que atendem as necessidades do mestrado profissional: Análise Clínica, Anatomia, Anatomia Patológica, Apoio a Pesquisa, Bacteriologia, Bioquímica, Bioquímica e Biofísica, Ciências Biológicas, Citogenética, Citologia e Paleontologia, Ensaios Biológicos, Farmacologia, Farmacotécnica, Fisiologia, Genética e Imunologia, Hardware, Hematologia, Hemocentro, Histologia, Informática, Microbiologia e Parasitologia, Odontologia, Prótese Dentária, Química Analítica e Inorgânica, Química Orgânica, Raio X, Sorologia, Técnica Cirúrgica e Toxicologia.

O Campus Experimental está localizado em uma área de 15 hectares de terra à 2 km do centro da cidade de Vassouras, facilitando a vivência diária dos alunos com a prática clínica dos animais. Neste Campus são ministradas disciplinas do Mestrado Profissional em Diagnóstico Clínico e Laboratorial em Medicina Veterinária em salas de aula equipadas com aparelhos de ar condicionado e televisores para projeção das aulas. A estrutura conta com uma clínica veterinária-escola, laboratório clínico veterinário e com a Fazenda Experimental (animais de médio e grande porte).

No Campus Experimental está localizado o "Espaço selvagem". Nesse setor, são ministradas as práticas acadêmicas relativas ao ensino de animais selvagens. Também são realizados neste setor atendimentos ao público, bem como acolhimento/atendimento de animais enfermos ou atropelados resgatados nas estradas pela Concessionária que administra a rodovia que corta a cidade de Vassouras.

A clínica veterinária está localizada dentro do Campus Experimental e presta serviços à comunidade sendo realizados atendimentos clínico-veterinários de excelência, inclusive procedimentos cirúrgicos. A clínica veterinária conta com o laboratório clínico veterinário habilitado para realização de exames de sangue (hemograma completo,pesquisa de hemoparasitas, análises bioquímicas), além de exames de urina e fezes, prestando serviços tanto para os procedimentos internos da clínica-escola quanto para a solicitação externa de veterinários da região. Além de exames laboratoriais, existe o serviço de diagnóstico por imagem com a utilização aparelho de raio-x , bem como serviço de ultrassonografia.

A Fazenda conta com animais próprios para as atividades de ensino, dentre eles equinos, bovinos e pequenos ruminantes. Nesta estrutura ocorrem aulas práticas de semiologia, clínica, cirurgia, reprodução e obstetrícia e são disponibilizados procedimentos parapequenos e médios criadores das biotecnologias de inseminação artificial e transferência de embriões de bovinos e equinos feitos pelos docentes do mestrado altamente conceituados na área com a ajuda dos discentes.

O Biotério Central tem o objetivo de reproduzir e manter animais de laboratório destinados ao ensino e pesquisa na Universidade de Vassouras. A atividade experimental permite o desenvolvimento prático dos temas abordados nas aulas teóricas, em instalações modernas que obedecem aos critérios exigidos para um ótimo desenvolvimento dos métodos científicos.

Egressos e produções

Em atualização.

Propriedade intelectual

Em atualização.

Convênios e parcerias

  • 1. Grupo de pesquisa em Gastroenterologia Eqüina (Líder: prof. Geraldo Eleno Silveira Alves – UFMG;
  • 2. Grupo de pesquisa HIPIATRAS - Grupo de pesquisa em medicina de equídeos (Líder: prof. Daniel Augusto Barroso Lessa - UFF);
  • 3. Grupo de pesquisa em Bacteriologia Veterinária (Profa. Miliane Moreira Soares de Souza - UFRRJ);
  • 4. Centro Avançado em reprodução equina, Vassouras, RJ;
  • 5. Clínica Horse Center, especializada em diagnóstico por imagem e tratamentos inovadores na Medicina Equina, Vassouras, RJ;
  • 6. IBEX - Instituto de Biologia do Exército. Desde 28 de novembro de 2001. Objetivo: Estabelecer convênio técnico-científico através de projetos de pesquisa;
  • 7. Fundação Oswaldo Aranha. Desde 17 de junho de 2009. Objetivo: Promover intercâmbio técnico-científico na área de pesquisa e de extensão, para elaboração de artigos científicos e para realização de eventos, simpósios, seminários, palestras e congressos;
  • 8. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Desde 29 de dezembro de 2009. Objetivo: Atuação conjunta visando propiciar o atendimento da estratégia de governo na realização de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação;
  • 9. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Desde março de 2017. Objetivo: Promover intercâmbio técnico-científico na área de pesquisa e de extensão, para elaboração de artigos científicos, assim como realização de aulas práticas do mestrado.

Cooperação com fazendas e clínicas de animais de grande porte:

  • 1. Nova Embryorio LTDA, Barra do Piraí, RJ;
  • 2. Fazenda da Colina, Vassouras, RJ;
  • 3. Haras Catimba, Vassouras, RJ;
  • 4. Sindicato Rural de Vassouras e Mendes, RJ;
  • 5. Fazenda Entresserros, Mendes, RJ;
  • 6. Fazenda Boa Vista, Barra do Piraí, RJ;
  • 7. Hotel Fazenda Boa Esperança, Mendes, RJ;
  • 8. Agropecuária Irmãos Avelinos LTDA, Laticínio Irmãos Avelino, Paraíba do Sul, RJ;
  • 9. Centro Avançado de Reprodução Equina, Vassouras, RJ;
  • 10. Estação Experimental em Agroecologia Animal da Fazenda Arca de Noé, Sapucaia, RJ;
  • 11. Horse Center Laboratório Clinica e Farmácia Veterinária, Petrópolis, RJ;
  • 12. Fazenda Anchieta, haras MH, Vassouras, RJ.

Cooperação com instituições federais e estaduais:

  • 1. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ;
  • 2. Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ;
  • 3. Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG;
  • 4. Universidade Federal de Goiás, Jataí, GO;
  • 5. Embrapa Gado de Leite, Campos Coronel Pacheco e Campos Santa Monica, MG e RJ;
  • 6. Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho, Unesp-Botucatu, SP.

Projeto pedagógico

Em atualização.

Regulamento

- Regulamento

Calendário e cronograma

- Calendário e cronograma

Corpo discente

Discente Orientador
Alba Leonor de Souza Lima dos Santos Renata Fernandes Ferreira
Álvaro Alberto Moura Sá dos Passos Bruna de Azevedo Baêta
Carlos Alberto Silveira Júnior Gustavo Mendes Gomes
Cintia Silva Corrêa da Veiga Bruna de Azevedo Baêta
Daniela Carvalho de Mendonça Napoli Márcia Torres Ramos
Isabelle Abdo de Oliveira Torres Érica Cristina Rocha Roier
João Pedro da Silveira Netto Gustavo Mendes Gomes
Raphaela Fernandes Coelho Renata Fernandes Ferreira
Waldemar Tavares Machado Neto Renata Fernandes Ferreira

Proposta

O Mestrado Profissional em Diagnóstico Clínico em Medicina Veterinária é de extrema importância para a demanda existente na região geográfica por formação de mestres profissionais, considerando que não existia, na região, nenhum mestrado em nenhuma instituição de ensino superior, e que os temas abordados são de extrema relevância já que a IES está localizada em uma das mais importantes bacias leiteiras do país, bem como pólo de criação de cavalos.

O Mestrado Profissional na área de Medicina Veterinária entende que, além de atividades profissionais desenvolvidas para sanar as questões relativas à sanidade e produção animal da região, é necessário elevar a qualidade do diagnóstico clínico e laboratorial disponível, sendo necessária a criação de projetos de pesquisas aplicados e o desenvolvimento de produtos técnicos que busquem avaliar de maneira prática a melhor forma de solucionar essas questões com base científica.

O Mestrado Profissional em Diagnóstico Clínico em Medicina Veterinária também atende à necessidade crescente de formação de profissionais especialistas para atender à demanda do mercado que procura a contratação de veterinários com formação superior na área de atuação clínica, favorecendo para a formação de profissionais capacitados para contribuir com a solução dos problemas encontrados na região Sul Fluminense.

Objetivo Geral

O programa de Mestrado Profissional em Diagnóstico Clínico e Laboratorial em Medicina Veterinária tem como meta principal desenvolver e aprimorar o profissional da Medicina Veterinária. Para tal, o programa oferece através das disciplinas que compõem o curso, treinamento e aprofundamento do conhecimento na área de concentração de diagnóstico em Medicina Veterinária, através da integração multidisciplinar, incluindo a abordagem prática de técnicas de diagnóstico inovadoras, visando o aprimoramento do diagnóstico clínico, monitoramento e tratamento de patologias em animais domésticos, quer seja em âmbito nacional, regional ou local. Além disso, o programa prepara o aluno para o exercício da docência e da pesquisa objetivando a formação de profissionais de excelência capazes de não só exercer sua profissão como também de contribuir com a perpetuação do conhecimento.

Perfil do Egresso

O Programa visa formar mestres à luz dos recentes avanços na área de Diagnóstico Clínico e Laboratorial em Medicina Veterinária, desenvolvendo produtos para a criação e utilização de novas técnicas e abordagens nessa área.

Patentes, programas de computador e aplicativos

Em atualização.

Apresentação

Reconhecimento de Curso: CTC/CAPES. Publicação 04/07/2017

O Mestrado Profissional na área de Medicina Veterinária da UNIVERSIDADE DE VASSOURAS foi aprovado na reunião realizada no período de 26 a 30 de setembro de 2016 pelo conselho técnico científico da Capes, sendo o primeiro Mestrado Profissional na área de Medicina Veterinária em uma instituição Privada da região Sudeste aprovado pela CAPES/MEC. O objetivo do Mestrado Profissional em Diagnóstico Clínico e Laboratorial em Medicina Veterinária é promover a formação de profissionais com alta qualificação técnico-científica e com experiências que atendam às necessidades locais, regionais e nacionais.

Área de concentração

Diagnóstico Clínico e Laboratorial em Medicina Veterinária.

Linhas de Pesquisa

Esta linha de pesquisa foca na avaliação da fisiologia de animais envolvidos em atividades esportivas visando o desenvolvimento de técnicas de detecção e avaliação do desempenho atlético com ênfase na raça Mangalarga Marchador. Destina-se à formação de profissionais habilitados a trabalhar diretamente com cavalos de esporte, cuja avaliação funcional e cuidados requer uma especialização profissional com conhecimentos aprofundados em fisiologia, métodos de treinamento, medicina esportiva e emergências ortopédicas, incluindo diagnóstico clínico, por imagem e laboratorial de afecções de particular interesse em cavalos envolvidos em atividades atléticas.

Esta linha de pesquisa foca em diagnósticos inovadores de afecções reprodutivas e melhoramento da produtividade através de técnicas relacionadas ao tratamento dos reprodutores e matrizes. Seu objetivo é aprofundar o conhecimento da fisiopatologia da reprodução animal, tanto na aplicação prática para profissionais que atuam no campo, quanto na acadêmica e científica. Esta linha de pesquisa envolve os estudos da fisiologia e endocrinologia da reprodução, fisiopatologia da reprodução e do puerpério e o diagnóstico clínico, laboratorial e de imagem com foco em animais domésticos para aumentar a eficiência quando do uso de biotecnologias da reprodução.

Esta linha de pesquisa faz uma abordagem multidisciplinar no diagnóstico laboratorial de afecções parasitárias, virais, bacterianas, e protozoárias em animais domésticos e de produção para o avanço da profilaxia e da sanidade animal. Seu objetivo é a formação de profissionais de qualidade capacitados na área disciplinar da Microbiologia Veterinária, numa perspectiva multidisciplinar e abrangente, proporcionando as ferramentas necessárias para a aquisição das competências à pesquisa nas áreas de Bacteriologia, Micologia, Parasitologia e Virologia. Este objetivo está direcionado para o avanço e desenvolvimento científico e tecnológico dirigido para necessidades nacionais, propondo temas atuais que contemplem a carência de profissionais especializados nas diferentes áreas do conhecimento em Microbiologia. Também visa à investigação, desenvolvimento einovação em Microbiologia Veterinária, com destaque particular na área da Biologia Molecular aplicada à Microbiologia Diagnóstica e Epidemiológica.

Esta linha de pesquisa foca em diagnóstico clínico, laboratorial e por imagem de afecções de origem não infecciosa com ênfase na identificação de biomarcadores e desenvolvimento de técnicas diagnósticas e tratamentos inovadores. Destina-se à investigação de novas técnicas de diagnóstico, monitoramento e tratamento de afecções de origem inflamatória, bem como aprimoramento de técnicas já existentes, incluindo uma abordagem multidisciplinar, visando a aquisição de conhecimentos especializados e competência em pesquisa e desenvolvimento de protocolos e métodos inovadores, com destaque nas áreas de Enzimologia, Proteômica e Biologia Molecular e Imagem com ênfase em afecções inflamatórias em Animais Domésticos.

Notícias

Aula inaugural

O Mestrado Profissional em Diagnóstico Clínico e Laboratorial em Medicina Veterinária teve sua aula inaugural no dia 29 de março de 2019. Na oportunidade, a coordenação passou informações relevantes a respeito do mestrado e junto ao corpo docente deu boas-vindas aos antigos e aos novos alunos.

Em seguida os discentes tiveram a primeira aula do ano em produtos técnicos, ministrada pelo docente do mestrado, professor Dr. Eduardo Trajano.


Primeira turma do mestrado e defesa de títulos

Nos dias 20, 21 e 22 de março ocorreram as defesas de título dos mestrandos da primeira turma do Mestrado.

A coordenação do Mestrado Profissional em Diagnóstico Clínico e Laboratorial em Medicina Veterinária e a Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação parabeniza os novos mestres pela aprovação.


Capacitação: Ciências Aplicadas

No dia 28/02/2019 a coordenação do Mestrado Profissional em Diagnóstico Clínico e Laboratorial em Medicina Veterinária promoveu uma capacitação em produtos técnicos aos seus docentes. A capacitação foi ministrada pelo professor Dr. Eduardo Trajano, coordenador do Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas em Saúde e também docente do programa. A capacitação intitulada “Produtos Técnicos” buscou atualizar os docentes sobre os diversos produtos que podem ser aplicados à área do mestrado em suas respectivas linhas de pesquisa.

O Mestrado Profissional em Medicina Veterinária promoveu em 2018 o “I Encontro em Diagnóstico em Medicina Veterinária” aberto aos discentes da graduação com a palestra “Equilíbrio ácido-base em cães e gatos” proferida pelo médico veterinário Igor Machado Wirth, e a palestra “Doppler para a Medicina Veterinária” ministrada pela doutora Aline Emerin Pinna.

Os docentes do MPDCLMV participaram de diversos eventos com apresentação de palestras em 2018. A docente Renata Fernandes Ferreira participou de uma mesa redonda na Universidade Santa Úrsula (USU) com o título “Experiências em Medicina Veterinária - Mercado de Trabalho e Perspectivas de Futuro”. A mesma docente proferiu a palestra “Hemograma: como fazer e interpretar” na Semana Acadêmica Américo de Souza Braga na Universidade Federal Fluminense.

Além disso, dos dias 4 a 6 de junho, a docente Renata Fernandes Ferreira participou da Semana Acadêmica da Medicina de Medicina Veterinária da USU apresentando a palestra intitulada “O papel dos exames laboratoriais no apoio ao diagnóstico”. No dia 6 de novembro, a docente participou do Encontro Acadêmico da Medicina Veterinária com o tema “Edema Pulmonar”.

A docente Gabriela Vieira do Amaral proferiu uma palestra intitulada “Princípios básicos de análise sensorial de alimentos” no 7° Encontro Tecnológico Panis et Lactis, que ocorreu dos dias 25 a 27 de setembro de 2018.

Também em 2018, a docente Érica Cristina Rocha Roier ministrou as palestras “Principais afecções do sistema tegumentar de equinos” e “Como tratar uma cólica a campo” na Universidade Iguaçu campus Itaperuna.

O docente Gustavo Mendes Gomes foi palestrante no Embryoday - V simpósio de Biotecnologia da Reprodução, ministrando a palestra “Principais pontos críticos na produção de embriões equinos com foco nas doadoras de embriões”. O evento ocorreu na Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte nos dias 01 e 02 de junho de 2018.

Processo Seletivo

A Universidade de Vassouras, utilizando o princípio da Autonomia Universitária e com o intuito de atender a demanda do mercado por profissionais qualificados e atualizados, nos diversos ramos do saber, vem lançar o Edital de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Para informações de vagas, inscrições e documentos necessários.

Editora Universidade de Vassouras

Acesse

Biblioteca

As Bibliotecas da Universidade de Vassouras têm a finalidade de fornecer apoio bibliográfico aos Processos de Ensino, Pesquisa e Extensão, organizando, mantendo, disseminando e recuperando informações nas diversas áreas do conhecimento necessárias às suas finalidades. Atende o corpo docente, discente, administrativo e a usuários de todo o país, por meio do amplo acervo de livros, folhetos, obras de referência, teses, periódicos, materiais especiais, bases de dados eletrônicas, entre outros.

Para consulta, empréstimo e reserva dos materiais bibliográficos:

Acesse

Portal Acadêmico

Acesse

Eventos

II ENCONTRO EM DIAGNÓSTICO EM MEDICINA VETERINÁRIA

O Mestrado Profissional em Diagnóstico Clínico e Laboratorial em Medicina Veterinária convida os docentes e discentes do mestrado e da graduação em Medicina Veterinária da Universidade de Vassouras para o II Encontro em Diagnóstico em Medicina Veterinária.

O evento ocorrerá no dia 24 de maio de 2019, no auditório da Universidade de Vassouras. Visa incentivar a interdisciplinaridade e a integração entre o mestrado e a graduação através de palestras em diversas áreas, além de divulgar os trabalhos científicos desenvolvidos pelo mestrado e pelo curso de Medicina Veterinária da Universidade de Vassouras.