Medicina

Medicina

Sobre o Curso

Embasado pelo que há de mais atual no Ensino Médico, o Curso de Medicina da Universidade de Vassouras propõe-se a graduar médicos generalistas com visão humanista, crítica e reflexiva do processo saúde-doença. Profissionais capazes de atender às principais demandas da população por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção às doenças e pela realização de uma prática médica humanizada e tecnicamente atualizada.

Para tanto, o curso adota um currículo integrado, que ao viabilizar o ensino em distintos cenários, fomenta a construção de conhecimento científico e o desenvolvimento de habilidades essenciais à prática profissional do futuro médico. Esta diversidade de cenários possibilita aos estudantes conhecerem e vivenciarem as situações cotidianas do processo de trabalho das equipes multiprofissionais, contribuindo desta forma para a valorização do compartilhamento de saberes.

Assim, os principais diferenciais do curso são a inserção à prática médica e às atividades na comunidade desde o primeiro período, a ampla integração curricular, a diversidade de cenários de prática e a total integração com a Rede Regional de Atenção à Saúde - em todos os seus níveis de complexidade - oportunizando ao estudante praticar medicina tanto nas Unidades Estratégia Saúde da Família, como nos centros de saúde e no Hospital Universitário de Vassouras (HUV), de propriedade da mantenedora da Universidade e referência regional para cerca de 500.000 habitantes em alta e média complexidade.

Portanto, a inserção dos estudantes em atividades práticas na comunidade, no hospital universitário, no ambulatório escola, no moderno laboratório de Habilidades e Simulação e nas unidades de saúde, desde o primeiro período do curso, oportuniza-lhes a construção de visão ampliada de saúde ao lidarem com problemasreais, contribuindo assim, para o desenvolvimento de sua autonomia e pró-atividade, atributos essenciais ao médico que a Universidade de Vassouras se propõe a graduar.

No Projeto Pedagógico destaca-se a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, não só por meio da produção e divulgação de novos conhecimentos científicos, mas também por ações comunitárias que ratificam o compromisso do curso com a melhoria dos indicadores sociais e de saúde da região, impactando na qualidade de vida da população.

"Conheça a Medicina do Futuro"

Duração

  • Duração: 12 períodos (6 anos)

Turno

  • Turno: integral.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para os que se dedicam à medicina é diversificado, com possibilidade de atuação tanto no serviço público como no privado. Unidades Básicas de Saúde, clínicas, hospitais, unidades de pronto atendimento, centros de pesquisa e clínicas privadas são alguns dos locais nos quais o médico pode exercer sua prática profissional.

Grade do Curso e Horário

- Grade do Curso e Horário

Formas de Financiamento

PRAVALER: O PRAVALER é o maior programa de crédito universitário privado do país. Um financiamento exclusivo para ensino superior, oferecido em parceria com a Instituição de Ensino, que possibilita o pagamento das mensalidades de forma parcelada. SAIBA MAIS EM: creditouniversitario.com.br

Projeto Ipiranga

Ciente de sua responsabilidade social, o curso de medicina desenvolve o Projeto Ipiranga, nos bairros Ipiranga e Itakamosi, na periferia do município de Vassouras. Desde o primeiro período do curso, os estudantes prestam cuidado em saúde a famílias destes bairros, que enfrentam adversidades decorrentes de suas condições socioeconômicas.

Por meio da realização de ações de promoção e recuperação da saúde, bem como de atividades de prevenção à doença, os estudantes observam a diversidade dos determinantes do processo saúde-doença, identificam as demandas por ações de educação em saúde e realizam uma prática médica centrada no indivíduo, valorizadora do emprego de tecnologia leve nos cuidados em saúde. A diversidade das ações evidencia a complexidade das necessidades sociais e de saúde da comunidade dos bairros lócus do Projeto.

Assim, o Projeto oportuniza ao estudante o contato permanente e longitudinal com a realidade social contribuindo para a reflexão crítica sobre o papel dos futuros médicos na transformação social.

Como coloca o educador Paulo Freire, “o homem só pode tomar consciência da realidade e da sua capacidade de transformá-la, se participar ativamente da história, da sociedade e da construção coletiva da ação”.

Portanto, este projeto revela-se, além de socialmente útil, academicamente relevante, pois além de contribuir para a melhoria das condições de vida das famílias assistidas, promove o desenvolvimento, pelos futuros médicos, de competências e habilidades necessárias à resolução da maioria dos agravos à saúde da população.

Galeria

Matriz Curricular

- Matriz Curricular

Coordenação

Coordenador Geral:

- Prof. Dr. João Carlos de Souza Côrtes Junior

21 anos de experiência no magistério superior

10 anos de exercício na gestão acadêmica

Coordenadores Adjuntos:

- Prof. Eucir Rabello

26 anos de experiência de magistério superior

10 anos no exercício da gestão acadêmica

- Profª. Paula Pitta de Resende Cortes

19 anos de experiência de magistério superior

8 anos no exercício da gestão acadêmica

Corpo docente

- Corpo Docente

Internato

O Estágio Curricular Supervisionado - Internato, componente curricular obrigatório, é regido por legislação própria do MEC: Resolução n.º 3, de 20/06/2014, que institui as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Curso de Medicina e que em seu Capítulo III, Artigo 24, estabelece as normas desta etapa de formação em serviço. O Internato do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras é regido pelo Regulamento do Internato, aprovado pelas Instâncias Colegiadas e continuamente aperfeiçoado.

Constitui-se no momento da formação profissional onde os saberes, habilidades e atitudes adquiridos durante os outros períodos do Curso são aperfeiçoados em 4 semestres (2 anos) de prática supervisionada que culminam com a graduação de egressos com o perfil preconizado pelas DCN 2014. O Curso viabiliza a realização do internato em todos os níveis de complexidade da Rede de Atenção à Saúde (RAS), desenvolvendo habilidades e competências necessárias para a “práxis médica”.

Corresponde ao treinamento em serviço sob supervisão de preceptores e docentes do Curso de Medicina, com relação orientador/aluno adequado às atividades a serem desenvolvidas. O Internato do Curso de Medicina é realizado no Hospital Universitário de Vassouras (HUV) e no Hospital Municipal Luís Gonzaga (HMLG), ambos sob a gestão da Mantenedora da Universidade, e nas seguintes Unidades Conveniadas: UPA-Três Rios; UESF dos Municípios de Vassouras, Miguel Pereira e Engenheiro Paulo de Frontin; Centro de Atenção Psicossocial de Miguel Pereira; Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro - HFSE e Hospital de Força Aérea do Galeão – HFAG.

Inclui aspectos essenciais das seguintes áreas: Atenção Básica (com foco em Medicina da Família e Comunidade), Urgência e Emergência, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Saúde Coletiva e Saúde Mental.

A partir das DCN 2014, foram instituídas novas práticas nesta etapa da formação profissional, como a inclusão gradual da área de Saúde Mental, mesmo para os alunos que seguem a antiga matriz curricular e se encontram, atualmente, nos últimos períodos. A operacionalização do Internato, referente às duas matrizes em andamento, encontra-se descrita no Regulamento do Internato, amplamente divulgado aos internos e disponível neste site.

Apoio ao Estudante

No Curso de Medicina da Universidade de Vassouras há uma preocupação com as situações que se apresentem ao estudante como angustiantes e/ou estressantes durante a sua formação.

Assim, a Instituição disponibiliza apoio psicopedagógico para o enfrentamento das diversas dificuldades com as quais o estudante possa se deparar ao longo da graduação, com destaque para aquele oferecido pelo:

- Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAPp

O NAPp é o primeiro local de acolhimento ao estudante com dificuldades no seu dia-a-dia. Conta com psicólogos para realização de atendimentos individualizados capazes de identificar as dificuldades encontradas pelo estudante - seja no processo de aprendizagem ou no convívio social - e auxiliá-lo na superação.

  • Setor: Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPp)
  • Endereço: Conjunto Universitário (Campus)
  • Telefone: (24) 2471-8326
  • Horário: 2a. a 6a. feira, de 8:00 às 12 horas e de 13:00 às 22 horas.

- Serviço Escola de Psicologia - SEP

Com a finalidade de atender à demanda psicossocial, o SEP disponibiliza apoio psicológico de modo a atuar sobre os fatores que interferem no desenvolvimento afetivo-emocional que ocasionem dificuldades no processo de aprendizagem ou no relacionamento interpessoal dos estudantes.

Disponibiliza ajuda psicológica na busca de solução para problemas de ordem familiar, de relacionamento afetivo-sexual, de escolha profissional, de ordem pessoal (conflitos neuróticos e depressão) e para problemas relacionados à ética e valores.

O baixo rendimento escolar pode indicar que o estudante traz consigo, além das dificuldades de aprendizagem, outras oriundas de necessidades e problemas pessoais que, quando não solucionadas, podem se agravar. O comprometimento do seu desempenho escolar pode resultar da inadequação de suas respostas aos estímulos do ambiente e do processo educativo. Além disso, pode ocorrer a dificuldade de compreensão de tais problemas pelos professores.

O acesso ao SEP se faz por demanda livre do estudante ou por seu encaminhamento pelo NUPEM, NAPp ou pela Coordenação do Curso.

  • Setor: Serviço Escola de Psicologia (SEP)
  • Endereço: Rua Maia da Silveira Gomes, nº. 169. Bairro Madruga
  • Telefone: (24) 2471-2163
  • Horário: 2ª. a 6ª. feira, de 8:00 às 19 horas

- Núcleo de Apoio à Pesquisa Médica (NAPEM)

O Núcleo de Apoio à Pesquisa Médica (NAPEM), objetiva incentivar e apoiar a pesquisa e a publicação científica dos professores e estudantes. Reúne especialistas da Universidade em torno de projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso, ações das ligas acadêmicas e atividades correlatas do Curso de Medicina.

Integrado por docentes do Curso de Medicina em associação com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, o NUPEM atua por meio de:

  • Auxílio à pesquisa: formatação de projetos, elaboração de questionários e instrumentos de coleta de dados, preenchimento da Plataforma Brasil, interface com o Comitê de Ética, avaliação da viabilidade e relevância do estudo proposto;
  • Apoio à Participação em Congressos ou similares: formatação de resumos e de pôsteres;
  • Tradução para o inglês: formatação de abstract e publicações internacionais;
  • Revisão da língua portuguesa;
  • Análise Estatística: avaliação da amostragem, tipo de estudo e tratamento de dados;
  • Orientação para Publicação Científica.

Avaliação MEC

Portaria DIREG/MEC nº 175 de 20/03/14, D.O.U. 21/03/2014.

Indicadores de Qualidade da Educação Superior

Cursos Cidade CONCEITO PRELIMINAR DO CURSO (CPC)
Medicina Vassouras 4 (2016)
Mensalidade
  • Parcela Mensal de R$ 6.990,00 / Ingressantes em 2014.2 a 2017.2.
  • Vencimento até o dia 03*.

Ligas Acadêmicas

São entidades fundadas e administradas pelos discentes com a orientação de docentes. Apresentam enfoque no desenvolvimento científico, procedimental e atitudinal, constituindo-se em excelente atividade pedagógica extracurricular para o aprimoramento dos discentes, contemplando os aspectos de ensino-pesquisa e extensão. Contribuem também para o desenvolvimento cognitivo e interdisciplinar dos discentes e para a aproximação entre os futuros profissionais e a sociedade.

No momento, o Curso de Medicina conta com as seguintes Ligas:

  • Liga de Algesiologia e Anestesiologia
  • Liga de Anatomia Humana
  • Liga de Cardiologia - Unidade Dor Torácica
  • Liga de Cirurgia Cardíaca e Hemodinâmica
  • Liga de Cirurgia Geral e Trauma
  • Liga de Cirurgia Plástica e Estética
  • Liga de Clínica Médica
  • Liga de Dermatologia
  • Liga de Diagnóstico por Imagem
  • Liga de Endocrinologia
  • Liga de Gastroenterologia
  • Liga de Geriatria e Gerontologia
  • Liga de Ginecologia e Obstetrícia
  • Liga de Hematologia
  • Liga de Infectologia
  • Liga de Medicina de Família e Comunidade
  • Liga de Medicina Intensiva
  • Liga de Neurologia e Neurocirurgia
  • Liga de Oftalmologia
  • Liga de Oncologia
  • Liga de Ortopedia e Traumatologia
  • Liga de Otorrinolaringologia
  • Liga de Pediatria
  • Liga de Práticas Diagnósticas
  • Liga de Psiquiatria e Saúde Mental
  • Liga de Reumatologia
  • Liga de Técnica Cirúrgica
  • Liga de Transplantes de Órgãos e Tecidos
  • Liga de Urologia
  • Liga de Nefrologia
  • Liga de Pneumologia

Hospital Universitário de Vassouras (HUV)


O Curso de Medicina conta com Hospital de Ensino próprio, o Hospital Universitário de Vassouras (HUV), anteriormente denominado Hospital Universitário Sul-Fluminense (HUSF).

O Complexo Hospitalar, que é em sua totalidade utilizado como cenário de prática para o curso, dispõe de Serviços de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Cardiologia, Nefrologia, Ortopedia, Oncologia, UTI neonatal e adulto, Diagnóstico por Imagem, além das especialidades contempladas no Ambulatório escola: Alergia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Nefrologia, Neurologia, Obstetrícia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Psiquiatria, Reumatologia e Urologia.

Além disso, dispõe de Centro de Estudos, Laboratório de Habilidades e Simulação, Laboratório de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental, Salas de Aula, Laboratório de Anatomia Patológica e Análises clínicas e um Hemocentro.

Desde 2012, vem diversificando a oferta de serviços com novos projetos apoiados pela Secretaria Municipal Saúde de Vassouras, Secretaria de Estado de Saúde – SESDEC/RJ e pelo Ministério da Saúde. Destacam-se:

-Rede Cegonha (Deliberação CIB nº 1523, de 13 de Dezembro de 2011);

- Hospital Amigo da Criança (Portaria da SAS/MS nº 489, 2007);

- Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Neurocirurgia (Deliberação da CIB-RJ nº 379, de 04 de Outubro de 2007).

- Referência em Urgência e Emergência para toda a Região Centro-Sul Fluminense (Deliberação CIB-RJ nº 037, de 04 de Outubro de 2007).

- Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular (Portaria SAS nº 237 de 2008);

O HUV é referência para o Município de Vassouras, Região Centro-Sul Fluminense, Região do Médio Paraíba e também para a Baixada Fluminense, com população própria e referenciada estimada em 500.000 habitantes.

É habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Intensiva Adulto e Neonatal tipo II, Hemodiálise, Oncologia Clínica/Cirúrgica, CirurgiaCardíaca, Hemodinâmica, Eletrofisiologia, Neurologia/Neurocirurgia e Traumato-ortopedia, além da oferta de uma gama de procedimentos ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade, nas diversas especialidades.

O HUV, hospital 100% SUS, garante o acesso aos serviços pactuados de forma regular, contínua e contratualizada. Viabiliza a realização de procedimentos ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade nas diversas especialidades. Disponibiliza exames especializados de Diagnóstico por Imagem e também exames nos Laboratório de Análises Clínicas, além de Colonoscopia, Colposcopia, Ecodopplercardiograma, Eletrocardiografia, Eletrofisiologia, Endoscopia Digestiva Alta e Baixa, Doppler Venoso e Arterial, Histeroscopia, Laparoscopia, Urodinâmica e Videolaparoscopia. Possui uma Direção de Ensino e um Centro de Estudos que servem de apoio para o desenvolvimento das atividades de Ensino, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

O HUV participa na elaboração e operacionalização de protocolos técnicos e operacionais da SMS, priorizando os relacionados à área de urgência e emergência. Como Pólo de Educação Permanente, participa dos processos de formação, aprimoramento e desenvolvimento de recursos humanos, qualificando a assistência e o cuidado em saúde da região. Participa ativamente do Plano de Ação Regional das Urgências e Emergências da Região Centro-Sul Fluminense, conforme a Deliberação CIR CS no25/2012 e da CIB/RJ, conforme 11a reunião realizada em Novembro de 2012.

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é um órgão consultivo e um dos responsáveis pela concepção do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina (PPC) e tem entre seus objetivos, a implantação, consolidação e o acompanhamento desse PPC. A sua constituição segue as orientações do Ministério de Educação (MEC/INEP). Os docentes que compõem o NDE possuem titulação acadêmica obtida em programas de Pós-graduação Stricto sensu.

O NDE atua de forma constante em todas as ações e planejamentos pedagógicos do curso, utilizando temáticas específicas para o envolvimento de todo o corpo docente em suas ações. Assim, esse Núcleo Docente Estruturante atua no gerenciamento do PPC, acompanhando o seu desenvolvimento, desde a implantação de ações de integração curricular até a elaboração das avaliações integradas.


COMPOSIÇÃO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE

- Prof. Dr. João Carlos de Souza Côrtes Júnior

- Prof. Dr. Carlos Alberto Bhering

- Prof. Dr. Carlos Eduardo Cardoso

- Profª. Me. Elisa Maria Amorim da Costa

- Prof. Me. Emilio Conceição Siqueira

- Prof. Me. Eucir Rabello

- Prof. Dr. Marco Aurélio dos Santos Silva

- Prof. Dr. Marcos Vianna Lacerda de Almeida

- Profª. Dra. Maria Cristina Almeida de Souza

- Prof. Me. Nilson Chaves Junior

- Prof. Me. Osvaldo Luiz Aranda

- Profª. Me. Paula Pitta de Resende Côrtes

- Profª. Me. Sandra Maria Barroso Werneck Vilagra

Estágios Internacionais

Convênio com o Ryder Trauma Center – Universidade de Miami

Em busca constante de sempre oferecer o que há de mais atual na Medicina, o Curso de Medicina possui convênio com o Ryder Trauma Center, da Universidade de Miami. Este convênio permite que os discentes participem de estágios extracurriculares nesse importante Centro Médico, referência na área de Traumatologia.

Coordenação Local de Estágios e Vivências – CLEV

EA Coordenação Local de Estágios e Vivências (CLEV) é uma organização estudantil dos estudantes do Curso de Medicina, vinculada ao Centro Acadêmico Fróes da Fonseca (CAFF). Tem por objetivos desenvolver e estimular intercâmbios nacionais e internacionais em estágios de prática e pesquisa médica, nas modalidades outgoing e incoming.

A CLEV auxilia os estudantes a participar dos programas de intercâmbio oferecidos pela International Federation of Medical Students`Association (IFMSA) através dos editais da Direção Executiva Nacional de Estudantes de Medicina (DENEM), além de atuar no processo de recepção e acompanhamento de intercambistas para estágio no HUV e no oferecimento de rede de ajuda para durante a realização do intercâmbio.

Neste período, o HUV já recebeu intercambistas da Bélgica, Egito, Dinamarca e Tunísia e os alunos do Curso de Medicina já participaram de atividades no México, Egito, Colômbia e Grécia, entre outros países, além de intercâmbios nacionais para estágios extracurriculares em outros estados.

Galeria