Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Desportos comemora mais um ano de atividades

• 18-02-2021

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Desportos da Universidade de Vassouras tem em seu escopo um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, por meio do qual se promove uma interação que transforma não apenas a universidade, mas também os setores sociais com os quais interage. A Extensão Universitária denota também prática acadêmica a ser desenvolvida de forma indissociável com o Ensino e a Pesquisa, com vistas à promoção e garantia dos valores democráticos, da equidade e do desenvolvimento da sociedade em suas dimensões humana, ética, econômica, cultural, social.

Em 2020 mesmo com o enfrentamento da COVID 19, foram desenvolvidos projetos e ações de Extensão, atendendo as diversas áreas e linhas extensionistas, com um total de 07 PROGRAMAS com 38 PROJETOS e 30 AÇÕES vinculadas aos mesmos. Podemos destacar ainda, a participação de 190 docentes, 3.008 discentes e 2.264 pessoas da comunidade, contempladas nessas atividades.

Contabilizamos um total de 209 ações isoladas, distribuídas entre 20 Cursos e 189 Eventos. Como resultado dessas atividades, tivemos a participação de 604 docentes, 8.908 discentes e 2.654 pessoas da comunidade local e seu entorno.

Grande parte dessas ações, mesmo que a distância (ferramenta remota), ofertadas de forma gratuita, contribuíram para troca de conhecimento, entre alunos, professores e comunidade.

Constatamos, que a suspensão das atividades presenciais, não significou a quebra de vínculo com a comunidade, uma vez que a emissão de certificação confirma esses registros.

Agradecemos aos envolvidos nas atividades, demonstrando assim, a importância da permanência e do vínculo firmado entre a Universidade de Vassouras/Pró-Reitoria de Extensão.

Consuelo Mendes - Pró-Reitora de Extensão Universitária e Desportos