Engenharia de Segurança do Trabalho

Engenharia de Segurança do Trabalho

Sobre o Curso

  • Modalidade: Especialização
  • Duraçao: 24 meses
  • Unidade: Campus Vassouras
  • Investimento: 24x R$ 500,00 (desconto de 30% para ex-aluno)
  • Dia e Horário:Sábados, das 8 às 17h

Objetivos

Objetivo Geral:

Qualificar os profissionais de engenharia e arquitetura para o desempenho de funções de Engenharia de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente de acordo com o dispositivo na Lei número 7.410/1985, regulamentada pelo Decreto número 92.530/1986.

Objetivos Específicos:

- Disseminar orientações técnicas relativas a elaboração de estudos das condições de segurança dos locais de trabalho, instalações e equipamentos com ênfase no controle de riscos e danos à saúde do trabalhador e ao meio ambiente;

- Desenvolver habilidades para identificar graus de exposição das pessoas, das empresas e do meio ambiente aos riscos físicos, químicos e biológicos;

- Fornecer instrumentos para a elaboração e implantação de projetos de gerenciamento de controle de riscos, propondo medidas preventivas e corretivas.

Público-Alvo

Graduados em Engenharia e Arquitetura.

Diferencial da Universidade de Vassouras

O Curso de Pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho, promovido pela Universidade de Vassouras terá o diferencial de possuir profissionais com muitos anos de experiência no mercado. O supervisor pedagógico do curso tem mais de 23 anos de experiência em empresa multinacional, atualmente além de atuar como docente na Universidade de Vassouras atua também na FIRJAN/SENAI (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro/ Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) atendendo empresas do Brasil, bem como realiza consultorias e treinamentos. Mais de 85% do quadro de professores possui mestrado e todos os docentes possuem experiência comprovada de atuação na área. Profissionais externos com vasta experiência em empresas renomadas também serão um forte apoio e um ponto de motivação aos nossos alunos, pois as expectativas de discutirem e estudarem com profissionais que já atuam nas empresas e possuem uma posição de destaque em tais empresas, motiva e aguça a curiosidade do aluno quanto à futura área de atuação, desenvolvendo nestes um desejo pela profissão. O curso esta estruturado a ter total apoio ao desenvolvimento do aluno, por exemplo, as cadeiras de metodologia científica bem como a de TCC que visam instruir o aluno na criação do projeto final, serão ministradas ao longo do curso de forma a guiarem o aluno na criação deste trabalho, dando assim segurança e confiabilidade ao curso. Outras cadeiras também serão seccionadas ao longo do curso de modo a garantir uma evolução lógica e ser um elemento facilitador ao aluno. O valor atribuído ao curso também é um facilitador, valor este se comparados com outras Universidades da região, encontra-se bem atrativo. Contamos também com o nome sólido que possui a Universidade de Vassouras, forjado durante muitos anos, onde adquiriu força e uma posição de destaque no mercado, formando profissionais reconhecidos e desejados pelas empresas, sob coordenação do Prof. M.Sc. Alex Franco Ferreira.

Supervisor Pedagógico

Prof. Me. Alex Franco Ferreira

Sou Mestre em Ciências Ambientais com ênfase em estratificação de solos para aterramentos elétricos provenientes de descargas atmosféricas, graduado em Engenharia Elétrica, graduado em Formação Pedagógica para EP, pós-graduado em Automação Industrial, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho. Trabalhei 21 anos na empresa ThyssenKrupp Fundições no ramo de manutenção e automação, como engenheiro eletricista, especialista em automação e supervisor de manutenção automatizada. Atualmente sou instrutor no ramo de eletricidade/automação - SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro. Tenho experiência na área de Engenharia Elétrica, principalmente voltado à área industrial, onde ministrei por toda a região sudeste treinamentos em automação, eletricidade e NR-10. Sou professor da Universidade Severino Sombra (USS), onde ministro diversas cadeiras dentro do curso de Engenharia Elétrica, disciplinas tais como automação industrial, conversão eletromecânica de energia, acionamentos elétricos e eletrônicos, máquinas elétricas, introdução à engenharia elétrica, planejamento e controle da manutenção, segurança do trabalho, laboratório de eletrônica digital, entre outras. Atualmente coordeno o curso de Engenharia de segurança do trabalho ministrado pela Universidade Severino Sombra, onde também leciono.

Disciplinas

Disciplinas Carga Horária
Introdução à engenharia de Segurança do Trabalho 30H
Metodologia da Pesquisa 30H
Legislação e Normas Técnicas 30H
Psicologia da Engenharia de Segurança do Trabalho 15H
Proteção ao meio ambiente - Parte I 15H
Administração aplicada Engenharia de Segurança 30H
Proteção ao Meio Ambiente - Parte II - Sistema de Gestão Ambiental- SGA 30H
Higiene do trabalho - (Parte I - agentes físicos) 35H
Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações - Parte I - Máquinas e Equipamentos) 30H
Higiene do Trabalho - (Parte II - Agentes Químicos) 35H
Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações - Parte II - Segurança na Construção Civil 30H
Proteção Contra Incêndios e Explosões - Parte I 30H
O Ambiente e as Doenças do Trabalho - Parte I - Toxicologia 30H
Higiene do trabalho - Parte III - Radiações Eletromagnéticas 30H
Gerência de Riscos - Parte I - OSHAS 18000 30H
Prevenção e controle de riscos em máquinas e equipamentos - (Parte III - Segurança em Instalações Elétricas) 30H
Higiene do Trabalho - (Parte IV- Ventilação Aplicada) 35H
Proteção Contra Incêndios e Explosões - Parte II 30H
O Ambiente e as Doenças do Trabalho Parte II - Primeiros Socorros) 30H
Gerência de Riscos – Parte II - Sistema de Gestão Integrado - SGI 30H
Ergonomia 30H
Tcc - trabalho de conclusão de curso 15H

Total de horas do curso: 660h