Pesquisa
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação é o setor da Universidade responsável por implantar, acompanhar as políticas institucionais de investigação científica, tecnológica e inovação.
O Programa Institucional de Pesquisa - PIP da Universidade possui mecanismos de incentivo e viabilização para o desenvolvimento de pesquisas em sua comunidade acadêmica, a partir de duas tônicas combinadas. A primeira, na qualificação do seu corpo docente em relação aos avanços científicos, tecnológicos e de inovação; no intercâmbio de conhecimento científico nacional e internacional e na formação de Projetos de Pesquisa. A Universidade de Vassouras tem como público-alvo os estudantes de graduação e pós-graduação, para que complementem sua formação acadêmica e profissional com atividades de investigação científica, tecnológica e de inovação; mobilidade acadêmica e científica, mediante convênios com Universidades e instituições de pesquisa nacionais e internacionais; programas institucionais de bolsas PIBIC, PIBITI e PIBICTI Jr, além de participar dos programas do CNPq (PIBIC/ PIBITI), FAPERJ (PIBIC, PIBITI e Projetos Jovens Talentos para a ciência), e CAPES.
A Universidade de Vassouras tem Grupos de Pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq). Desses grupos, os professores e estudantes participam das grandes áreas do conhecimento, como Ciências da Saúde; Engenharias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Sociais e Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; Ciências Humanas e Ciências Agrárias.
Os resultados destas atividades de investigação têm propiciado o aumento na produção científica dos professores pesquisadores e de seus orientados, inclusive acréscimo significativo de artigos publicados em livros e revistas científicas nacionais e internacionais e nas revistas eletrônicas da Universidade de Vassouras; aumento do número de projetos de pesquisas, contemplados com fomento externo, o que viabilizou a criação, ampliação, e reestruturação dos laboratórios de pesquisa nas mais diversas áreas do conhecimento e em sintonia com as linhas de pesquisa da instituição. Como inúmeros trabalhos têm dimensão educacional e social, tem ocorrido a articulação do ensino, pesquisa e extensão, com preocupação na responsabilidade social, o que se inclui a comunidade à nossa volta.
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Colegiado de Pesquisas
O Colegiado de Pesquisa é um órgão que participa na definição das políticas de pesquisa da Universidade de Vassouras e dos critérios de avaliação de projetos e pesquisadores. Ele é formado por docentes das diferentes Pró-Reitorias da Universidade de Vassouras, e para mandato de 02 (dois) anos.
Membros do Colegiado de Pesquisa - 2019/2021:
- Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação:
Prof. Dr. Carlos Eduardo Cardoso - Coordenadora de Pesquisa:
Profa. Me. Leticia Patrão de Macedo Gomes - Representante da Pró-Reitoria de Ciências Médicas:
Profa. Drª. Maria Cristina Almeida de Souza - Representante da Pró-Reitoria de Ciências Tecnológicas Aplicadas e Exatas:
Prof. Me. Adauri Silveira Rodrigues Junior - Representante da Pró-Reitoria de Saúde:
Prof. Dr. Fabio Sartori - Representante da Pró-Reitoria de Integração, Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Relações Externas:
Profa. Drª. Fátima Niemayer da Rocha - 1º Representante dos Pesquisadores:
Prof. Dr. Vinícius Marins Carraro - 2º Representante dos Pesquisadores:
Prof. Dr. Marco Aurélio dos Santos Silva
Formulários
- - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
- - Requisição de Material para Projeto de Pesquisa
- - Procedimento para solicitação de material
- - Formulário de Inscrição para Edital de Bolsista Discente Link
- - Modelo de Relatório de encerramento de Projeto de Pesquisa
- - Modelo de Relatório de Atividades de Iniciação à Pesquisa
- - Pesquisador Externo
- - Formulário para Cadastro de Pesquisador
- - Formulário para Cadastro de Aluno em Projeto de Pesquisa
Editais
- - Resultado Edital FUSVE - 003/2018 PIBIC/PIBITI
- - Resultado do Edital 002/2018 - CNPq
- - COMUNICADO
- - Edital 003/2018 - PIBIC/PIBITI - FUSVE
- - Concurso: Estrofes para Cordel da Aedinha
- - Edital 002/2018 Pré-Selecao CNPq - Retificação da Data de Divulgação
- - Resultado do Edital 001/2018 - PIBIC/FUSVE
- - Edital 001/2018 (Prorrogação) - PIBIC/PIBITI - FUSVE
- - Edital 002/2018 - Pré-Seleção PIBIC/PIBITI - CNPq
- - Errata - Edital 001/2018 - PIBIC/PIBITI - FUSVE
- - Edital 001/2018 - PIBIC/PIBITI - FUSVE
- - RESULTADO - Edital 002/2017 PIBIC/PIBITI (Vagas Remanescentes)
- - Edital 002/2017 PIBIC/PIBITI (Vagas Remanescentes)
- - Resultado Edital 002/2017 PIBIC/PIBITI Cursos (Engenharias, Administração, Psicologia, Pedagogia, Enfermagem, Odontologia e Medicina Veterinária)
- - Edital 002/2017 PIBIC/PIBITI Cursos (Engenharias, Administração, Psicologia, Pedagogia, Enfermagem, Odontologia e Medicina Veterinária)
- - Edital 001/2017 PIBIC/PIBITI-USS Curso Medicina
- - Edital Jovens Talentos FAPERJ 2017
Eventos Científicos
Os certificados a partir do VI ENIC, estão disponíveis na Secretaria da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no Campus da Universidade de Vassouras - Vassouras-RJ.
- - 2019 (Anais do XVIII Encontro de Iniciação Científica 24 a 26 de outubro de 2019)
- - 2018 (Anais do XVII Encontro de Iniciação Científica 19 a 20 de outubro de 2018)
- - 2017 (Anais do XVI Encontro de Iniciação Científica 17 a 20 de outubro de 2017)
- - 2016 (Anais do XV Encontro de Iniciação Científica e 2º Simpósio Luso-Brasileiro de Ciências - 18 a 21 de outubro de 2016)
- - 2015 (Resumos do IV Simpósio de Pesquisa da USS - 30 de outubro de 2015) - ISBN dos Resumos do IV Simpósio de Pesquisa: 978-85-88187-44-3-88187-43-6
- - 2015 (Anais do XIV Encontro de Iniciação Científica da USS - 27 a 30 de outubro de 2015) - ISBN dos Anais do XIV ENIC: 978-85
- - 2014 (Anais do XIII Encontro de Iniciação Científica da USS - 20 a 22 de outubro de 2014) - ISBN dos Anais do XIII ENIC: 978-85-88187-41-2
- - 2013 (Anais do II Fórum de Produção Científica da Região Centro-Sul Fluminense - 21 a 25 de outubro de 2013) - ISBN dos Anais do II Fórum de Produção Científica da Região Centro-Sul Fluminense: 978-85-88187-39-9
- - 2012 (Anais do 1º Simpósio Luso-Brasileiro de Ciências - 23 a 27 de outubro de 2012) - ISBN dos Anais do 1º Simpósio Luso-Brasileiro de Ciências: 978-85-88187-36-8
- - 2011 (Anais do I Fórum de Produção Científica da Região Centro-Sul Fluminense - 18 a 21 de outubro de 2011) - ISBN dos Anais do I Fórum de Produção Científica da Região Centro-Sul Fluminense: 978-85-88187-35-1
- - 2010 (Anais do IX Encontro de Iniciação Científica da USS - 18 a 21 de outubro de 2010) - ISSN dos Anais do IX ENIC: 2178-7972
- - 2009 (Anais do VIII Encontro de Iniciação Científica da USS - 03 a 05 de novembro de 2009) - ISBN dos Anais do VIII ENIC: 978-85-88187-13-9
- - 2008 (Anais do VII Encontro de Iniciação Científica da USS - 1 a 5 de setembro de 2008) - ISBN dos Anais do VII ENIC: 978-85-88187-09-2
- - 2007 (Anais do VI Encontro de Iniciação Científica da USS - 10 a 15 de setembro de 2007) - ISBN dos Anais do VI ENIC: 978-85-88187-08-5
- - 2006 (Anais do V Encontro de Iniciação Científica da USS - 22 a 25 de maio de 2006) - ISBN dos Anais do V ENIC: 978-85-88187-07-8
Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um órgão colegiado interdisciplinar e independente, com "munus público", de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos - Res.466/2012).
O CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Sua missão é salvaguardar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa. Além disso, o CEP contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e no desenvolvimento social da comunidade.
O CEP da Universidade foi criado e registrado junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), em 2000, sendo vinculado operacionalmente à Reitoria da Universidade. Atualmente o Comitê é formado por docentes de diversas áreas de atuação, além de uma representante dos usuários.
Relação de membros do CEP:
- Portaria Reitoria Nº 079 de 30 de outubro de 2020
Calendário de Reuniões:
Arquivos para Download:
- - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
- - Cartilha dos Direitos dos Participantes de Pesquisa
- - Informe aos Comitês de Ética em Pesquisa
- - Protocolos de Pesquisa Relacionados ao Coronavírus (2019-nCoV)
- - Carta Circular nº 166/2018-CONEP/SECNS/MS
- - Regimento Interno do CEP
- - Dicas Plataforma Brasil
- - Processo Básico para Submissão de Projetos de Pesquisa
- - Modelo de Solicitação de Campo
- - Instruções Básicas para Submissão de Projetos
- - Resoluções CNS
- - CONEP - Comissão Nacional de Ética em Pesquisa
- - CNS - Conselho Nacional de Saúde
- Novidade:
- - Download de Pareceres
Comitê de Ética em Pesquisa:
- Endereço: Av: Expedicionário de Oswaldo de Almeida Ramos, 280 - Bloco 6 - Térreo - Centro - Vassouras - RJ
- CEP: 27700-000
- Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira; de 08h às 12h e de 13h 30min as 18h
- Tel: (24) 2471-8379
- E-mail: cep@universidadedevassouras.edu.br
- Secretária: Sandra Feijó.
CEUA
A CEUA, Comissão de Ética no Uso de Animais, tem por finalidade fazer cumprir as determinações dos aspectos éticos envolvendo a utilização de animais tanto em pesquisa científica quanto em atividades de ensino.
Os parâmetros e os critérios adotados pela CEUA são aqueles estabelecidos pela CONCEA e pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Baseada neles a CEUA utiliza o ” Protocolo Para Uso de Animais em Experimentação”, que deve ser seguido e utilizado tanto nas pesquisas científicas quanto nas atividades práticas dos cursos de graduação sempre que envolverem a utilização de animais. Este protocolo também regulamenta todos os procedimentos relativos ao biotério.
A CEUA é uma comissão multidisciplinar formada por Docentes, Biólogos, Pesquisadores, Consultores Ad Hoc, Médicos Veterinários e Representantes de Sociedades Protetoras de Animais devidamente regulamentadas. A CEUA se reúne mensalmente com o objetivo de acompanhar, avaliar e regulamentar os procedimentos envolvendo animais na Universidade de Vassouras.
Membros da CEUA:
- Marcelo Flores Catelli - Coordenador (titular)
- Marco Aurélio dos Santos Silva - Vice-Coordenador (suplente)
- Cátia Maria Santos Diogo da Silva - Biólogo (titular)
- Vinicius Marins Carraro - Biólogo (suplente)
- Letícia Patrão de Macedo Gomes - Pesquisador (titular)
- Eduardo Tavares de Lima Trajano - Pesquisador (suplente)
- Fátima Niemeyer da Rocha - Docente (titular)
- Andrei Ferreira Nicolau da Costa - Docente (suplente)
- Andrea de Albuquerque Cantizani - Representante de SPA (titular)
- Gabriela Maria Ávila da Silva - Representante de SPA (suplente)
- Bruna de Azevedo Baeta - Consultor Ad Hoc (titular)
- Larissa Alexsandra da Silva Neto Trajano - Consultor Ad Hoc (suplente)
- Guilherme Marques Soares - Médico Veterinário (titular)
- Renata Fernandes Ferreira - Médico Veterinário (suplente)
- Barbara Cruz Tavares de Macedo Fernandes - Membro (titular)
- Álvaro Alberto Moura Sá dos Passos - Membro (suplente)
Arquivos para Download:
Fale conosco:
- Secretária: Sandra Feijó
- Contato: Av: Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos, 280 Bloco 06
- E-mail: ceua@universidadedevassouras.edu.br
- Tel.: (24) 2471-8377
Formulários
- - Protocolo para Uso de Animais em Experimentação
- - Protocolo para Uso de Animais em Experimentação (Excel) - Obs: Para utilização do formulário é necessário utilizar a plataforma Microsoft Excel, com a função 'macro' habilitada. Caso não seja possível, utilize o formulário em 'pdf' para preencher manualmente as informações necessárias. Para melhor atendê-lo, estamos trabalhando para oferecer o formulário em outras plataformas. Agradecemos a compreensão.
- - Visando facilitar o processo de preenchimento manuscrito do Protocolo para uso de animais em experimentação (pdf), recomendamos seguir as orientações das normas técnicas OT 01 CEUA disponibilizado a seguir:
- - ORIENTAÇÃO TÉCNICA - OT 01 CEUA
- - Protocolo para registro de projetos e afins recebidos pela comissão de ética no uso de animais Obs: Deve ser preenchido e entregue junto com os documentos
Legislação
- Constituição Federal - Capítulo VI
- - Constituição Federal de 1988 Capitulo VI.
- Decretos CONCEA
- - Decreto nº 6.899, de 15 de Julho de 2009.
- Diretrizes CONCEA
- - Diretriz da Pratica de Eutanasia do Concea 2015.
- - Diretriz Brasileira de Prática para o Cuidado e Utilização de Animais para Fins Científicos e de Ensino DBPA 2016
- Leis CONCEA
- - Lei nº 11.794, de 8 de Outubro de 2008.
- Normativas CONCEA
- - Normativas do Concea
- Orientações Técnicas do CONCEA
- - Orientação Técnica nº 1, de 27 de Setembro de 2012
- - Orientação Técnica nº 2, de 2 de Abril de 2013 (Revogada pela Orientação Técnica nº 3)
- - Orientação Técnica nº 3, de 22 de Outubro de 2013
- - Orientação Técnica nº 4, de 20 de Março de 2015
- - Orientação Técnica nº 5, de 27 de Abril de 2015
- - Orientação Técnica nº 6, de 27 de Abril de 2015
- - Orientação Técnica nº 7, de 18 de Fevereiro de 2016
- - Orientação Técnica nº 8, de 18 de Março de 2016
- - Orientação Técnica nº 9, de 18 de Agosto de 2016
- - Orientação Técnica nº 8, de 18 de Março de 2016 (Retificação dos Anexos I e II)
- Portarias CONCEA
- - Portarias de 26 de Novembro de 2009
- - Portaria SEPED/MCT no 1, de 12.03.2009
- - Portarias de 23 de Fevereiro de 2010
- - Portaria nº 191, de 24 de Fevereiro de 2010
- - Portaria nº 263, de 31 de Março 2010 (Parte I)
- - Portaria nº 263, de 31 de Março 2010 (Parte II)
- - Portaria nº 263, de 31 de Março 2010 (Parte III)
- - Portaria nº 865, de 14 de Outubro de 2010
- - Portaria nº 870, de 19 de Outubro de 2010
- - Portaria nº 1003, de 7 de Dezembro de 2010
- - Portaria nº 519, de 12 de Julho de 2011
- - Portaria nº 549, de 20 de Julho de 2011
- - Portaria nº 13, de 18 de Janeiro de 2012
- - Portaria nº 16, de 18 de Janeiro de 2012
- - Portaria nº 147 e 148, de 27 de Fevereiro de 2012
- - Portaria nº 771 , de 30 de Outubro de 2012
- - Portaria nº 465, de 23 de Maio de 2013
- - Portaria nº 465, de 23 de Maio de 2013(Anexo)
- - Portaria nº 596 , de 23 de Junho de 2013
- - Portaria nº 1.020, de 2 de Outubro de 2013
- - Portaria nº 1.107, de 23 de Outubro de 2013
- - Portaria nº 1.020, de 31 de Outubro de 2013
- - Portaria nº 460, de 30 de Abril de 2014
- - Portaria nº 474, de 06 de Maio de 2014
- - Portaria nº 1.332, de 03 de Dezembro de 2014
- - Portaria nº 945, de 13 de Novembro de 2015
- - Portaria nº 345 , de 22 de Abril de 2016
- Rezoluções Normativas CONCEA
- - Resolução Normativa nº2, de 30 de Dezembro de 2010
- - Resolução Normativa nº 3, de 14 de Dezembro de 2011 (Revogada pela RN nº 21)
- - Resolução Normativa nº 4, de 18 de Abril de 2012 (Revogada pela RN nº 27)
- - Resolução Normativa nº 4, de 18 de Abril de 2012 (Revogada pela RN nº 27)
- - Resolução Normativa nº 5, de 14 de Junho de 2012
- - Resolução Normativa nº 6, de 10 de Julho de 2012
- - Resolução Normativa nº 1, Republicada em 05 de Setembro de 2012
- - Resolução Normativa nº 1, Publicação Consolidada em (05 de Setembro de 2012)
- - Resolução Normativa nº 7, de 13 de Setembro de 2012
- - Resolução Normativa nº 8, de 27 de Setembro de 2012
- - Orientação Técnica nº 1, de 27 de Setembro de 2012
- - Resolução Normativa nº 9, de 08 de Janeiro de 2013
- - Resolução Normativa nº 10, de 27 de Março de 2013 (Revogada pela RN nº 21)
- - Resolução Normativa nº 11, de 24 de Maio de 2013
- - Resolução Normativa nº 12, de 20 de Setembro de 2013 ( Revogada pela RN nº 30)
- - Resolução Normativa nº 13, de 20 de Setembro de 2013
- - Resolução Normativa nº 14, de 02 de Outrubro de 2013
- - Resolução Normativa nº 15, de 16 de Dezembro de 2013
- - Resolução Normativa nº 16, de 30 de Abril de 2014 (Revogada pela RN nº 21)
- - Resolução Normativa nº 17, de 3 de Julho de 2014
- - Resolução Normativa nº 18, de 24 de Setembro de 2014
- - Resolução Normativa nº 19, de 25 de Novembro de 2014
- - Resolução Normativa nº 20, de 31 de Dezembro de 2014
- - Resolução Normativa nº 21, de 20 de Março de 2015
- - Resolução Normatica nº 22, de 25 de Junho de 2015(Republicada dia 02 de Outubro de 2015)
- - Anexo da Resolução Normativa nº 22, de 25 de Junho de 2015 (Republicado dia 05 de Outubro de 2015)
- - Resolução Normativa nº 23, de 23 de Julho de 2015 (Revogada pela RN nº 25 de 29 de Setembro de 2015 D.O.U em 06 de Outubro de 2015)
- - Resolução Normativa nº 24, de 06 de Agosto de 2015
- - Resolução RDC nº 35, de 07 de Agosto de 2015
- - Resolução Normativa nº 25, de 29 de Setembro de 2015
- - Anexo da Resolução Normativa nº 25, de 29 de Setembro de 2015
- - Resolução Normativa nº 26, de 29 de Setembro de 2015
- - Resolução Normativa nº 27, de 23 de Outubro de 2015 (Anexo I)
- - Resolução Normativa nº 27, de 23 de Outubro de 2015 (Anexo II)
- - Resolução Normativa nº 27, de 23 de Outubro de 2015
- - Resolução Normativa nº 28, de 13 de Novembro de 2015
- - Resolução Normativa nº 29, de 13 de Novembro de 2015
- - Resolução Normativa nº 30, de 02 de Fevereiro de 2016
- - Anexo Resolução Normativa nº 30, de 02 de Fevereiro de 2016
- - Resolução Normativa nº 31, de 18 de Agosto de 2016
- - Resolução Normativa nº 32, de 06 de Setembro de 2016
- - Resolução Normativa nº 33, de 18 de Novembro de 2016
Membros do (CEP)
Nome | Área | Maior titulação |
---|---|---|
1 - Profª. Seliane Silva Ramos (Coordenadora) | Fisioterapeuta | Mestre |
2 - Prof. Sileno Corrêa Brum (Vice Coordenador) | Cirurgião-dentista | Doutor |
3 - Prof. Alan Gomes Miranda | Biólogo | Mestre |
4 - Profª. Fatima Niemyer da Rocha | Psicóloga | Doutor |
5 - Prof. Marcelo Flores Catelli | Biomédico | Doutor |
6 - Prof. Márcio Alexandre Terra Passos | Médico | Mestre |
7 - Prof. Marcos Antônio Mendonça | Médico | Mestre |
8 - Profª. Maria Fernanda Caravana Castro Moraes | Historiadora | Doutora |
9 - Profª. Me Melissa Manna Marques. | Farmacêutica | Mestre |
10 - Prof. Sebastião Jorge Cunha Gonçalves | Enfermeiro | Mestre |
11 - Profª.Suzana Medeiros Batista Amorin | Pedadoga | Mestre |
12 - Sra. Maria Cristina Rodrigues Teixeira | Representante de usuários | - |
Projetos de Pesquisa
- Procedimentos para submissão de propostas de projeto de pesquisa - Este roteiro irá lhe fornecer o passo a passo para o encaminhamento para análise de um proposta de projeto de pesquisa.
- Para envio da proposta são necessários os seguintes documentos:
- - Formulário para envio de proposta
de Projeto de Pesquisa- Através deste formulário, o
proponente poderá enviar via online o projeto de pesquisa para
análise, com a orientação da forma de inclusão de cada informação
baixo:
- 1. Tipo de Projeto de Pesquisa:
- 2. Título:
- 3. Autor(es):
- 4. E-mail dos Autores:
- 5. Resumo:
- 6. Introdução:
- 7. Justificativa e Relevância:
- 8. Objetivo Geral:
- 9. Objetivos Específicos:
- 10. Metodologia e Viabilidade:
- 11. Recursos Materiais:
- 12. Cronograma de execução:
- 13. Referências:
Após a certificação do Projeto de Pesquisa:
Projetos que envolvam pesquisa com seres humanos deverão submeter também Comitê de Ética em Pesquisa. Plataforma Brasil - http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf
Projeto que envolvam pesquisa com animais deverão submeter à Comissão de Ética no Uso de Animais em Pesquisa.
- Formulário para Cadastro de Pesquisador - Formulário destinado ao registro da participação do(s) professor(es) que irão compor a equipe do projeto de pesquisa. A participação de pesquisador externo deve ser feita através de requerimento modelo abaixo:
- Formulário para Cadastro de Pesquisador Externo.
- Formulário para Cadastro de Aluno em Projeto de Pesquisa - Formulário destinado ao registro da participação de aluno(s) de Graduação nas modalidades de Iniciação Científica - IC e Iniciação Tecnológica e Inovação - ITI; de Lato Sensu (Especialização) e Stricto Sensu (Mestrado), Egressos na modalidade Capacitação Técnico-Científica - CTC, alunos do Colégio de Aplicação/Universidade de Vassouras e Escolas privadas conveniadas - a partir do 8º ano do Ensino Fundamental na modalidade de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação Júnior - ICTI-JR e Escolas Estaduais - a partir do 2º Ano do Ensino Médio no Projeto Jovens Talentos para a Ciência da FAPERJ/CECIERJ.
Observação: Sem este formulário de indicação, não existe vínculo discente no projeto de pesquisa, inviabilizando a expedição de declaração ou certificado de participação no projeto de pesquisa.
Para encerramento de Projeto de Pesquisa:
- Modelo de relatório final para encerramento de Projeto de Pesquisa
Projeto de Pesquisa em Desenvolvimento
Laboratórios
1. Laboratório de Insetos Vetores (LIV) /Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores (Apoio FAPERJ) (Resolução R. Nº 012 de 09 de maio de 2012 e Portaria Nº 065 de 03 de setembro de 2014).
O LIV foi criado em 2004 e credenciado em 2012. O LIV desenvolve e coordena projetos de pesquisas relacionados ao grupo de pesquisa/CNPq: "Produtos Naturais bioativos e vetores de importância médica e agrícola", e possui três linhas de pesquisa: Dinâmica populacional de insetos vetores de importância médica; Produtos naturais de plantas e controle de vetores de doenças e pragas; e educação antidengue. O LIV conta na equipe com a participação de professores pesquisadores, estudantes IC, capacitação técnico-científica, e envolve os cursos de Graduação na área da saúde e ambiente, Ensino Médio do Programa Jovens Talentos para a Ciência da FAPERJ/CECIERJ, Curso de Mestrado Profissional em Ciências Ambientais da, além da parceria com pesquisadores vinculados a Instituições públicas. O LIV também realiza atividades de extensão no município de Vassouras e nas cidades vizinhas, com apresentação em praça pública do "Aedes na praça" e "Educação antidengue: na rota do mosquito", a fim de conscientizar a população em geral e formar multiplicadores no controle do mosquito e prevenção da dengue.
2. Laboratório de Bionomia de Insetos (LABIN) (Resolução R. Nº 013 de 09 de maio de 2012).
O Laboratório de Bionomia de Insetos (LABIN) tem como objetivo o levantamento de Insetos Bioindicadores (Coleóptera e Hymenoptera) em Fragmento de Floresta Atlântica e o estudo dos insetos fitoparasitos e inimigos naturais de culturas orgânicas, objetivando a transferência de tecnologia para cultivo convencional de Plantas Cítricas de Cultivo Orgânico na região Centro Sul Fluminense. Participam de suas atividades professores-pesquisadores dos Cursos de Graduação da, alunos de Iniciação Científica com bolsa da FAPERJ e CNPq, alunos do Curso de Mestrado Profissional em Ciências Ambientais e alunos da rede estadual de ensino, vinculados ao Programa Jovens Talentos para a Ciência da FAPERJ/CECIERJ.
3. Laboratório de Biomorfologia e Patologia Experimental (LBPE) (Resolução R. Nº 020 de 16 de maio de 2012).
O Laboratório de Biomorfologia e Patologia Experimental (LBPE), tem como objetivo estudar a partir da hipótese de que a desnutrição protéico-calórica (DPC) através de um modelo experimental de restrição alimentar interfere na densidade morfometria cardíaca de camundongos C57BL/6. Como também estudar a inflamação pulmonar induzida pela hiperóxia através dos mecanismos de dano oxidativo, desequilíbrio redox e morfometria pulmonar e ainda a úlcera de pressão é uma lesão cutânea encontrada com maior frequência nos hospitais, tanto do setor público ou privado, é um problema de saúde pública que está relacionado diretamente com o índice de morbi-mortalidade nos hospitais. A medicina natural vem ganhando espaço na prática dos hospitais e se mostram muito eficazes e com uma melhor resposta do paciente, o presente estudo tem como objetivo investigar o efeito do extrato da Achillea Millefolium L. (Asteraceae) durante uma cicatrização excisional cutânea de camundongo. O laboratório conta com a participação de professores-pesquisadores e alunos de Iniciação Científica dos Cursos de Graduação da. Floresta Atlântica e o estudo dos insetos fitoparasitos e inimigos naturais de culturas orgânicas, objetivando a transferência de tecnologia para cultivo convencional de Plantas Cítricas de Cultivo Orgânico na região Centro Sul Fluminense. Participam de suas atividades professores-pesquisadores dos Cursos de Graduação da, alunos de Iniciação Científica com bolsa da FAPERJ e CNPq, alunos do Curso de Mestrado Profissional em Ciências Ambientais e alunos da rede estadual de ensino, vinculados ao Programa Jovens Talentos para a Ciência da FAPERJ/CECIERJ.
Modelo de Convênio
- - Convênio do Programa de Iniciação Científica,
Tecnológica e Inovação Júnior (PICTI-JR)
- Em 2012, a Universidade de Vassouras criou o Programa de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação Júnior (PICTI-JR), destinado aos alunos do Colégio Sul Fluminense de Aplicação (CAp/Universidade de Vassouras). Em 2013, a Universidade de Vassouras ampliou para as demais escolas privadas de Vassouras. Até o momento, assinaram convênio com a Universidade de Vassouras, o Centro de Educação e Crescimento - Colégio Arco-Íris, o Colégio Espaço Ativo e o Colégio Santos Anjos.
- - Convênio de Capacitação Técnico-científica - Este convênio busca o envolvimento de profissionais das Instituições conveniadas nos projetos de pesquisa desenvolvidos na Universidade de Vassouras.
Projetos de Pesquisa
- O Núcleo de Apoio à Pesquisa foi criado para auxiliar professores e alunos na elaboração de propostas de projetos de pesquisa e de artigos científicos. Para efetivar esta proposta foram criados três núcleos no Campus da Universidade:
- NAPE - HUV - Núcleo de Apoio à Pesquisa destinado aos professores e alunos do Hospital Universitário Sul Fluminense.
- - HUSF - Regulamento
- NAPE - Vassouras- Este regulamento define a política de incentivo à Pesquisa dos professores e técnico-administrativos a partir da titulação acadêmica exigida.
- - NAPE - Vassouras - Regulamento
- Profª. Me. Sandra Maria Barroso Werneck Vilagra
- Prof. Me. Célio de Barros Barbosa
- - Currículo Lattes
- Profª. Drª. Marise Maleck de Oliveira
- - Currículo Lattes
- Profª. Me. Marinéa da Silva Figueira Rodrigues
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Marcelo Flores Catelli
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Paulo Cesar Rodrigues Cassino
- - Currículo Lattes
- Profª. Me. Maria das Graças Ávila Guimarães
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Carlos Eduardo Cardoso
- - Currículo Lattes
- Prof. Me. Angelo Ferreira Monteiro
- - Currículo Lattes
- Prof.ª Drª. Rosana Canuto Gomes
- - Currículo Lattes
- Prof.ª Drª. Bárbara Cruz Tavares de Macedo Fernandes
- - Currículo Lattes
- Profª. Me. Seliane Silva Ramos
- - Currículo Lattes
- Prof. Esp. Adiel Queiroz Ricci
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Simão Pedro dos Santos
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. William Costa Rodrigues
- - Currículo Lattes
Comitê
- Prof. Me. Adiel Queiroz Ricci
- - Currículo Lattes
- Profa. Drª. Adriana Vasconcelos da Silva Bernardino
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Afonso José Celente Soares
- - Currículo Lattes
- Prof. Me. Alan Gomes de Miranda
- - Currículo Lattes
- Profª. Drª. Ana Beatriz Calmon Nogueira da Gama Pereira
- - Currículo Lattes
- Prof. Me. Angelo Ferreira Monteiro
- - Currículo Lattes
- Prof. Me. Bruno Moraes Lemos
- - Currículo Lattes
- Profª. Me. Carla Cristina Neves Barbosa
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Carlos Eduardo Cardoso
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Carlos Vitor de Alencar Carvalho
- - Currículo Lattes
- Profa. Drª. Catia Maria Santos Diogo da Silva
- - Currículo Lattes
- Profa. Drª. Cristiane de Souza Siqueira Pereira
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Eduardo Tavares Lima Trajano
- - Currículo Lattes
- Profª. Drª. Fátima Niemeyer da Rocha
- - Currículo Lattes
- Profª. Drª. Fernanda Abbate dos Santos
- - Currículo Lattes
- Profª. Me. Fernanda Cabral Samico
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Guilherme Marques Soares
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Gustavo Mendes Gomes
- - Currículo Lattes
- Profª. Drª. Irenilda Reinalda Barreto de Rangel Moreira Cavalcanti
- - Currículo Lattes
- Prof. Me. Jesimar da Cruz Alves
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. João Carlos de Souza Côrtes Júnior
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. José Leandro Casa Nova Almeida
- - Currículo Lattes
- Prof. Me. José Thomaz de Carvalho
- - Currículo Lattes
- Prof. Me. Leonardo de Araújo Casa Nova
- - Currículo Lattes
- Profª. Me. Lilia Marques Simões Rodrigues
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Marcelo Flores Catelli
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Araújo
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Marco Aurélio dos Santos Silva
- - Currículo Lattes
- Prof. Me. Marco Antonio Mendonça
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Marco Antonio Soares de Souza
- - Currículo Lattes
- Profª. Me. Margareth Fernandes
- - Currículo Lattes
- Profª. Drª. Margareth Maria de Carvalho Queiroz
- - Currículo Lattes
- Profª. Drª. Maria Cristina Almeida de Souza
- - Currículo Lattes
- Profª. Me. Maria Fernanda Caravana de Castro Moraes Ricci
- - Currículo Lattes
- Profª. Dr.ª Marise Maleck de Oliveira
- - Currículo Lattes
- Profa. Dra. Paloma Martins Mendonça
- - Currículo Lattes
- Prof.ª Me. Paula Pitta de Resende Côrtes
- - Currículo Lattes
- Prof. Me. Ricardo Marinho dos Santos
- - Currículo Lattes
- Profª. Me. Sandra Maria Barroso Werneck Vilagra
- - Currículo Lattes
- Prof. Me. Sebastião Jorge da Cunha Gonçalves
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Sileno Corrêa Brum
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Vinícius Marins Carraro
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Adriano Lucio Peracchi (UFRRJ)
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Alphonse Germaine Albert Charles Kelecom (UFF)
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Antonio Carlos de Oliveira Miranda (UnB)
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Antonio Macedo D'Acri (UNIRIO)
- -Currículo Lattes
- Prof.ª Drª. Beatriz Grosso Fleury (UERJ)
- -Currículo Lattes
- Prof.ª Dr.ª Claudia Gontijo (FUNED/MG)
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Eduardo Caio Torres dos Santos (FIOCRUZ)
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Fábio Henrique Lopes (UFRRJ)
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Felipe da Costa Brasil (UVA)
- -Currículo Lattes
- Prof.ª Drª. Hustana Maria Vargas (UFF/UFRJ/PUC-RIO)
- -Currículo Lattes
- Profª. Drª. Ingrid Annes Pereira (UFRJ)
- -Currículo Lattes
- Prof.ª Dr.ª Jacenir Mallet (FIOCRUZ)
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. José Francisco do Prado Filho (UFOP)
- -Currículo Lattes
- Prof.ª Dr.ª Lenize Fernandes Maia (UFJF)
- -Currículo Lattes
- Prof.ª Dr.ª Madalena Maria de Magalhães Pinto (FFUP/CEQUIMED)
- Currículo Lattes- Não possui Lattes
- Prof.ª Dr.ª Marcia Marques Gomes (UERJ/CAPES/CNPq/FAPERJ/LNU)
- -Currículo Lattes
- Prof.ª Dr.ª Margareth Maria de Carvalho Queiroz (FIOCRUZ/FTESM/FUSVE)
- -Currículo Lattes
- Prof.ª Drª. Márcia Maria Menendes Motta (UFF)
- -Currículo Lattes
- Prof.ª Dr.ª Maria Lucia Mexias-Simon (ALV)
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Mario Geraldo de Carvalho (UFRRJ)
- -Currículo Lattes
- Prof.ª Dr.ª Miliane Moreira Soares de Souza (UFRRJ)
- -Currículo Lattes
- Prof.ª Dr.ª Paloma Martins Mendonça (IOC/FIOCRUZ/FUSVE)
- -Currículo Lattes
- Prof.ª Dr.ª Renata Rodrigues Vereza (UFF)
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Roberto Brunow Lehmann (UFF)
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Rossano Kepler Alvim Fiorelli (UNIRIO)
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente (UNIFESP)
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Adriano Lúcio Peracchi (UFRRJ)
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Alphonse Germaine Albert Charles Kelecom (UFF)
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Antonio Carlos de Oliveira Miranda (UnB)
- - Currículo Lattes
- Profª. Drª.Claudia Gontijo Silva (FUNED)
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Fábio Henrique Lopes (UFRRJ)
- - Currículo Lattes
- Prof.ª Dr.ª Hustana Maria Vargas (UFF/UFRJ/PUC-Rio)
- - Currículo Lattes
- Prof.ª Dr.ª Márcia Maria Menendes Motta (UFF)
- - Currículo Lattes
- Prof.ª Dr.ª Marcia Marques Gomes (UERJ/CAPES/CNPq/FAPERJ/LNU)
- - Currículo Lattes
- Prof.ª Dr.ª Margareth Maria de Carvalho Queiroz (FIOCRUZ/FTESM/FUSVE)
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Mario Geraldo de Carvalho (UFRRJ)
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Rossano Kepler Alvim Fiorelli (UNIRIO)
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente (UNIFESP)
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Carlos Eduardo Cardoso
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Carlos Vitor de Alencar Carvalho
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Eduardo Tavares Lima Trajano
- -Currículo Lattes
- Prof.ª Dr.ª Fátima Niemeyer da Rocha
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Gustavo Mendes Gomes
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. João Carlos de Souza Côrtes Júnior
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Marcelo Flores Catelli
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr.Marco Aurélio dos Santos Silva
- -Currículo Lattes
- Profª. Drª. Maria Cristina Almeida de Souza
- -Currículo Lattes
- Profª. Drª. Marise Maleck de Oliveira
- -Currículo Lattes
- Profª. Drª. Paloma Martins Medonça
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Sileno Corrêa Brum
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Vinicius Marins Carraro
- -Currículo Lattes
Links Uteis
- CNPq- Conselho Nacional de Pesquisa Científica: - www.cnpq.br
- CAPES- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior: - www.capes.gov.br
- FAPERJ- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro: - www.faperj.br
- FBN- Fundação Biblioteca Nacional: - www.bn.br
- CEQUIMED- Centro de Química Medicinal: - www.ff.up.pt/cequimed
- Plataforma Lattes: - www.lattes.cnpq.br
- Plataforma Brasil: - www.aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf
Contato
- Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação: Prof. Dr. Carlos Eduardo Cardoso
- Coordenadora de Pesquisa:Profa. Me. Letícia Patrão de Macedo Gomes
- Horário de atendimento: segunda à sexta-feira - 8h às 12h - 13:30h às 18h.
- Ligue:+55 (24) 2471 8351
- Email: coord.pesquisa@universidadedevassouras.edu.br