Projeto de Engenharia Química visa a produção de biocombustível a partir do óleo de fritura residual com redução de impacto ambiental

• 11-05-2022

A Universidade de Vassouras deu início no dia 10 de maio ao projeto ‘Biocombustível: Química na Prática’ que vai produzir biodiesel a partir de óleo residual de fritura/óleo de soja em escala semi-piloto. O projeto é desenvolvido por alunos e professores do curso de Engenharia Química e a primeira aplicação em grande escala deste biocombustível gerado será no caminhão de Coleta Seletiva do município de Vassouras.

Fazem parte do projeto o Assistente Coorporativo da Presidência de C&T e Cultura da Univassouras, professor Hamilton Moss, Cristiane Siqueira, Pedro Penedo, Sandro Ribeiro, Miguel Fraguas (professores do curso de Engenharia) e a equipe técnica dos laboratórios, Renan Rodrigues e Sandra Confort.

Estiveram presentes para acompanhar o início da produção a vice-prefeita do município, Rosi Silva e o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Danilo Pereira, que representa a prefeitura nesta parceria. O evento também foi prestigiado pelo Pró-Reitor de Ciências Humanas e Tecnológicas, professor Bruno Lemos e o Superintendente da Secretaria Estadual Educação do Estado do Rio de Janeiro, Reinaldo Costa.

Segundo o coordenador do Projeto Biocombustível na Prática, professor Hamilton Moss, "o projeto busca minimizar o lançamento de um poluente nos recursos hídricos, reduzindo assim os impactos ambientais do seu descarte".