Memória Indígena e Afrodescendente é tema de Mesa Redonda

• 10-05-2019

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em História e Cultura da África, Afro-Brasileira e Indígena da Universidade de Vassouras, promoveu no dia 26 de abril, a partir das 19 horas, uma Mesa Redonda sob o tema “Memória Indígena e Afrodescendente: arqueologia, tradições e artesanato”. O evento realizado no auditório Severino Sombra teve o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, do curso de Pedagogia, da Pró-Reitoria de Integração, Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Relações Externas e da Pró-Reitoria de Extensão e Despostos.

Os palestrantes convidados foram os professores: Mestre Roselene Martins, Dr. André Monteiro e a artesã Sra. Lena Martins, sendo a Mesa conduzida pelo professor Mestre Angelo Ferreira Monteiro. A profa. Roselene discorreu sobre a interrelação existente entre pesquisas arqueológica e a História, apresentando fotos de artefatos retirados de escavação realizada na cidade do Rio de Janeiro, de que foi participante. Já o prof. André contou sua experiência na realização do primeiro Cortejo das Tradições na cidade de Vassouras, como movimento de resgate da memória afrodescendente da região. Encerrando a Mesa Redonda, a Sra. Lena Martins narrou sua experiência na concepção e elaboração das bonecas Abayomi.

Durante a abertura do Evento, a profa. Mestre Márcia Sena apresentou o NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, descrevendo suas atividades e projetos para 2019. Em seguida, a profa. Dra. Irenilda Cavalcanti prestou esclarecimentos sobre o teor do Curso de Especialização, seus professores, disciplinas, prazos entre outras informações.

O Evento foi muito concorrido, contando com a presença de professores e alunos dos cursos de Pedagogia e Psicologia da Universidade de Vassouras, além de representantes da comunidade vassourense, dos futuros alunos da Especialização cuja turma iniciará em 18 de maio de 2019, e do cantor Lulla Oliveira que ofertou CD's e DVD's para sorteio aos participantes do evento.

A Mesa Redonda encontra-se disponível no canal da Universidade de Vassouras no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=XGd9gG9ps2o. (A transmissão inicia aos 30min15s).