Pedagogia

Graduação Plus
Mensalidade:
R$ 690,00
Ingressantes
Duração:
8 períodos (4 anos)
Turno: Noturno
Coordenação:
Marinéa Rodrigues
(24) 99942-7022
Matriz Curricular:
- Download (.PDF)
Inscreva-se no Processo Seletivo

Pedagogia

O Curso

O curso de Pedagogia da Universidade de Vassouras é nota 5 no ENADE.

Formar o pedagogo que possua uma visão histórico-social com capacidade de exercer uma prática pedagógica de intervenção no cotidiano como profissional crítico e consciente.

Mercado de Trabalho

Formamos profissionais capazes de construir uma nova ética profissional com o estabelecimento de um trabalho participativo de todos os envolvidos na ação educativa favorecendo a articulação dos conhecimentos através da preocupação com a interdisciplinaridade no processo curricular.

Duração:
4 anos
Metodologia avançada de ensino
Professores mestres e doutores
Biblioteca física e online

Bolsas de Estudo

Editais

Política Institucional de Bolsas de Estudos, Convênios e Descontos - FUSVE

A Fundação Educacional Severino Sombra, entidade mantenedora da Universidade, do Colégio Sul Fluminense de Aplicação (CAp) e do Hospital Universitário de Vassouras (HUV), é uma instituição sem fins lucrativos, de caráter filantrópico que disponibiliza bolsas de estudo parciais e integrais nos cursos de graduação, bem como descontos para conveniados, ex-alunos, funcionários, entre outros. As bolsas/descontos obtidos não são cumulativos entre si, prevalecendo sempre o mais benéfico ao aluno. Pela natureza inerente, os programas não tem caráter retroativo sobre as prestações mensais anteriores, iniciando sua vigência no mês subsequente à concessão do benefício ou quando devidamente especificado em edital próprio. A renovação dos benefícios ocorrerá semestralmente ou anualmente, com obediência à periodicidade de cada programa. Há que se esclarecer ainda que, o benefício de bolsa/desconto não constitui direito adquirido, podendo ser revisto, a qualquer tempo, pelo Comitê Gestor da FUSVE.

Central de Carreiras, Oportunidades e Estágios

A Universidade para o Mundo do Trabalho.

Possui uma estrutura administrativa e pedagógica constituída por professores supervisores de estágio para cada área de conhecimento. Tais professores têm como função organizar e supervisionar o estágio dos cursos de graduação, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais (DCN), com o projeto pedagógico do curso (PPC) e o regulamento interno (em concordância com o regimento interno e plano de desenvolvimento institucional – PDI.

Contatos

  • HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
  • 13h às 17h / 18h às 22h - 2ª a 6ª feira

Horários de Supervisão - 2021.2

Formulários

Atenção!

Para que os formulários sejam salvos com os devidos dados, se faz necessária a utilização de um software para a leitura e edição de arquivos do tipo PDF. Recomendamos a utilização do Foxit Reader.

Documentos necessários para realização do Estágio:

Obs.: Clique na barra do estágio para visualizar os respectivos formulários.

Coordenação

Marinéa da Silva Figueira Rodrigues

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1981). Pós-Graduada em Problemas do Desempenho Escolar pela Faculdade de Humanidades Pedro II e Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente pelo Centro Universitário Plínio Leite. Atualmente é Coordenadora do Curso de Pedagogia, Professora Assistente II, membro do Núcleo Docente Estruturante e Colegiado de Curso da Universidade de Vassouras - Vassouras/RJ. Professora Aposentada do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Atuando principalmente nos seguintes temas: Criança, Integração, Família, Escola, Aprendizagem, Creche e Educação Ambiental.

Fale com o Coordenador

  • coord.pedagogia@universidadedevassouras.edu.br
  • (24) 2471-8303
  • (24) 99942-7022

Corpo Docente

- Corpo Docente

Avaliação do MEC

Renovação de Reconhecimento de Curso Portaria MEC/SERES nº. 1099, de 24/12/2015. DOU: 30/12/2015.

Indicadores de Qualidade da Educação Superior

Cursos Cidade CONCEITO PRELIMINAR DO CURSO (CPC)
Pedagogia Vassouras 4 (2014)

Observatório da Educação

Observar, Analisar e Propor (OAP)

Instituído através da Portaria Reitoria nº010 de 28 de janeiro de 2021, o Observatório da Educação tem a estrutura de suas atividades baseadas no acrônimo: OAP - Observar, Analisar e Propor. Observar o panorama da educação (a nível municipal, estadual ou federal), realizar uma análise qualitativa e quantitativa que consiga descrever as fragilidades educacionais e propor soluções multidisciplinares para tais fragilidades, resultando em qualidade de ensino e gestão.

Assim, o Observatório da Educação tem como objetivo principal promover o desenvolvimento socioeducacional mediante a cooperação e integração regional, sub-regional, estadual ou federal através de parcerias para análises sistêmicas educacionais, apresentando soluções multidisciplinares, com ênfase em apoiar amplamente a qualidade da educação.

Constitui um núcleo de sustentação dos três pilares de uma Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão, constituindo-se como um espaço multidisciplinar de interação, com base na investigação social, que promova a formação de recursos humanos e a produção e sistematização de conhecimento na área da educação.

Da Supervisão do Observatório

Nomeada pela Portaria Reitoria nº 33 de 12 de abril de 2021, a Profa. Esp. Beatriz Faustino da Silva Portela é Mestranda em educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos. Pós-Graduada em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela Faculdade de Educação São Luís. Orientadora Pedagógica e Supervisora do Observatório da Educação da Universidade de Vassouras. Professora Tutora na Universidade de Vassouras campus Vassouras. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Vassouras (2017).

Considerações Finais

O Observatório da Educação da Universidade de Vassouras, estrutura-se, por fim, como um setor do Curso de Pedagogia, concebido a partir da Parceria Público-Privada entre a Universidade de Vassouras e as Secretarias Municipais de Educação de Vassouras e de Maricá.

Como meta futura, visa prospectar demandas de outros municípios, bem como de outros níveis educacionais, para oferecer sua metodologia de abordagem, diagnóstico e proposições estratégicas, expandindo e democratizando nosso modelo de trabalho.

Os projetos realizados, até a presente data, estão regularizados através da Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Desportos.

Relatórios

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades!