Medicina

Medicina

Sobre o Curso

Embasado pelo que há de mais atual no Ensino Médico, o Curso de Medicina da Universidade de Vassouras propõe-se a graduar médicos generalistas com visão humanista, crítica e reflexiva do processo saúde-doença. Profissionais capazes de atender às principais demandas da população por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção às doenças e pela realização de uma prática médica humanizada e tecnicamente atualizada.

Para tanto, o curso adota um currículo integrado, que ao viabilizar o ensino em distintos cenários, fomenta a construção de conhecimento científico e o desenvolvimento de habilidades essenciais à prática profissional do futuro médico. Esta diversidade de cenários possibilita aos estudantes conhecerem e vivenciarem as situações cotidianas do processo de trabalho das equipes multiprofissionais, contribuindo desta forma para a valorização do compartilhamento de saberes.

Assim, os principais diferenciais do curso são a inserção à prática médica e às atividades na comunidade desde o primeiro período, a ampla integração curricular, a diversidade de cenários de prática e a total integração com a Rede Regional de Atenção à Saúde - em todos os seus níveis de complexidade - oportunizando ao estudante praticar medicina tanto nas Unidades Estratégia Saúde da Família, como nos centros de saúde e no Hospital Universitário de Vassouras (HUV), de propriedade da mantenedora da Universidade e referência regional para cerca de 500.000 habitantes em alta e média complexidade.

Portanto, a inserção dos estudantes em atividades práticas na comunidade, no hospital universitário, no ambulatório escola, no moderno laboratório de Habilidades e Simulação e nas unidades de saúde, desde o primeiro período do curso, oportuniza-lhes a construção de visão ampliada de saúde ao lidarem com problemasreais, contribuindo assim, para o desenvolvimento de sua autonomia e pró-atividade, atributos essenciais ao médico que a Universidade de Vassouras se propõe a graduar.

No Projeto Pedagógico destaca-se a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, não só por meio da produção e divulgação de novos conhecimentos científicos, mas também por ações comunitárias que ratificam o compromisso do curso com a melhoria dos indicadores sociais e de saúde da região, impactando na qualidade de vida da população.

"Conheça a Medicina do Futuro"

Duração

  • Duração: 12 períodos (6 anos)

Turno

  • Turno: integral.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para os que se dedicam à medicina é diversificado, com possibilidade de atuação tanto no serviço público como no privado. Unidades Básicas de Saúde, clínicas, hospitais, unidades de pronto atendimento, centros de pesquisa e clínicas privadas são alguns dos locais nos quais o médico pode exercer sua prática profissional.

Grade do Curso e Horário

Formas de Financiamento

PRAVALER: O PRAVALER é o maior programa de crédito universitário privado do país. Um financiamento exclusivo para ensino superior, oferecido em parceria com a Instituição de Ensino, que possibilita o pagamento das mensalidades de forma parcelada. SAIBA MAIS EM: creditouniversitario.com.br

Projeto Ipiranga

Ciente de sua responsabilidade social, o curso de medicina desenvolve o Projeto Ipiranga, nos bairros Ipiranga e Itakamosi, na periferia do município de Vassouras. Desde o primeiro período do curso, os estudantes prestam cuidado em saúde a famílias destes bairros, que enfrentam adversidades decorrentes de suas condições socioeconômicas.

Por meio da realização de ações de promoção e recuperação da saúde, bem como de atividades de prevenção à doença, os estudantes observam a diversidade dos determinantes do processo saúde-doença, identificam as demandas por ações de educação em saúde e realizam uma prática médica centrada no indivíduo, valorizadora do emprego de tecnologia leve nos cuidados em saúde. A diversidade das ações evidencia a complexidade das necessidades sociais e de saúde da comunidade dos bairros lócus do Projeto.

Assim, o Projeto oportuniza ao estudante o contato permanente e longitudinal com a realidade social contribuindo para a reflexão crítica sobre o papel dos futuros médicos na transformação social.

Como coloca o educador Paulo Freire, “o homem só pode tomar consciência da realidade e da sua capacidade de transformá-la, se participar ativamente da história, da sociedade e da construção coletiva da ação”.

Portanto, este projeto revela-se, além de socialmente útil, academicamente relevante, pois além de contribuir para a melhoria das condições de vida das famílias assistidas, promove o desenvolvimento, pelos futuros médicos, de competências e habilidades necessárias à resolução da maioria dos agravos à saúde da população.

Galeria

Matriz Curricular

- Matriz Curricular

Coordenação

Coordenador Geral:

- Prof. Dr. João Carlos de Souza Côrtes Junior

21 anos de experiência no magistério superior

10 anos de exercício na gestão acadêmica

Coordenadores Adjuntos:

- Prof. Eucir Rabello

26 anos de experiência de magistério superior

10 anos no exercício da gestão acadêmica

- Profª. Paula Pitta de Resende Cortes

19 anos de experiência de magistério superior

8 anos no exercício da gestão acadêmica

Corpo docente

- Corpo Docente

Internato

O Estágio Curricular Supervisionado - Internato, componente curricular obrigatório, é regido por legislação própria do MEC: Resolução n.º 3, de 20/06/2014, que institui as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Curso de Medicina e que em seu Capítulo III, Artigo 24, estabelece as normas desta etapa de formação em serviço. O Internato do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras é regido pelo Regulamento do Internato, aprovado pelas Instâncias Colegiadas e continuamente aperfeiçoado.

Constitui-se no momento da formação profissional onde os saberes, habilidades e atitudes adquiridos durante os outros períodos do Curso são aperfeiçoados em 4 semestres (2 anos) de prática supervisionada que culminam com a graduação de egressos com o perfil preconizado pelas DCN 2014. O Curso viabiliza a realização do internato em todos os níveis de complexidade da Rede de Atenção à Saúde (RAS), desenvolvendo habilidades e competências necessárias para a “práxis médica”.

Corresponde ao treinamento em serviço sob supervisão de preceptores e docentes do Curso de Medicina, com relação orientador/aluno adequado às atividades a serem desenvolvidas. O Internato do Curso de Medicina é realizado no Hospital Universitário de Vassouras (HUV) e no Hospital Municipal Luís Gonzaga (HMLG), ambos sob a gestão da Mantenedora da Universidade, e nas seguintes Unidades Conveniadas: UPA-Três Rios; UESF dos Municípios de Vassouras, Miguel Pereira e Engenheiro Paulo de Frontin; Centro de Atenção Psicossocial de Miguel Pereira; Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro - HFSE e Hospital de Força Aérea do Galeão – HFAG.

Inclui aspectos essenciais das seguintes áreas: Atenção Básica (com foco em Medicina da Família e Comunidade), Urgência e Emergência, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Saúde Coletiva e Saúde Mental.

A partir das DCN 2014, foram instituídas novas práticas nesta etapa da formação profissional, como a inclusão gradual da área de Saúde Mental, mesmo para os alunos que seguem a antiga matriz curricular e se encontram, atualmente, nos últimos períodos. A operacionalização do Internato, referente às duas matrizes em andamento, encontra-se descrita no Regulamento do Internato, amplamente divulgado aos internos e disponível neste site.

Apoio ao Estudante

No Curso de Medicina da Universidade de Vassouras há uma preocupação com as situações que se apresentem ao estudante como angustiantes e/ou estressantes durante a sua formação.

Assim, a Instituição disponibiliza apoio psicopedagógico para o enfrentamento das diversas dificuldades com as quais o estudante possa se deparar ao longo da graduação, com destaque para aquele oferecido pelo:

- Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAPp

O NAPp é o primeiro local de acolhimento ao estudante com dificuldades no seu dia-a-dia. Conta com psicólogos para realização de atendimentos individualizados capazes de identificar as dificuldades encontradas pelo estudante - seja no processo de aprendizagem ou no convívio social - e auxiliá-lo na superação.

  • Setor: Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPp)
  • Endereço: Conjunto Universitário (Campus)
  • Telefone: (24) 2471-8326
  • Horário: 2a. a 6a. feira, de 8:00 às 12 horas e de 13:00 às 22 horas.

- Serviço Escola de Psicologia - SEP

Com a finalidade de atender à demanda psicossocial, o SEP disponibiliza apoio psicológico de modo a atuar sobre os fatores que interferem no desenvolvimento afetivo-emocional que ocasionem dificuldades no processo de aprendizagem ou no relacionamento interpessoal dos estudantes.

Disponibiliza ajuda psicológica na busca de solução para problemas de ordem familiar, de relacionamento afetivo-sexual, de escolha profissional, de ordem pessoal (conflitos neuróticos e depressão) e para problemas relacionados à ética e valores.

O baixo rendimento escolar pode indicar que o estudante traz consigo, além das dificuldades de aprendizagem, outras oriundas de necessidades e problemas pessoais que, quando não solucionadas, podem se agravar. O comprometimento do seu desempenho escolar pode resultar da inadequação de suas respostas aos estímulos do ambiente e do processo educativo. Além disso, pode ocorrer a dificuldade de compreensão de tais problemas pelos professores.

O acesso ao SEP se faz por demanda livre do estudante ou por seu encaminhamento pelo NUPEM, NAPp ou pela Coordenação do Curso.

  • Setor: Serviço Escola de Psicologia (SEP)
  • Endereço: Rua Maia da Silveira Gomes, nº. 169. Bairro Madruga
  • Telefone: (24) 2471-2163
  • Horário: 2ª. a 6ª. feira, de 8:00 às 19 horas

- Núcleo de Apoio à Pesquisa Médica (NAPEM)

O Núcleo de Apoio à Pesquisa Médica (NAPEM), objetiva incentivar e apoiar a pesquisa e a publicação científica dos professores e estudantes. Reúne especialistas da Universidade em torno de projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso, ações das ligas acadêmicas e atividades correlatas do Curso de Medicina.

Integrado por docentes do Curso de Medicina em associação com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, o NUPEM atua por meio de:

  • Auxílio à pesquisa: formatação de projetos, elaboração de questionários e instrumentos de coleta de dados, preenchimento da Plataforma Brasil, interface com o Comitê de Ética, avaliação da viabilidade e relevância do estudo proposto;
  • Apoio à Participação em Congressos ou similares: formatação de resumos e de pôsteres;
  • Tradução para o inglês: formatação de abstract e publicações internacionais;
  • Revisão da língua portuguesa;
  • Análise Estatística: avaliação da amostragem, tipo de estudo e tratamento de dados;
  • Orientação para Publicação Científica.

Avaliação MEC

Portaria DIREG/MEC nº 175 de 20/03/14, D.O.U. 21/03/2014.

Indicadores de Qualidade da Educação Superior

Cursos Cidade CONCEITO PRELIMINAR DO CURSO (CPC)
Medicina Vassouras 4 (2016)
Mensalidade
  • Parcela Mensal de R$ 6.990,00 / Ingressantes em 2014.2 a 2018.2.
  • Vencimento até o dia 03*.

Ligas Acadêmicas

Quem Somos

O Diretório Científico do Centro Acadêmico Fróes da Fonseca (DC-CAFF) é um órgão estudantil vinculado à coordenação de pró-reitorias de Ciências Médicas. É representado por um estudante devidamente matriculado no curso de medicina da Universidade de Vassouras designado à função de diretor científico do centro acadêmico do curso em questão. Mantém reuniões periódicas, tem regimento próprio e é um espaço de socialização de experiências entre as ligas, além de propiciar o planejamento de ações conjuntas e integradas, e de negociação de conflitos de interesse entre as ligas, ou seja, o DC-CAFF é o órgão ao qual todas as ligas desta unidade estão subordinadas e que regulamenta as atividades das mesmas, legitimando-as.

Ligas Acadêmicas

Liga é um órgão pertencente ao Departamento Científico do Centro Acadêmico Fróes da Fonseca (DCCAFF) da faculdade de Medicina da Universidade de Vassouras, sem fins lucrativos, embora seja aberta ao recebimento de quaisquer tipos de doações, sejam em bens materiais ou em moeda corrente, cujo montante será revertido pra propiciar o funcionamento adequado da mesma.

A mesma deverá ter seu próprio estatuto regente sendo que o mesmo terá total subordinação ao estatuto das Ligas Científicas do Centro Acadêmico Fróes da Fonseca, podendo haver alterações somente nos artigos que o mesmo permite.

Têm sua sede na Av. Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos nº180, Centro, Vassouras, Rio de Janeiro.

Objetivos

  1. Congregar acadêmicos da Faculdade de Medicina da Universidade de Vassouras, visando o desenvolvimento de iniciação científica do tema abordado;
  2. Proporcionar aos alunos integrantes das ligas conhecimentos técnico-científicos relacionados ao tema abordado;
  3. Desenvolver seminários, discussões de casos, colocando o acadêmico em contato mais direto com o tema abordado;
  4. Estimular a desenvolver as capacidades necessárias para o trabalho em equipe;
  5. Promover e participar de cursos, simpósios, e congressos sobre o tema abordado com o objetivo de divulgar a liga.

Quem Somos / Quem nos Orienta

  • Grupo de Estudo da Saúde da Pessoa Idosa
    • Aparecida Carmem de Oliveira
  • Liga Acadêmica de Anatomia
    • Fábio Lopes Telles
  • Liga Acadêmica de Anestesiologia
    • Ana Cláudia Zon Filippi
  • Liga Acadêmica de Ciências Cardiovasculares e Hipertensão Arterial
    • Rodrigo Caetano Pimentel
  • Liga Acadêmica de Cirurgia Cardíaca
    • Haroldo Adans Ferraz
  • Liga Acadêmica de Cirurgia Geral
    • Humberto José Portella Garcia
  • Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica
    • Lucineide Martins Oliveira Maia
  • Liga Acadêmica de Clínica Médica
    • Saulo Roni Moraes
  • Liga Acadêmica de Dermatologia
    • Maria Olívia de Lima Bezerra
  • Liga Acadêmica de Diagnóstico por Imagem
    • Sérgio Henrique Machado
  • Liga Acadêmica de Endocrinologia
    • Vivian Carole Moema Ellinger
  • Liga Acadêmica de Gastroenterologia
    • Adriana Rodrigues Ferraz
  • Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia
    • Osvaldo Luiz Aranda
  • Liga Acadêmica de Hematologia
    • Tiago de Oliveira Boechat
  • Liga Acadêmica de Humanização e Espiritualidade
    • Carolina Coelho Innocêncio
  • Liga Acadêmica de Iniciação Científica
    • Marise Maleck de Oliveira
  • Liga Acadêmica de Medicina da Família e Comunidade
    • Edsneider Rocha Pires de Souza
  • Liga Acadêmica de Medicina Intensiva
    • Gerson Luíz de Macedo
  • Liga Acadêmica de Nefrologia
    • Ana Paula Simões Ferreira Teixeira
  • Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia
    • Ana Beatriz Calmon Nogueira da Gama
  • Liga Acadêmica de Oftalmologia
    • Carlos Alberto
  • Liga Acadêmica de Oncologia
    • Fernando de Almeida Werneck
  • Liga Acadêmica de Ortopedia
    • Luis fernando guimarães Porto
  • Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia
    • Riquelme Romero Leal Portela
  • Liga Acadêmica de Pediatria
    • Carlos Alberto Bhering
  • Liga Acadêmica de Pneumologia
    • Eucir Rabello
  • Liga Acadêmica de Reumatologia
    • Carlos Augusto Ferreira de Andrade
  • Liga Acadêmica de Saúde Mental
    • Gastão Luiz Fonseca Soares Filho
  • Liga Acadêmica de Saúde do Homem
    • Kennedy Soares
  • Liga Acadêmica de Técnica Cirúrgica
    • Alexandre Terra Passos
  • Liga Acadêmica de Transplante de Órgãos e Tecidos
    • Aline Trovão Queiroz
Raimundo Marcial de Brito Neto
Diretor Científico do CAFF

Hospital Universitário de Vassouras (HUV)


O Curso de Medicina conta com Hospital de Ensino próprio, o Hospital Universitário de Vassouras (HUV), anteriormente denominado Hospital Universitário Sul-Fluminense (HUSF).

O Complexo Hospitalar, que é em sua totalidade utilizado como cenário de prática para o curso, dispõe de Serviços de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Cardiologia, Nefrologia, Ortopedia, Oncologia, UTI neonatal e adulto, Diagnóstico por Imagem, além das especialidades contempladas no Ambulatório escola: Alergia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Nefrologia, Neurologia, Obstetrícia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Psiquiatria, Reumatologia e Urologia.

Além disso, dispõe de Centro de Estudos, Laboratório de Habilidades e Simulação, Laboratório de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental, Salas de Aula, Laboratório de Anatomia Patológica e Análises clínicas e um Hemocentro.

Desde 2012, vem diversificando a oferta de serviços com novos projetos apoiados pela Secretaria Municipal Saúde de Vassouras, Secretaria de Estado de Saúde – SESDEC/RJ e pelo Ministério da Saúde. Destacam-se:

-Rede Cegonha (Deliberação CIB nº 1523, de 13 de Dezembro de 2011);

- Hospital Amigo da Criança (Portaria da SAS/MS nº 489, 2007);

- Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Neurocirurgia (Deliberação da CIB-RJ nº 379, de 04 de Outubro de 2007).

- Referência em Urgência e Emergência para toda a Região Centro-Sul Fluminense (Deliberação CIB-RJ nº 037, de 04 de Outubro de 2007).

- Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular (Portaria SAS nº 237 de 2008);

O HUV é referência para o Município de Vassouras, Região Centro-Sul Fluminense, Região do Médio Paraíba e também para a Baixada Fluminense, com população própria e referenciada estimada em 500.000 habitantes.

É habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Intensiva Adulto e Neonatal tipo II, Hemodiálise, Oncologia Clínica/Cirúrgica, CirurgiaCardíaca, Hemodinâmica, Eletrofisiologia, Neurologia/Neurocirurgia e Traumato-ortopedia, além da oferta de uma gama de procedimentos ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade, nas diversas especialidades.

O HUV, hospital 100% SUS, garante o acesso aos serviços pactuados de forma regular, contínua e contratualizada. Viabiliza a realização de procedimentos ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade nas diversas especialidades. Disponibiliza exames especializados de Diagnóstico por Imagem e também exames nos Laboratório de Análises Clínicas, além de Colonoscopia, Colposcopia, Ecodopplercardiograma, Eletrocardiografia, Eletrofisiologia, Endoscopia Digestiva Alta e Baixa, Doppler Venoso e Arterial, Histeroscopia, Laparoscopia, Urodinâmica e Videolaparoscopia. Possui uma Direção de Ensino e um Centro de Estudos que servem de apoio para o desenvolvimento das atividades de Ensino, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

O HUV participa na elaboração e operacionalização de protocolos técnicos e operacionais da SMS, priorizando os relacionados à área de urgência e emergência. Como Pólo de Educação Permanente, participa dos processos de formação, aprimoramento e desenvolvimento de recursos humanos, qualificando a assistência e o cuidado em saúde da região. Participa ativamente do Plano de Ação Regional das Urgências e Emergências da Região Centro-Sul Fluminense, conforme a Deliberação CIR CS no25/2012 e da CIB/RJ, conforme 11a reunião realizada em Novembro de 2012.

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é um órgão consultivo e um dos responsáveis pela concepção do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina (PPC) e tem entre seus objetivos, a implantação, consolidação e o acompanhamento desse PPC. A sua constituição segue as orientações do Ministério de Educação (MEC/INEP). Os docentes que compõem o NDE possuem titulação acadêmica obtida em programas de Pós-graduação Stricto sensu.

O NDE atua de forma constante em todas as ações e planejamentos pedagógicos do curso, utilizando temáticas específicas para o envolvimento de todo o corpo docente em suas ações. Assim, esse Núcleo Docente Estruturante atua no gerenciamento do PPC, acompanhando o seu desenvolvimento, desde a implantação de ações de integração curricular até a elaboração das avaliações integradas.


COMPOSIÇÃO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE

- Prof. Dr. João Carlos de Souza Côrtes Júnior

- Prof. Dr. Carlos Alberto Bhering

- Prof. Dr. Carlos Eduardo Cardoso

- Profª. Me. Elisa Maria Amorim da Costa

- Prof. Me. Emilio Conceição Siqueira

- Prof. Me. Eucir Rabello

- Prof. Dr. Marco Aurélio dos Santos Silva

- Prof. Dr. Marcos Vianna Lacerda de Almeida

- Profª. Dra. Maria Cristina Almeida de Souza

- Prof. Me. Nilson Chaves Junior

- Prof. Me. Osvaldo Luiz Aranda

- Profª. Me. Paula Pitta de Resende Côrtes

- Profª. Me. Sandra Maria Barroso Werneck Vilagra

Estágios Internacionais

Convênio com o Ryder Trauma Center – Universidade de Miami

Em busca constante de sempre oferecer o que há de mais atual na Medicina, o Curso de Medicina possui convênio com o Ryder Trauma Center, da Universidade de Miami. Este convênio permite que os discentes participem de estágios extracurriculares nesse importante Centro Médico, referência na área de Traumatologia.

Coordenação Local de Estágios e Vivências – CLEV

EA Coordenação Local de Estágios e Vivências (CLEV) é uma organização estudantil dos estudantes do Curso de Medicina, vinculada ao Centro Acadêmico Fróes da Fonseca (CAFF). Tem por objetivos desenvolver e estimular intercâmbios nacionais e internacionais em estágios de prática e pesquisa médica, nas modalidades outgoing e incoming.

A CLEV auxilia os estudantes a participar dos programas de intercâmbio oferecidos pela International Federation of Medical Students`Association (IFMSA) através dos editais da Direção Executiva Nacional de Estudantes de Medicina (DENEM), além de atuar no processo de recepção e acompanhamento de intercambistas para estágio no HUV e no oferecimento de rede de ajuda para durante a realização do intercâmbio.

Neste período, o HUV já recebeu intercambistas da Bélgica, Egito, Dinamarca e Tunísia e os alunos do Curso de Medicina já participaram de atividades no México, Egito, Colômbia e Grécia, entre outros países, além de intercâmbios nacionais para estágios extracurriculares em outros estados.

Galeria