Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais para Educação 4.0

• Modalidade: Especialização
  • Duração: 24 meses
  • Unidade: Campus Vassouras
  • Investimento: 24 X R$ 350,00 (desconto de 30% para ex-aluno)
  • Dia e horário: Sábado, com aulas quinzenais das 8 às 17h

Financie sua Pós-Graduação na Universidade de Vassouras em até 48X

A Universidade de Vassouras facilita o seu ingresso à especialização em uma instituição que forma talentos, atualmente contratados nas melhores empresas do país.

Aqui você financia a sua pós-graduação em até 48X pelo Intersector - Incentivo à Educação e ao Empreendedorismo. Saiba como funciona essa parceria:

• 1- Clique na opção de cursos e faça a sua escolha. Em seguida, clique em solicitar financiamento;
  • 2- Preencha a solicitação com seu dados pessoais;
  • 3- O processo de inscrição e matrícula no curso é de responsabilidade da Universidade de Vassouras e a Intersector por seu financiamento;
  • 4- Efetive sua inscrição mediante a entrega de documentos necessários e valide o contrato de financiamento.

Simule ou contrate o seu financiamento:

Diferencial da Universidade de Vassouras

Na atual sociedade do conhecimento, em constante e rápida evolução, a Universidade de Vassouras proporciona condições e formas de aprendizagem continuada, com vistas a valorizar a vida profissional, e permitir ao aluno acompanhar ou se antecipar às transformações do mercado de trabalho. Os cursos de pós-graduação lato sensu, representados na forma de Especialização e MBA (Master of Business Administration), são ofertados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, sob rigorosos padrões de qualidade. Os cursos da Universidade de Vassouras se destacam por apresentar:

• - Corpo docente, em maioria, mestres e doutores, dos quais, parte significativa, em regime de tempo integral, se dedicam ao ensino, pesquisa e extensão, além de serem atuantes no mercado;
  • - Compromisso com a educação continuada;
  • - Infraestrutura privilegiada;
  • - Ambiente acadêmico permeado pela pesquisa e produção de conhecimento, com envolvimento de alunos desde a graduação até o Mestrado;
  • - Abrangência de todas as áreas do conhecimento, fruto da atuação da Universidade de Vassouras como universidade privada;
  • - Formação humanística, em sintonia com seu papel de universidade;
  • - Localização central na região Sul Fluminense;
  • - Alcance regional, com oferta de cursos no campus Vassouras;
  • - Networking, resultado da participação de profissionais de centenas de empresas em ambiente propício para a rica troca de experiências entre alunos e professores.

Objetivo Geral:

Apresentar aos profissionais da Educação (da educação básica a superior) os novos conceitos da educação 4.0, bem como os seus desafios e suas oportunidades, formando profissionais mais alinhados aos desafios da educação contemporânea.

Objetivos Específicos
  • - Colaborar na formação de professores mais conhecedores do novo ambiente que os cercam;
  • - Colaborar na formação de professores mais alinhados com os desafios da Educação 4.0;
  • - Apresentar, discutir e praticar as tecnologias mais empregadas no cenário da educação;
  • - Adotar a utilização de novas metodologias na Educação, tais como Design Thinking, Design Sprint e Ideação, entre outras;
  • - Oferecer aos professores capacitação apropriada para o uso e a aplicação de metodologias ativas em sala de aula.

Disciplina Carga Horária
Introdução ao Estudo das Tecnologias Digitais e Educação 4.0 32h
Metodologias Ativas (Teoria e Prática) 24h
Gestão da Inovação na Educação 24h
Aprendizagem Colaborativa como suporte Computacional 32h
Gestão de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Educação a Distância 24h
Produção de Mídias Digitais para Educação 32h
Gamificação na Educação 32h
Ferramentas Web na Educação 4.0 (Blogs, YouTube, Redes Sociais) 32h
Objetos de Aprendizagem para Educação 24h
Pensamento Computacional e a Educação 4.0 24h
Inclusão Digital e Tecnologias Assistivas 24h
Tópicos Especiais para Educação 4.0 24h
Projeto de Experiência em Educação 32h
Carga-horária total do curso: 360h

Supervisor Pedagógico

Anrafel Fernandes Pereira

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos, pós-graduado em Engenharia de Sistemas, graduado em Sistemas de Informação. Professor na Universidade de Vassouras nos cursos de Engenharia de Software, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Administração e no Centro Universitário Redentor (UniRedentor), atuando nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Coordenador do curso de Engenharia de Software na Universidade de Vassouras [Sede e Campus Maricá] (2019). Coordenador do Curso Técnico de Programação de Jogos Digitais [Sede e Campus Maricá] (2019). Coordenador do Curso Técnico em Informática [Campus Maricá] (2019). Gestor do NIT - Núcleo de Inovação Tecnológica na FAMIPE - Faculdade de Miguel Pereira (2019). Supervisor Pedagógico do Curso de MBA em Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais para Educação 4.0 da Universidade de Vassouras. Foi coordenador do Curso Técnico em Informática da FAETEC - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Três Rios (2015-2017). Coordenou o Centro de Informática da FAETEC Três Rios em 2014. Organizador do GDG Vassouras, GDG Três Rios e Líder no GEG Vassouras. Tem publicações e apresentações realizadas em simpósios e conferências nacionais e internacionais. Membro efetivo associado da SBC – Sociedade Brasileira de Computação.