Engenharia Química

Graduação Plus
Mensalidade:
R$ 830,00
Ingressantes
Duração:
10 períodos (5 anos)
Turno: Noturno
Coordenação:
Enilson Braga
(24) 99961-5407
Matriz Curricular:
- Download (.PDF)
Inscreva-se no Processo Seletivo

Engenharia Química

O Curso

O curso de Engenharia Química da Universidade de Vassouras é nota 4 no MEC (escala de 1 a 5).

O curso de Engenharia Química da Universidade de Vassouras tem por objetivo formar o profissional com conhecimentos necessários para o exercício amplo e completo de sua profissão, fornecendo condições para que os mesmos possam adquirir competências e habilidades gerais. A matriz curricular ora proposta forma profissionais aptos a atuar no desenvolvimento de processos, mediante operações unitárias, para a produção de diversos produtos em escala industrial. Projetar, supervisionar, elaborar e coordenar processos industriais; identificar, formular e resolver problemas de engenharia relacionados à indústria química; supervisionar a manutenção e operação de sistemas. Desenvolver tecnologias limpas, processos de reciclagem e de aproveitamento dos resíduos da indústria química que contribuirão para a redução do impacto ambiental. Coordenar e supervisionar equipes de trabalho, realizar estudos de viabilidade técnico-econômica, executar e fiscalizar obras e serviços técnicos e efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos.

Disciplinas do curso de Engenharia Química são ministradas com o uso de softwares de Simulação de Processos. O investimento no recurso computacional é vantajoso, visto que é uma ferramenta prática que facilita o ensino didático, motiva e desperta o interesse dos alunos, além de contribuir na formação dos futuros engenheiros químicos. O curso de Engenharia Química da Universidade de Vassouras tem a licença do simulador de processos ProSimPlus.

Mercado de Trabalho

Esta é mais uma profissão que se beneficia da exploração do petróleo do pré-sal. Além do setor de petróleo, algumas frentes de trabalho tradicionais se mantêm estáveis, como a indústria de polímeros e de tintas e vernizes. Mas a grande novidade para o engenheiro químico é o segmento farmacêutico e de cosméticos, nos quais o profissional é chamado para pesquisar e desenvolver novos produtos. Na área ambiental, começam a surgir vagas no tratamento de resíduos e em energia de fontes renováveis. Os polos industriais dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo reúnem os principais empregadores. O crescimento da produção mineral, a instalação de uma refinaria em Pernambuco e do estaleiro Enseada do Paraguaçu, na Bahia, abrem boas perspectivas para a região Nordeste. Fonte: Guia do Estudante - Abril Editora

Duração:
5 anos
Metodologias Ativas de Ensino
Professores mestres e doutores
Biblioteca física e online

Cervejaria Escola

A Cervejaria Escola, além de servir ao curso com atividades práticas nas áreas de fermentações industriais, Processos Industriais e Operações Unitárias, atenderá a demanda de Cursos Livres, Pós-Graduação e Mestrado.

A planta é composta pelo moinho de rolos, uma brassagem e 2 tanques de fermentação de aço inox de 200 litros de capacidade cada um. A brassagem é composta por 3 tanques de aço inox que são apoiados em uma base também de aço inox e ligados por tubulações, bombas e um trocador de calor que permitem a fabricação de 70 litros de mosto por batelada com uma operação didática e simples para os alunos. A planta pode operar com uma produção máxima de 400 litros por mês e nela é possível fabricar qualquer estilo de cerveja, trazendo uma grande flexibilidade e oportunidades de aprendizagem.

Bolsas de Estudo

Editais

Política Institucional de Bolsas de Estudos, Convênios e Descontos - FUSVE

A Fundação Educacional Severino Sombra, entidade mantenedora da Universidade, do Colégio Sul Fluminense de Aplicação (CAp) e do Hospital Universitário de Vassouras (HUV), é uma instituição sem fins lucrativos, de caráter filantrópico que disponibiliza bolsas de estudo parciais e integrais nos cursos de graduação, bem como descontos para conveniados, ex-alunos, funcionários, entre outros. As bolsas/descontos obtidos não são cumulativos entre si, prevalecendo sempre o mais benéfico ao aluno. Pela natureza inerente, os programas não tem caráter retroativo sobre as prestações mensais anteriores, iniciando sua vigência no mês subsequente à concessão do benefício ou quando devidamente especificado em edital próprio. A renovação dos benefícios ocorrerá semestralmente ou anualmente, com obediência à periodicidade de cada programa. Há que se esclarecer ainda que, o benefício de bolsa/desconto não constitui direito adquirido, podendo ser revisto, a qualquer tempo, pelo Comitê Gestor da FUSVE.

Central de Carreiras, Oportunidades e Estágios

A Universidade para o Mundo do Trabalho.

Possui uma estrutura administrativa e pedagógica constituída por professores supervisores de estágio para cada área de conhecimento. Tais professores têm como função organizar e supervisionar o estágio dos cursos de graduação, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais (DCN), com o projeto pedagógico do curso (PPC) e o regulamento interno (em concordância com o regimento interno e plano de desenvolvimento institucional – PDI.

Contatos

  • HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
  • 13h às 17h / 18h às 22h - 2ª a 6ª feira

Horários de Supervisão - 2021.2

Formulários

Atenção!

Para que os formulários sejam salvos com os devidos dados, se faz necessário a utilização de um software para a leitura e edição de arquivos do tipo PDF. Recomendamos a utilização do Foxit Reader.

Documentos necessários para realização do Estágio:

Coordenação

Enilson Salino Braga

Possui Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Vassouras (2014), com Especialização em Gestão de Negócios pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Fundação Dom Cabral (2007), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (1996) e Graduação em Engenharia Civil (1994) pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel. Atualmente Coordenador do Curso de Engenharia Civil e Professor da Universidade de Vassouras no curso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, Graduação em Engenharia Civil, sendo também membro do NDE do curso de Engenharia Civil. Também atuou nos cursos de Engenharia Ambiental e, nos cursos Técnico de Edificações, Técnico de Eletrotécnica e Técnico de Segurança do Trabalho, onde também atuou como Coordenador dos Cursos Técnicos de Edificações e de Segurança do Trabalho no Colégio Sul Fluminense de Aplicação. Trabalhou por mais de 30 anos em empresa ferroviária, nas áreas de Construção Civil, Elétrica, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, estando aproximadamente, durante 18 anos como Coordenador de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde,- MRS Logística SA. Foi professor da Fundação Educacional Rosemar Pimentel, nos cursos de Graduação e Pós Graduação e Instrutor do SENAC RJ, tendo neste último, atuado também como Coordenador de Curso. Foi nomeado Vice Coordenador do Curso de Engenharia Civil da Universidade de Vassouras em fevereiro de 2018 e em julho do mesmo ano, para o cargo de Coordenador do Curso. Atualmente também exerce atividade de Consultor.

Fale com o Coordenador

Corpo Docente

Avaliação do MEC

Aprovada pela Portaria Consu 15/2012 de 18/10/2012.

Indicadores de Qualidade da Educação Superior

Cursos Cidade Avaliação do MEC
Engenharia Química Vassouras Nota 4 (escala de 1 a 5)

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades!