Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas em Saúde tem efetivada venda de tecnologia patenteada

• 01-10-2021

Um novo marco para a Universidade de Vassouras foi a venda da tecnologia da patente de um clamp de vedação para uso médico, produto criado no Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas em Saúde com o suporte do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT. A negociação com os investidores ocorreu em agosto e foi efetivada recentemente, em setembro de 2021, sendo a primeira patente de tecnologia da instituição.

A Patente BR 10 2020 010672 4 trata-se de uma invenção que se aplica a tubos, sondas e cateteres para manejo invasivo das vias aéreas, mais especificamente a um kit composto por dois dispositivos para vedação dos tubos e/ou sondas e/ou cateteres endotraqueais para gases, aerossóis, gotículas e secreções de pacientes.

A presente invenção descreve um Kit de Barreira para tubo endotraqueal com tampa vedante acoplado à clamp para uso em procedimentos de manejo avançado das vias aéreas constituído por dois dispositivos, um para vedação e outro para “clampeamento” do tubo, acopláveis entre si. O objetivo principal da tecnologia é impedir que profissionais da saúde sejam contaminados, por microorganismos no momento do procedimento de intubação orotraqueal.

Clique aqui e confira o vídeo de apresentação do produto.