Palestra sobre felinos é tema de aula inaugural da Medicina Veterinária

• 23-03-2018
  • Vassouras

A coordenação do curso de Medicina Veterinária promoveu, no dia 22 de março de 2018, uma aula inaugural com o tema “Transformando residências em território para gatos”, ministrada por Waldemar Tavares, médico veterinário referência na especialidade felina e mestrando da Universidade de Vassouras.

A professora Alessandra Tovar, coordenadora do curso, agradeceu aos presentes desejando mais uma vez as boas-vindas aos ingressantes e destacou as melhorias e diversas mudanças que vêm sendo realizadas em benefício do curso e acadêmicos.

O palestrante Waldemar Tavares iniciou sua apresentação se dizendo honrado com o convite e agradecido como aluno do mestrado pela receptividade. De A princípio, ressaltou que o número de felinos atualmente nos Estados Unidos, Canadá e grande parte da Europa ultrapassa o de cães e, por isso, a importância a ser dada à espécie. Como exemplo, vários eventos nacionais e internacionais são realizados referenciando os felinos.

Questionamentos foram feitos acerca do preparo das clínicas e respectivamente dos veterinários no atendimento aos gatos. Apresentou a abordagem Cat Friendly, um programa que prepara o veterinário para melhor atender ao felino, tanto na percepção do melhor lugar para fazer atendimento, quanto na abordagem de contenção física do animal.

Outro questionamento feito pelo palestrante é que se os felinos estão preparados para viver nas residências, uma vez que não são domesticados. Ressaltou que pouco demonstram sinal de fraqueza, o que dificulta um diagnóstico precoce em casos de doenças. Falou da importância da vacinação e elencou vários tipos de doenças que acometem os felinos, como a aids, Felv, esporotricose, entre outras doenças virais e endêmicas. Tavares finalizou afirmando que transformar a residência contempla vários pontos, desde a adaptação nutricional, manejo adequado, entre outros.

O evento teve o apoio das empresas Duprat, Zoetis, Agener União e Ceva.