Engenharia de Software

Graduação Plus
Mensalidade:
R$ 830,00
Ingressantes
Duração:
8 períodos (4 anos)
Turno: Noturno
Coordenação:
Carlos Vitor de Alencar Carvalho
(21) 97944-1919
Matriz Curricular:
- Download (.PDF)
Inscreva-se no Processo Seletivo

Engenharia de Software

O Curso

O curso de Bacharelado em Engenharia de Software da Universidade de Vassouras, está alinhado às novas diretrizes curriculares dos cursos de graduação em Engenharia e Computação do MEC e foi construído a partir do resultado de uma matriz curricular baseada no desenvolvimento de competências. Os engenheiros de software da Universidade de Vassouras têm uma formação sólida baseada em competências e valores construídos na vida universitária. As disciplinas do curso estão estruturas em quatro grandes eixos de formação: (1) Engenharia e Desenvolvimento de Software, (2) Engenharia e Gestão de Projetos de Software, (3) Engenharia de Software para Empreendedorismo e Inovação, (4) Engenharia de Software Experimental – Pesquisa e Extensão.

Os egressos do curso de Engenharia de Software estarão aptos a atuar nos mais variados setores da economia que demandem algum tipo de software.

Quais são os diferenciais do seu curso em relação as demais Universidade?

  • 1) O curso de Bacharelado em Engenharia de Software da Universidade de Vassouras é o único curso nessa temática oferecido na cidade e região Sul Fluminense.
  • 2) Possui laboratórios de informática com modernos computadores; lousas digitais; softwares específicos para engenharia; e dispositivos com recursos adequados às necessidades especiais.
  • 3) Possui também salas com lousas digitais;
  • 4) 90% corpo docente do curso de Bacharelado em Engenharia de Software é formado por professores mestres e doutores formados nas principais universidades do país, com ampla experiência docente e profissional.
  • 5) O curso de Bacharelado em Engenharia de Software, juntamente com a Central de Carreiras, Oportunidades e Estágios, busca parceria com empresas da região e do estado do Rio de Janeiro, para a realização de convênios e cooperações visando a captação de vagas de emprego e estágio.
  • 6) O curso de Bacharelado em Engenharia de Software desenvolve projetos de pesquisa e extensão, organiza diversos eventos como: cursos, visitas técnicas a empresas, o evento Engineering at home ciclo de palestras das Engenharias, Desafio das Engenharias e Engenharia na Prática, que é um programa voltado a inserção dos alunos no mercado de trabalho, através da solução de problemas reais.
  • 7) No curso de Bacharelado em Engenharia de Software da Universidade de Vassouras, o discente desde o início do curso é estimulado colocar “a mão na massa”, potencializando o seu aprendizado aliando a teoria e a prática.

Como é o mercado de trabalho na área do seu curso?

O mercado de trabalho para um engenheiro de software é amplo e atualmente está aquecido com uma demanda muito grande em praticamente todas as áreas que utilizam algum tipo de tecnologia. Basicamente, hoje, tudo funciona com algum tipo de software, destacando-se neste cenário de crescimento e demanda por softwares: o desenvolvimento de aplicativos e softwares, a gestão de projetos de software, pesquisa, inovação e empreendedorismo e estudos de ciência de dados e visualização de dados, visando o entendimento para, com conhecimento, gerar benefícios para instituições e organizações.

É importante destacar que o Sul e Centro-Sul fluminense apresentam diversidade de indústrias baseadas nos setores de metalurgia, siderurgia, química, automobilístico, hidroelétricos, fábricas de bebidas, entre outras, e todas tendem a utilizar elevado grau de automatização/informatização, onde o engenheiro de Software pode atuar.

Outro fator importante é que a região é composta por diversas empresas que utilizam a computação como atividade-meio, a exemplo das siderúrgicas e empresas do setor de bebidas ou as de atividade-fim, como as empresas de (Enterprise Resource Planning - ERP) ou Software Houses.

Por existirem vagas não preenchidas em todos os setores da economia, especialmente no de Tecnologia da Informação, o profissional da área de computação figura entre os mais requisitados e mais bem remunerados no mercado. A alta necessidade desta Engenharia está associada ao fato de a computação se inserir em todas as modernas empresas da economia. Atualmente, pequenas empresas ou multinacionais, demandam algum tipo de sistema computacional em utilização.

Pode-se perceber, portanto, que se trata de um curso que apresenta uma grande demanda atualmente no mercado de trabalho, com uma grande possibilidade de expansão da área.

Por que fazer o seu curso na Universidade de Vassouras?

Porque o curso é o único do tipo na região Sul Fluminense, porque o curso apresenta um corpo docente qualificado, com 90% dos professores com mestrado e doutorado com ampla experiência docente e profissional. Além disso, a Universidade de Vassouras apresenta uma excelente infraestrutura para o ensino, a pesquisa e a extensão, facilitando o processo educacional e sobretudo e finalizando, porque estamos focados em formar um profissional único, para atuar no mercado de trabalho, com ética, conhecimento, inovação e profissionalismo.

Duração:
4 anos
Metodologias Ativas de Ensino
Professores mestres e doutores
Biblioteca física e online

Bolsas de Estudo

Editais

Política Institucional de Bolsas de Estudos, Convênios e Descontos - FUSVE

A Fundação Educacional Severino Sombra, entidade mantenedora da Universidade, do Colégio Sul Fluminense de Aplicação (CAp) e do Hospital Universitário de Vassouras (HUV), é uma instituição sem fins lucrativos, de caráter filantrópico que disponibiliza bolsas de estudo parciais e integrais nos cursos de graduação, bem como descontos para conveniados, ex-alunos, funcionários, entre outros. As bolsas/descontos obtidos não são cumulativos entre si, prevalecendo sempre o mais benéfico ao aluno. Pela natureza inerente, os programas não tem caráter retroativo sobre as prestações mensais anteriores, iniciando sua vigência no mês subsequente à concessão do benefício ou quando devidamente especificado em edital próprio. A renovação dos benefícios ocorrerá semestralmente ou anualmente, com obediência à periodicidade de cada programa. Há que se esclarecer ainda que, o benefício de bolsa/desconto não constitui direito adquirido, podendo ser revisto, a qualquer tempo, pelo Comitê Gestor da FUSVE.

Central de Carreiras, Oportunidades e Estágios

A Universidade para o Mundo do Trabalho.

Possui uma estrutura administrativa e pedagógica constituída por professores supervisores de estágio para cada área de conhecimento. Tais professores têm como função organizar e supervisionar o estágio dos cursos de graduação, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais (DCN), com o projeto pedagógico do curso (PPC) e o regulamento interno (em concordância com o regimento interno e plano de desenvolvimento institucional – PDI.

Contatos

  • HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
  • 13h às 17h / 18h às 22h - 2ª a 6ª feira

Horários de Supervisão - 2021.2

Formulários

Atenção!

Para que os formulários sejam salvos com os devidos dados, se faz necessário a utilização de um software para a leitura e edição de arquivos do tipo PDF. Recomendamos a utilização do Foxit Reader.

Documentos necessários para realização do Estágio:

Coordenação

Carlos Vitor de Alencar Carvalho

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1995), mestrado em Engenharia Civil (1998) e doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Pós-doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2011). Extensão Universitária em Competitive Project Management e Business English na State University of New York at New Paltz (2017). É Professor da Universidade de Vassouras desde 2000, onde atua também no Mestrado Profissional em Ciências Ambientais. Foi Diretor Executivo da Graphmidia Desenvolvimento de Software Ltda de 2003 até 2009. Tem experiência na área de Engenharia, Educação e Computação, com forte atuação em projetos e desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação numérica, computação gráfica, computação gráfica aplicada e software educacional. É consultor ad hoc do CNPq, CAPES, FAPESPA, FAPERO e FACEPE. Desde 2010 até o momento (2021) é Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2. Trabalhou como pesquisador e analista de sistemas no Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica - TECGRAF - PUC-Rio de 1997 a 2009 onde a principal área de atuação foi na Pesquisa e Desenvolvimento de Software para simuladores de processos de sedimentação de bacias geológicas, envolvendo técnicas de Computação Numérica, Computação Gráfica e Engenharia de Software. Foi Representante Institucional na Sociedade Brasileira de Computação (SBC) da Universidade de Vassouras no período de 2007-2011. Em 2008 foi coordenador do curso de Sistemas de Informação da Universidade de Vassouras. De agosto de 2009 até julho de 2012 foi coordenador do curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade de Vassouras. Em 2009 foi coordenador de pesquisa da Universidade de Vassouras. De agosto de 2010 até julho de 2012 foi Coordenador Institucional do PIBIC E PIBITI/CNPq da Universidade de Vassouras. Foi coordenador do curso de Engenharia Civil da Universidade de Vassouras (2015-2018). Também é, desde 2019, supervisor da pós-graduação lato sensu Gestão e Cálculo de Projetos de Engenharia de Estruturas da Universidade de Vassouras. Desde janeiro de 2021 é Coordenador do Curso de Engenharia de Software da Universidade de Vassouras. Também é avaliador do INEP/MEC de cursos de Graduação do SINAES, para os atos autorizativos de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento.

Fale com o Coordenador

Corpo Docente

Avaliação do MEC

Em atualização.

Manual do Aluno

- Manual do Aluno - Campus Vassouras

Projeto Social "Eu, Cidadão Digital"

Investir na formação do cidadão comum como agente transformador da sociedade pode ser o ponto de partida para a melhoria da qualidade de vida das comunidades carentes da cidade de Vassouras / RJ, Maricá / RJ e região. Acreditando nessa possibilidade, o curso de Engenharia de Software da Universidade de Vassouras, através de seus alunos e corpo docente, trabalha em uma constante busca para desenvolver as competências necessárias para sobrevivência no mundo digital. Pensando nos que não têm acesso aos bens e à habilidade requeridos na era digital, o curso de Engenharia de Software apresenta o Projeto "Eu, Cidadão Digital" tendo como ponto de partida à inclusão digital. Entende-se que essa inclusão é a democratização do acesso a tecnologias da informação e do conhecimento, com objetivo de permitir a introdução de todos que participam da sociedade na era digital.

Tendo a informática como uma ferramenta imprescindível ao trabalho, à comunicação e ao próprio modo de vida nos dias atuais, dominá-la resulta em uma inserção social mais ampla para o cidadão. Por isso, o foco desse projeto é executar ações que visam ampliar o acesso dos cidadãos mais carentes ao mundo digital e que possibilitem esta clientela conquistar o seu espaço no mercado de trabalho. A Inclusão digital é um instrumento poderoso para a inserção social e construção da inteligência coletiva.

O objetivo principal desde projeto é oferecer ao cidadão a oportunidade de conhecer, aprender e ser inserido no mundo digital. Tudo isso, através da oferta de cursos de informática, gratuitos, feita por alunos do curso de Engenharia de Software, onde voluntariamente cedem uma hora por semana para a realização desta atividade nos laboratórios de Informática da Universidade de Vassouras. A proposta é inserir e oportunizar aos participantes o acesso gratuito e de qualidade a um conhecimento tão importante para os dias atuais, a Informática, promovendo assim, a inclusão digital destes “novos cidadãos”.

Esse projeto é fruto de uma parceria incrível com a Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Desportos.

A divulgação das novas turmas do projeto é feita pela secretaria da Extensão e pelas redes sociais do curso de Engenharia de Software.

Fique por dentro!

Facebook: https://www.facebook.com/Engenharia-de-Software-Universidade-de-Vassouras-2310247332336211

Instagram: @eng.software_vassouras

Vídeo do Projeto

Algumas fotos

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades!