Docente da Enfermagem cria APP

• 15-12-2020

Dia 8 de dezembro, o docente Prof° Dr. Thiago Augusto Soares Monteiro da Silva, do Curso de Enfermagem, realizou registro de um aplicativo para dispositivos móveis.

O mesmo é produto de sua tese de doutorado intitulada “Enfermagem forense: homens vítimas de violências interpessoais e o cuidar/cuidados de enfermagem” defendida em 2019 na Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O docente elaborou o aplicativo junto ao egresso do curso de Engenharia da Computação Rodrigo de Oliveira Gonçalves e da professora doutora Maria José Coelho do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O aplicativo tem o objetivo de registrar dados de pacientes vítimas de violências e das lesões e feridas decorrentes do caso. Possibilitará acesso mais fácil aos dados epidemiológicos das violências, com elaboração de gráficos e contribuirá com as pesquisas científicas na área da Enfermagem Forense realizadas pelo Laboratório de Pesquisa em Enfermagem Forense (LAPENFO) e pela Liga Acadêmica de Enfermagem Forense (LAENF).

Esse instrumento foi validado por enfermeiros com experiência no acolhimento e nos cuidados as vítimas de violências em unidades de emergência e encontra-se em fase de nova atualização para breve disponibilização a comunidade de Enfermagem e comunidade acadêmica.