Notícias

Biocombustível em escala semi piloto é produzido na Univassouras

  • 20-06-2022
  • Universidade de Vassouras

A primeira aplicação do biodiesel produzido pelos alunos de Engenharia Química da Universidade de Vassouras aconteceu no dia 15 de junho de 2022. A adição do biocombustível foi realizada no caminhão de coleta seletiva da Prefeitura de Vassouras, que rodará com uma mistura de 5% do biodiesel, adicionados ao óleo diesel convencional - chamado de B5. 

  “O projeto biocombustível já é uma prática comum no curso de Engenharia Química nas aulas, em projetos de pesquisa e em capacitações dos professores da rede fundamental e médio do município de Vassouras, porém, desenvolvido apenas em escala de bancada. Sem dúvidas, o investimento e a aquisição desta unidade melhoraram muito a qualificação dos nossos alunos que futuramente irão atuar nestes processos produtivos e em diferentes indústrias, além de ser mais uma opção de estágio para eles”, declarou a coordenadora do curso de Engenharia Química, profa. Cristiane Siqueira

Para o aluno Erick Waack “a planta semi piloto aproxima mais o aluno do que seria um processo químico industrial, além do tempo de atividades na unidade contribuírem para o aperfeiçoamento do trabalho em equipe, do senso de responsabilidade, nos cuidados com a segurança, já que estamos trabalhando com produtos inflamáveis. Toda essa experiência nos traz mais confiança e preparo para entrarmos no mercado de trabalho.” 

O biodiesel foi produzido a partir do óleo de fritura, cedido pela Prefeitura de Vassouras, e dentro dos parâmetros de qualidade estabelecidos pela Agência Nacional de Petróleo. Parabéns a todos os nossos alunos e professores do Curso de Engenharia Química por este momento tão importante para o desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da proteção ao Meio Ambiente. 

A coordenação do curso de Engenharia Química agradece à Prefeitura de Vassouras, por meio da Secretaria do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural pelo apoio em colocar em prática o projeto e a Cesbra Biodiesel pelo suporte técnico. Também aos presentes ao evento; Reitor da Univassouras, Marco Antonio Soares, o Assessor Coorporativo da Presidência da Fusve, Hamilton Moss e o Pró-reitor de Ciências Humanas e Tecnológicas, Bruno Lemos e representantes da Prefeitura Municipal de Vassouras: vice-prefeita Rosi Silva e Secretário de Meio Ambiente Danilo Pereira.

Agradecimentos, em especial, ao Presidente da Fundação Severino Sombra, Marco Capute, que apoiou o investimento para a aquisição dessa planta semi piloto. Além da unidade de biocombustível o presidente também apoiou a aquisição de uma coluna de destilação, modernizando assim os laboratórios de Engenharia Química.

 

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades!