Aula magna das Engenharias: palestra com o engenheiro Hamilton Moss

• 21-03-2018
  • Vassouras

A Pró-Reitoria de Ciências Tecnológicas, Sociais Aplicadas e Humanas, em parceria com as coordenações dos cursos de graduação das Engenharias, promoveu no dia 21 de março, uma aula inaugural para os alunos ingressantes dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Produção e Química. O professor Hamilton Moss, engenheiro eletricista e Pró-Reitor de Integração da Universidade de Vassouras, abordou o tema “Engenharia: antes... e depois? ”

O evento aconteceu, a partir das 19 horas, no auditório Severino Sombra e contou com a presença de acadêmicos, coordenadores e professores da área.

O reitor da universidade Prof. Dr. Marco Antonio Soares de Souza fez a abertura do evento saudando os presentes e iniciou enfatizando que a engenharia o levou à posição de gestor. Relatou que a universidade está em progresso e comenta sobre a mudança de marca da instituição, não deixando de enaltecer a pessoa do fundador, professor Severino Sombra de Albuquerque, que dá nome a mantenedora Fundação Educacional Severino Sombra – Fusve, e o ideal de manter as metas institucionais a caminho do processo de modernização.

“Vocês fazem parte da geração que vai receber todo esse legado e vão ter a imensa responsabilidade de dar continuidade a ele para que o mundo seja viável daqui a 100 anos”, finaliza o reitor enfatizando que os engenheiros farão parte da transformação do futuro.

O pró-reitor de Ciências Tecnológicas, Sociais Aplicadas e Humanas, prof. Me. Bruno Lemos deu boas-vindas aos novatos e fez uma apresentação com orientações gerais para terem conhecimento dos setores, serviços e regras da universidade.  Explicou sobre o sistema de créditos, recentemente adotado para alunos a partir do segundo período, além do que se espera dos compromissos, como: pontualidade, cumprimento de datas de provas, utilização do ambiente virtual de aprendizagem, entre outros. Todas essas e outras informações serão detalhadas no manual do aluno que será distribuído em breve.

Hamilton Moss inicia a apresentação parabenizando os alunos pela escolha do curso e afirmando ter trabalhado antes na universidade. Atualmente, de volta à Instituição, relembra a sua carreira e as centenas de ex-alunos já formados e muito bem colocados no mercado de trabalho na região e no mundo. Com o tema de sua palestra “Engenharia: antes... e depois? ”, destacou o progresso tecnológico, com comentários e observações acerca de descobertas e a contribuição da engenharia no processo evolutivo.

O palestrante finalizou sua apresentação com a frase de um pensador. “A competitividade de um país não começa nas indústrias ou nos laboratórios de engenharia. Ela começa na sala de aula”. (Lee Iacocca).