Notícias

Últimas Notícias

Universidade de Vassouras é Instituição Amiga do Empreendedor

  • 10-09-2018
  • Universidade de Vassouras

O Programa Instituição Amiga do Empreendedor (IAE) é uma iniciativa coordenada pelo governo federal e fomenta a profissionalização dos empreendedores e estudantes com o objetivo de ampliar as habilidades, os conhecimentos e as atitudes. Com a adesão ao programa a Universidade de Vassouras recebe o selo de Instituição Amiga do Empreendedor e consolida que os empreendedores de Vassouras e região podem contar com a Universidade para apoio em capacitação ou consultoria, contando com um espaço de excelência em empreendedorismo, que atua com diversas ações junto aos alunos e empresários de Vassouras e região, fomentando um espírito empreendedor.  “O selo vem registrar e oficializar que a Universidade de Vassouras é uma Instituição Amiga do Empreendedor, que estamos aqui para o bem e para ajudar os pequenos negócios do nosso município, região e Estado”, afirma a Coordenadora do Curso de Administração, Profa. Margareth Fernandes, responsável pelo Laboratório de Práticas em Administração, o LAPA, um espaço de apoio para capacitação  e prestação de soluções para empreendedores e empresários. 

 

Sobre o programa Instituição Amiga do Empreendedor: 

O programa Instituição Amiga do Empreendedor é formado por representantes do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu); e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), por meio da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPRE); com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), do Conselho Federal de Administração (CFA), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), da Associação dos Cursos de Graduação em Administração – ANGRAD e da Fundação Getúlio Vargas – FGV. O Programa IAE Busca alcançar alguns resultados como: aumentar o índice de sucesso e sobrevivência dos pequenos negócios e geração de riqueza; aprimorar o perfil empreendedor e o ato de empreender; reduzir e mitigar os riscos para o empreendedor; promover os atributos pessoais e competências interdisciplinares que formam a base de um comportamento e mentalidade empresarial; e Contribuir para a geração de conhecimento na educação empreendedora e na instigação de atitudes para o empreendedorismo.  

 

De 179 instituições no país que participam do Programa IAE, 09 são do Estado do Rio de Janeiro, entre elas a Universidade de Vassouras, queexecuta muitas atividades que apoiam o empreendedorismo e os alunos empreendedores, como a mentoria em sala de aula (busca a cultura do empreendedorismo e a realização de atividades de ensino para a geração de ideias), o Startup Day com apoio de parceiros como o Sebrae, entre outras que incentivam a criação e o desenvolvimento de empreendimentos. A participação da Universidade, enquanto Instituição Amiga do Empreendedor junto ao MEC, se dá em função de acreditarmos no potencial de transformação de ideias em negócios. Para a Universidade, é muito importante termos a chancela do Ministério da Educação, para que possamos trabalhar isso, cada vez mais, com nossos alunos e com a comunidade de empreendedores e empresários de Vassouras, da região e do Estado.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades!