Notícias

Semana de Enfermagem foi sucesso de público na Universidade de Vassouras

  • 26-05-2019
  • Universidade de Vassouras

No mês de maio comemora-se o dia do enfermeiro e a Semana Brasileira de Enfermagem. A Universidade de Vassouras, através da coordenadora do curso de Enfermagem Lilia Simões, da prof. Mônica Carreiro, da Pró-reitoria de Saúde e da Pró-reitoria de Extensão preparou uma semana extensa de atividades para seus alunos e comunidade.

Com o tema “Os desafios da Enfermagem para a prática da equidade”, a programação foi pensada para ressaltar e discutir o profissional do cuidar, aquele que acompanha e que observa o paciente em todo processo saúde-doença.

Na segunda-feira já cedo, uma tenda da Liga acadêmica de enfermagem em Saúde da Mulher, coordenada pela profª. Elisângela na frente da Universidade realizou atividades educativas para a comunidade a respeito da saúde da mulher, abordando as doenças mais prevalentes e aferindo pressão arterial. Também informaram sobre os serviços oferecidos à saúde da mulher nas unidades de Estratégia de Saúde de Família.

À tarde, convidada do Rio de Janeiro, mestranda em Saúde da Criança e Adolescente pela UFRJ e especialista em enfermagem neonatal pela IFF, a profª. Juliana Lindsay palestrou no Auditório Severino Sombra “Desmistificando os cuidados paliativos: atuação do enfermeiro na clientela neonatal”. 

Encerrando o 1º dia, também no auditório, foi aberta oficialmente a Semana da Enfermagem. Compondo a mesa, a coordenadora do curso, Lília Marques Simões; o Pró-reitor de Saúde, Gustavo Gomes; representando a Pró-reitoria de Pesquisa, a coord. De pesquisa Letícia Gomes; a organizadora da semana, profª Mônica Carreiro; o presidente da Atlética de Enfermagem, o acadêmico João Victor Cardoso; o presidente do CAMAC, acadêmico Sandro Oliveira e representando os alunos do 9º período, o aluno Carlos Damião Lima.

O professor Gustavo deu às boas-vindas ao público declarando sua satisfação em ver o auditório lotado de pessoas que buscam o saber.

 Letícia Gomes colocou mais uma vez a Pró-reitoria à disposição dos acadêmicos, lembrando que o curso é muito forte em pesquisas e que o sucesso da Enfermagem de Vassouras deve-se muito à paixão de seus professores.

O discente João Victor, presidente da atlética, ressaltou que além das atividades esportivas, vem desenvolvendo muitos projetos sociais junto à comunidade, como arrecadação de alimentos, agasalhos e que mais coisas estão por vir.

Sandro, aluno e presidente do Centro Acadêmico declarou estar empolgado com as realizações depois que o CAMAC foi reativado, visto o progresso nos esportes, pesquisas e, principalmente, com as ligas: quatro já estão funcionando e já irá sair edital para a criação de mais quatro.

A professora Margarida fez uma breve explanação aos presentes sobre o tema da 80ª Semana Brasileira da Enfermagem explanando de uma maneira clara a diferença de “igualdade x equidade”.

Lília Marques, muito emocionada, disse que a Enfermagem de Vassouras é fruto do trabalho em grupo de docentes, discentes e direção. E finalizou deixando um recado para seus alunos: “Pensem bem, vocês são o futuro. Que tipo de profissionais querem ser? Tenho orgulho de ser da 1ª turma de enfermagem e tenho orgulho de ser coordenadora do curso nota 5”.

Em seguida, o prof. Eduardo Trajano trouxe a enfª Major da PM, Vanessa Marçolla com a palestra “Atuação do Enfermeiro em Medicina de Guerra: realidade e perspectivas” que respondeu as diversas dúvidas e curiosidades que surgiram sobre o tema.

Finalizando a noite, um número instrumental composto por alunos do curso e convidados.

Nos outros dias da semana, diversas tendas, minicursos e até uma gincana foram realizadas na universidade e hospital, como:

Tenda de atividade de 6 passos para a segurança do paciente, mini curso de Suporte Básico de Vida, palestra de Atuação da enfermagem em hemoterapia, palestra sobre A Promoção da saúde e o pré natal do homem, tenda de atividades construindo a saúde coletiva do século XXI, workshop de curativos e feridas, vídeo conferência sobre inovação tecnológica da enfermagem, vídeo sobre o percurso da loucura entre tantas outras atividades.

Com centenas de participações e atividades tão enriquecedoras e diversas, o curso mais uma vez demonstrou o motivo pelo qual é nota 5 e um dos mais procurados da Universidade.

Confira o álbum de fotos em nosso Facebook: https://www.facebook.com/pg/universidadedevassouras/photos/?tab=album&album_id=2696555153748378

 

     

    

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades!