Avaliação do INEP dá nota máxima à Enfermagem de Vassouras

• 13-11-2018
  • Vassouras

A visita in loco das avaliadoras do Inep (Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o organismo do Ministério da Educação responsável pela avaliação dos cursos de graduação das instituições de ensino superior do país, rendeu nota máxima ao curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras: cinco, em uma escala de 1 a 5. A nota foi divulgada na segunda, dia 12, e foi muito bem recebida por alunos, professores e coordenação do curso. Para a professora Lília Marques Simões Rodrigues, a avaliação faz justiça ao curso, que tem 31 anos de mercado e vem mantendo atualizado o seu projeto pedagógico, focado na formação de um profissional reflexivo, ético, crítico, pesquisador, generalista, cuidador e humanista. “Nossa preocupação é entregar à sociedade um profissional voltado à promoção da saúde, com visão humana, que valorize as necessidades da população. Um profissional que possa assistir ao ser humano em qualquer cenário, na família ou no hospital”, comenta Lília.

Professora, membro do Núcleo Docente Estruturante, Mônica de Almeida Carneiro destaca a articulação feita pela coordenação do curso com professores, alunos e técnicos. “A professora Lília S. Rodrigues articula professores, alunos e técnicos. O resultado é esse, resultado de um trabalho conjunto com muita participação de alunos e professores. Temos alunos e professores muito comprometidos com a qualidade do curso”.  O número de mestres e doutores entre os professores do curso evidencia a preocupação com a qualidade: 54 % são mestres, 42 % doutores.

Para Lília, o investimento realizado pela gestão da Fusve na Universidade de Vassouras foi fundamental para o resultado da visita do Inep. “Foi feito grande investimento no curso. O acervo bibliográfico está atualizado, as salas climatizadas e contamos com tecnologia de inovação. Conforto para alunos e professores, laboratórios de habilidades de última geração e simuladores de alta fidelidade de uso exclusivo da Enfermagem. Temos todas as condições de realizar um trabalho de excelência”, comenta Lilia, que destaca ainda dois trabalhos de extensão do curso, a Equoterapia e a Intervenção em Saúde na comunidade independente das desigualdades, realizado junto aos bairros do Matadouro e Carvalheira, além do Programa de Segurança do Paciente, no Hospital Universitário de Vassouras. Contar com um hospital próprio é outro diferencial positivo do curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras.

A nota máxima na avaliação foi muito bem recebida também pelos alunos do curso. “Antes do MEC dizer, já éramos cinco. Nosso curso é gigantesco e essa nota prova o nosso tamanho, escreveu João Vitór Arigoni, aluno do 2o período, em uma rede social. Rafaela Barboza Arantes, do 6o período, se disse “feliz e grata” com a avaliação.