- Mensalidade:
- R$ 8.800,00
- Ingressantes
- Duração:
- 12 períodos (6 anos)
- Turno: Integral
- Coordenação:
- João Côrtes
- Matriz Curricular:
- - Download (.PDF)
Sobre o Curso
O curso de Medicina da Universidade de Vassouras é nota 4 no MEC (escala de 1 a 5).
Embasado pelo que há de mais atual no Ensino Médico, o Curso de Medicina da Universidade de Vassouras propõe-se a graduar médicos generalistas com visão humanista, crítica e reflexiva do processo saúde-doença. Profissionais capazes de atender às principais demandas da população por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção às doenças e pela realização de uma prática médica humanizada e tecnicamente atualizada.
Para tanto, o curso adota um currículo integrado, que ao viabilizar o ensino em distintos cenários, fomenta a construção de conhecimento científico e o desenvolvimento de habilidades essenciais à prática profissional do futuro médico. Esta diversidade de cenários possibilita aos estudantes conhecerem e vivenciarem as situações cotidianas do processo de trabalho das equipes multiprofissionais, contribuindo desta forma para a valorização do compartilhamento de saberes.
Assim, os principais diferenciais do curso são a inserção à prática médica e às atividades na comunidade desde o primeiro período, a ampla integração curricular, a diversidade de cenários de prática e a total integração com a Rede Regional de Atenção à Saúde - em todos os seus níveis de complexidade - oportunizando ao estudante praticar medicina tanto nas Unidades Estratégia Saúde da Família, como nos centros de saúde e no Hospital Universitário de Vassouras (HUV), de propriedade da mantenedora da Universidade e referência regional para cerca de 500.000 habitantes em alta e média complexidade.
Portanto, a inserção dos estudantes em atividades práticas na comunidade, no hospital universitário, no ambulatório escola, no moderno laboratório de Habilidades e Simulação e nas unidades de saúde, desde o primeiro período do curso, oportuniza-lhes a construção de visão ampliada de saúde ao lidarem com problemasreais, contribuindo assim, para o desenvolvimento de sua autonomia e pró-atividade, atributos essenciais ao médico que a Universidade de Vassouras se propõe a graduar.
No Projeto Pedagógico destaca-se a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, não só por meio da produção e divulgação de novos conhecimentos científicos, mas também por ações comunitárias que ratificam o compromisso do curso com a melhoria dos indicadores sociais e de saúde da região, impactando na qualidade de vida da população.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para os que se dedicam à medicina é diversificado, com possibilidade de atuação tanto no serviço público como no privado. Unidades Básicas de Saúde, clínicas, hospitais, unidades de pronto atendimento, centros de pesquisa e clínicas privadas são alguns dos locais nos quais o médico pode exercer sua prática profissional.
Grade do Curso e Horário
Em atualização.
Projeto Pedagógico
Matriz Curricular
Coordenação
Coordenador Geral:
- - Prof. Dr. João Carlos de Souza Côrtes Junior
- 22 anos de experiência no magistério superior
- 11 anos de exercício na gestão acadêmica
Coordenadores Adjuntos:
- - Prof. Eucir Rabello
- 27 anos de experiência de magistério superior
- 11 anos no exercício da gestão acadêmica
- - Profª. Paula Pitta de Resende Cortes
- 20 anos de experiência de magistério superior
- 9 anos no exercício da gestão acadêmica
- - Prof. Nilson Chaves Junior
- 32 anos de experiência de magistério superior
- 3 anos no exercício da gestão acadêmica
Corpo Docente
Em atualização.
Calendário Acadêmico
Internato
O Estágio Curricular Supervisionado - Internato, componente curricular obrigatório, é regido por legislação própria do MEC: Resolução n.º 3, de 20/06/2014, que institui as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Curso de Medicina e que em seu Capítulo III, Artigo 24, estabelece as normas desta etapa de formação em serviço. O Internato do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras é regido pelo Regulamento do Internato, aprovado pelas Instâncias Colegiadas e continuamente aperfeiçoado.
Constitui-se no momento da formação profissional onde os saberes, habilidades e atitudes adquiridos durante os outros períodos do Curso são aperfeiçoados em 4 semestres (2 anos) de prática supervisionada que culminam com a graduação de egressos com o perfil preconizado pelas DCN 2014. O Curso viabiliza a realização do internato em todos os níveis de complexidade da Rede de Atenção à Saúde (RAS), desenvolvendo habilidades e competências necessárias para a “práxis médica”.
Corresponde ao treinamento em serviço sob supervisão de preceptores e docentes do Curso de Medicina, com relação orientador/aluno adequado às atividades a serem desenvolvidas. O Internato do Curso de Medicina é realizado no Hospital Universitário de Vassouras (HUV) e no Hospital Municipal Luís Gonzaga (HMLG), ambos sob a gestão da Mantenedora da Universidade, e nas seguintes Unidades Conveniadas: UPA-Três Rios; UESF dos Municípios de Vassouras, Miguel Pereira e Engenheiro Paulo de Frontin; Centro de Atenção Psicossocial de Miguel Pereira; Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro - HFSE e Hospital de Força Aérea do Galeão – HFAG.
Inclui aspectos essenciais das seguintes áreas: Atenção Básica (com foco em Medicina da Família e Comunidade), Urgência e Emergência, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Saúde Coletiva e Saúde Mental.
A partir das DCN 2014, foram instituídas novas práticas nesta etapa da formação profissional, como a inclusão gradual da área de Saúde Mental, mesmo para os alunos que seguem a antiga matriz curricular e se encontram, atualmente, nos últimos períodos. A operacionalização do Internato, referente às duas matrizes em andamento, encontra-se descrita no Regulamento do Internato, amplamente divulgado aos internos e disponível neste site.
- - Benefícios da Redução do Jejum Pré-Operatório: Revisão de Literatura
- - Dermografismo Imediato Sintomático. Relato de caso
- - Dificuldades Encontradas para o Diagnóstico do Câncer de Mama: Relato de Caso
- - Glomerulonefrite pós-estreptocócica como complicação de celulite orbitária: relato de caso
- - Hidradenite supurativa pubiana: relato de caso
- - Lesão de Dieulafoy: Revisão Bibliográfica e Relato de Caso
- - Malária em paciente transplantado renal: Uma nova ótica para um problema antigo – Relato de caso
- - Relato de Caso: Milk of Calcium Complicação Rara da Calcinose Cutis
- - Nefropatia por IgA: relato de caso
- - Neurobehçet: Revisão de Literatura
- - Oclusão da Veia Central da Retina com Recuperação Total da Acuidade Visual: Relato de Caso
- - Perfil da Crirugia Abdominal em um Hospital Universitário
- - Placenta increta e histerectomia subtotal puerperal por hemorragia periparto secundária a acretismo placentário: relato de caso
- - Princpais Fatores de Risco e Limitações para sua Modificação entre Hipertensos que Utilizam o Sistema Único de Saúde de Vassouras entre Junho e Outubro de 2017
- - Relevância da USG no Diagnóstico de Apendicite Aguda: Relato de Caso
- - Resposta Emocional de Pacientes à Terapia com Música na Hemodiálise: Uma Ferramenta de Humanização
- - Situs Inversus Abdominal com Colecistectomia: Um Relato de Caso
- - Surto Psicótico Associado ao uso de Cannabis, Um Relato de Caso
- - Tumor Carcinoide de Intestino Delgado: Relato de Caso
- - Útero Bicorno: Relato de Caso
- - TCC Anexo 1 - Modelo de Solicitação de Campo
- - TCC Anexo 2 - Modelo de Capa
- - TCC Anexo 3 - Termo de Compromisso de Orientação
- - TCC Anexo 4 - Termo de Autorização para Apresentação do TCC
- - TCC Anexo 5 - Ficha de Primeira Avaliação de Relato de Caso
- - TCC Anexo 6 - Ficha de Segunda Avaliação de Relato de Caso
- - TCC Anexo 7 - Ficha de Primeira Avaliação de Revisão de Literatura
- - TCC Anexo 8 - Ficha de Segunda Avaliação de Revisão de Literatura
- - TCC Anexo 9 - Ficha de Primeira Avaliação de Relato de Experiência
- - TCC Anexo 10 - Ficha de Segunda Avaliação de Relato de Experiência
- - TCC Anexo 11 - Ficha de Primeira Avaliação do Artigo Original
- - TCC Anexo 12 - Ficha de Segunda Avaliação do Artigo Original
- - TCC Anexo 13 - Ficha de Avaliação da Apresentação Oral
- - TCC Anexo 14 - Termo de Autorização para Disponibilidade do TCC no Repositório Digital
Hospital Universitário de Vassouras (HUV)

O Curso de Medicina conta com Hospital de Ensino próprio, o Hospital Universitário de Vassouras (HUV), anteriormente denominado Hospital Universitário Sul-Fluminense (HUSF).
O Complexo Hospitalar, que é em sua totalidade utilizado como cenário de prática para o curso, dispõe de Serviços de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Cardiologia, Nefrologia, Ortopedia, Oncologia, UTI neonatal e adulto, Diagnóstico por Imagem, além das especialidades contempladas no Ambulatório escola: Alergia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Nefrologia, Neurologia, Obstetrícia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Psiquiatria, Reumatologia e Urologia.
Além disso, dispõe de Centro de Estudos, Laboratório de Habilidades e Simulação, Laboratório de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental, Salas de Aula, Laboratório de Anatomia Patológica e Análises clínicas e um Hemocentro.
Desde 2012, vem diversificando a oferta de serviços com novos projetos apoiados pela Secretaria Municipal Saúde de Vassouras, Secretaria de Estado de Saúde – SESDEC/RJ e pelo Ministério da Saúde. Destacam-se:
- Rede Cegonha (Deliberação CIB nº 1523, de 13 de Dezembro de 2011);
- Hospital Amigo da Criança (Portaria da SAS/MS nº 489, 2007);
- Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Neurocirurgia (Deliberação da CIB-RJ nº 379, de 04 de Outubro de 2007);
- Referência em Urgência e Emergência para toda a Região Centro-Sul Fluminense (Deliberação CIB-RJ nº 037, de 04 de Outubro de 2007);
- Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular (Portaria SAS nº 237 de 2008).
O HUV é referência para o Município de Vassouras, Região Centro-Sul Fluminense, Região do Médio Paraíba e também para a Baixada Fluminense, com população própria e referenciada estimada em 500.000 habitantes.
É habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Intensiva Adulto e Neonatal tipo II, Hemodiálise, Oncologia Clínica/Cirúrgica, CirurgiaCardíaca, Hemodinâmica, Eletrofisiologia, Neurologia/Neurocirurgia e Traumato-ortopedia, além da oferta de uma gama de procedimentos ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade, nas diversas especialidades.
O HUV, hospital 100% SUS, garante o acesso aos serviços pactuados de forma regular, contínua e contratualizada. Viabiliza a realização de procedimentos ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade nas diversas especialidades. Disponibiliza exames especializados de Diagnóstico por Imagem e também exames nos Laboratório de Análises Clínicas, além de Colonoscopia, Colposcopia, Ecodopplercardiograma, Eletrocardiografia, Eletrofisiologia, Endoscopia Digestiva Alta e Baixa, Doppler Venoso e Arterial, Histeroscopia, Laparoscopia, Urodinâmica e Videolaparoscopia. Possui uma Direção de Ensino e um Centro de Estudos que servem de apoio para o desenvolvimento das atividades de Ensino, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.
O HUV participa na elaboração e operacionalização de protocolos técnicos e operacionais da SMS, priorizando os relacionados à área de urgência e emergência. Como Pólo de Educação Permanente, participa dos processos de formação, aprimoramento e desenvolvimento de recursos humanos, qualificando a assistência e o cuidado em saúde da região. Participa ativamente do Plano de Ação Regional das Urgências e Emergências da Região Centro-Sul Fluminense, conforme a Deliberação CIR CS no25/2012 e da CIB/RJ, conforme 11a reunião realizada em Novembro de 2012.
Laboratórios
Ligas Acadêmicas

Quem Somos
O Diretório Científico do Centro Acadêmico Fróes da Fonseca (DC-CAFF) é um órgão estudantil vinculado à coordenação de pró-reitorias de Ciências Médicas. É representado por um estudante devidamente matriculado no curso de medicina da Universidade de Vassouras designado à função de diretor científico do centro acadêmico do curso em questão. Mantém reuniões periódicas, tem regimento próprio e é um espaço de socialização de experiências entre as ligas, além de propiciar o planejamento de ações conjuntas e integradas, e de negociação de conflitos de interesse entre as ligas, ou seja, o DC-CAFF é o órgão ao qual todas as ligas desta unidade estão subordinadas e que regulamenta as atividades das mesmas, legitimando-as.
Ligas Acadêmicas
As Ligas Acadêmicas do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras estão vinculadas ao Departamento Científico do Centro Acadêmico Fróes da Fonseca (DC-CAFF). São associações acadêmicas sem fins lucrativas, cujas ações objetivam contribuir para complementar a formação do estudante.
Quem Somos / Quem nos Orienta
Liga Acadêmica | Professor Coordenador |
---|---|
Liga de Anestesiologia | Ana Cláudia Zon Filippi |
Liga de Anatomia Humana | Fábio L. Teles |
Liga de Cirurgia Plástica e Estética | Lucineide Martins de O. Maia |
Liga de Cirurgia geral e trauma | Aline Trovão Queiroz |
Liga de Clínica Médica | Paula Pitta de Resende Côrtes |
Liga de Cardiologia | Ivana Picone Borges de Aragão |
Liga de Cirurgia cardíaca e hemodinâmica | Luiz Khon |
Liga de Diagnóstico por imagem | Camila Santos Guimarães |
Liga de Dermatologia | Maria Olivia de Lima Bezerra |
Liga de Endocrinologia | Vivian Corole Moema Ellinger |
Liga de Ginecologia e Obstetrícia | Osvaldo L. Aranda |
Liga de Humanização | Marcos Antônio Mendonça |
Liga de Iniciação Científica | Marise Maleck |
Grupo de estudos saúde da pessoa idosa | Girley Cordeiro de Souza |
Liga de Gastroenterologia | Adriana Rodrigues Ferraz |
Liga de Hematologia | Tiago de Oliveira Boechat |
Liga de Infectologia | Luciano da Silva Lima |
Liga de Medicina Intensiva | Gerson Luiz Macedo |
Liga de Medicina da família e comunidade | André Elias Ribeiro |
Liga de medicina do Esporte | Bruno Cezario Costa Reis |
Liga de Nefrologia | Ana Paula Teixeira |
Liga de Neurologia | Ana Beatriz Calmon |
Liga de Otorrinolaringologia | Riquelme Romero Leal Portela |
Liga de Oftalmologia | Lívia Delgado Mota |
Liga de Oncologia | Nelson Luiz Renna Junior |
Liga de Ortopedia e Trauma | Luis Fernando Guimarães Porto |
Liga de Pediatria | Thais Salim |
Liga de Pneumologia | Eucir Rabello |
Liga de Psiquiatria | Carmine Martuscello Neto |
Liga de Reumatologia | Carlos A. F. de Andrade |
Liga de Saúde do Homem | Kennedy Soares Carneiro |
Liga de Técnica Cirúrgica | Márcio Alexandre Terra Passos |
Liga de Transplante de Órgãos e Tecidos | Cristina Maria Dantas |
Liga de Gestão de Carreira | Paula Pitta de Resende Côrtes |
ONG Projeto Vidas | Pedro Victor Dias da Silva |
- Thaís Lemos de Souza Macêdo
- Diretora Científica do CAFF
Formulários
Manuais
Projeto Ipiranga
Ciente de sua responsabilidade social, o curso de medicina desenvolve o Projeto Ipiranga, nos bairros Ipiranga, Itakamosi e Massambará, na periferia do município de Vassouras. Desde o primeiro período do curso, os estudantes prestam cuidado em saúde a famílias destes bairros, que enfrentam adversidades decorrentes de suas condições socioeconômicas.
Por meio da realização de ações de promoção e recuperação da saúde, bem como de atividades de prevenção à doença, os estudantes observam a diversidade dos determinantes do processo saúde-doença, identificam as demandas por ações de educação em saúde e realizam uma prática médica centrada no indivíduo, valorizadora do emprego de tecnologia leve nos cuidados em saúde. A diversidade das ações evidencia a complexidade das necessidades sociais e de saúde da comunidade dos bairros lócus do Projeto.
Assim, o Projeto oportuniza ao estudante o contato permanente e longitudinal com a realidade social contribuindo para a reflexão crítica sobre o papel dos futuros médicos na transformação social.
Como coloca o educador Paulo Freire, “o homem só pode tomar consciência da realidade e da sua capacidade de transformá-la, se participar ativamente da história, da sociedade e da construção coletiva da ação”.
Portanto, este projeto revela-se, além de socialmente útil, academicamente relevante, pois além de contribuir para a melhoria das condições de vida das famílias assistidas, promove o desenvolvimento, pelos futuros médicos, de competências e habilidades necessárias à resolução da maioria dos agravos à saúde da população.
Galeria
Apoio ao Estudante
No Curso de Medicina da Universidade de Vassouras há uma preocupação com as situações que se apresentem ao estudante como angustiantes e/ou estressantes durante a sua formação.
Assim, a Instituição disponibiliza apoio psicopedagógico para o enfrentamento das diversas dificuldades com as quais o estudante possa se deparar ao longo da graduação, com destaque para aquele oferecido pelo:
- Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAPp
O NAPp é o primeiro local de acolhimento ao estudante com dificuldades no seu dia-a-dia. Conta com psicólogos para realização de atendimentos individualizados capazes de identificar as dificuldades encontradas pelo estudante - seja no processo de aprendizagem ou no convívio social - e auxiliá-lo na superação.
- Setor: Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPp)
- Endereço: Conjunto Universitário (Campus)
- Telefone: (24) 2471-8326
- Horário: 2ª. a 6ª. feira, de 8:00 às 12 horas e de 13:00 às 22 horas.
- Serviço Escola de Psicologia - SEP
Com a finalidade de atender à demanda psicossocial, o SEP disponibiliza apoio psicológico de modo a atuar sobre os fatores que interferem no desenvolvimento afetivo-emocional que ocasionem dificuldades no processo de aprendizagem ou no relacionamento interpessoal dos estudantes.
Disponibiliza ajuda psicológica na busca de solução para problemas de ordem familiar, de relacionamento afetivo-sexual, de escolha profissional, de ordem pessoal (conflitos neuróticos e depressão) e para problemas relacionados à ética e valores.
O baixo rendimento escolar pode indicar que o estudante traz consigo, além das dificuldades de aprendizagem, outras oriundas de necessidades e problemas pessoais que, quando não solucionadas, podem se agravar. O comprometimento do seu desempenho escolar pode resultar da inadequação de suas respostas aos estímulos do ambiente e do processo educativo. Além disso, pode ocorrer a dificuldade de compreensão de tais problemas pelos professores.
O acesso ao SEP se faz por demanda livre do estudante ou por seu encaminhamento pelo NUPEM, NAPp ou pela Coordenação do Curso.
- Setor: Serviço Escola de Psicologia (SEP)
- Endereço: Rua Maia da Silveira Gomes, nº. 169. Bairro Madruga
- Telefone: (24) 2471-8218
- Horário: 2ª. a 6ª. feira, de 8:00 às 19 horas
- Núcleo de Apoio à Pesquisa Médica (NAPEM)
O Núcleo de Apoio à Pesquisa Médica (NAPEM), objetiva incentivar e apoiar a pesquisa e a publicação científica dos professores e estudantes. Reúne especialistas da Universidade em torno de projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso, ações das ligas acadêmicas e atividades correlatas do Curso de Medicina.
Integrado por docentes do Curso de Medicina em associação com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, o NAPEM atua por meio de:
- Auxílio à pesquisa: formatação de projetos, elaboração de questionários e instrumentos de coleta de dados, preenchimento da Plataforma Brasil, interface com o Comitê de Ética, avaliação da viabilidade e relevância do estudo proposto;
- Apoio à Participação em Congressos ou similares: formatação de resumos e de pôsteres;
- Tradução para o inglês: formatação de abstract e publicações internacionais;
- Revisão da língua portuguesa;
- Análise Estatística: avaliação da amostragem, tipo de estudo e tratamento de dados;
- Orientação para Publicação Científica.
Núcleo Docente Estruturante
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é um órgão consultivo e um dos responsáveis pela concepção do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina (PPC) e tem entre seus objetivos, a implantação, consolidação e o acompanhamento desse PPC. A sua constituição segue as orientações do Ministério de Educação (MEC/INEP). Os docentes que compõem o NDE possuem titulação acadêmica obtida em programas de Pós-graduação Stricto Sensu.
O NDE atua de forma constante em todas as ações e planejamentos pedagógicos do curso, utilizando temáticas específicas para o envolvimento de todo o corpo docente em suas ações. Assim, esse Núcleo Docente Estruturante atua no gerenciamento do PPC, acompanhando o seu desenvolvimento, desde a implantação de ações de integração curricular até a elaboração das avaliações integradas.
COMPOSIÇÃO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE
- Prof. Dr. Carlos Alberto Bhering (Coordenador do NDE);
- Prof. Dr. João Carlos de Souza Côrtes Júnior;
- Prof. Dr. Kleiton Santos Neves;
- Prof. Dr. Marcos Alex Mendes da Silva;
- Prof. Me. Osvaldo Luiz Aranda;
- Prof. Me. Emílio Conceição Siqueira;
- Prof. Me. Eucir Rabello;
- Prof. Me. Marlon Mohamud Vilagra;
- Prof. Me. Nilson Chaves Junior;
- Profa. Dra. Maria Cristina Almeida de Souza;
- Profa. Me. Paula Pitta de Resende Côrtes;
- Profa. Me. Sandra Maria Barroso Werneck Vilagra.
Estágios Internacionais
Coordenação Local de Estágios e Vivências – CLEV
EA Coordenação Local de Estágios e Vivências (CLEV) é uma organização estudantil dos estudantes do Curso de Medicina, vinculada ao Centro Acadêmico Fróes da Fonseca (CAFF). Tem por objetivos desenvolver e estimular intercâmbios nacionais e internacionais em estágios de prática e pesquisa médica, nas modalidades outgoing e incoming.
A CLEV auxilia os estudantes a participar dos programas de intercâmbio oferecidos pela International Federation of Medical Students`Association (IFMSA) através dos editais da Direção Executiva Nacional de Estudantes de Medicina (DENEM), além de atuar no processo de recepção e acompanhamento de intercambistas para estágio no HUV e no oferecimento de rede de ajuda para durante a realização do intercâmbio.
Neste período, o HUV já recebeu intercambistas da Bélgica, Egito, Dinamarca e Tunísia e os alunos do Curso de Medicina já participaram de atividades no México, Egito, Colômbia e Grécia, entre outros países, além de intercâmbios nacionais para estágios extracurriculares em outros estados.
Galeria
Avaliação do MEC
Portaria DIREG/MEC nº 175 de 20/03/14, D.O.U. 21/03/2014.
Indicadores de Qualidade da Educação Superior
Curso | Cidade | Conceito Preliminar do Curso (CPC) |
---|---|---|
Medicina | Vassouras | 4 (2018) |
Mensalidade

- Parcela Mensal de R$ 8.800,00 / Ingressantes
- Vencimento dia 08*