Engenharia de Produção

×
Engenharia de Produção
Menu

Sobre o Curso

O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores. Este profissional gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa, com o objetivo de aumentar sua produtividade e rentabilidade. Por apresentar matriz multidisciplinar, com foco em gestão e na sólida formação em disciplinas como Física e Matemática - estas últimas com o objetivo de levar ao raciocínio rápido e a respostas e dinâmicas - há destaques em nosso curso para áreas como Gestão de Pessoas, Tecnologia de Informação e Inovação Tecnológica, Qualidade, Marketing, Econômica e Finanças, Logística, Organizacional, Pesquisa Operacional, Engenharia de Métodos, Planejamento e Controle da Produção, Desenvolvimentos de Novos Produtos, Arranjos Físicos de Fábricas, Empreendedorismo, Administração Estratégica, Processos de Fabricação, entre outras.

Duração

Duração: 10 períodos (5 anos).

Turno:

Turno: noturno.

Mercado de Trabalho:

O curso de Engenharia de Produção se diferencia por atender à vocação empresarial da região Centro-Sul Fluminense, que apresenta forte conteúdo industrial.

Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção - ABEPRO, considerando-se a situação atual de retração do mercado de engenharia no Brasil, o mercado de Engenharia de Produção é, sem sombra de dúvida, o que desfruta da melhor situação. Engenheiros de produção vêm conseguindo boas colocações no mercado, principalmente, em função do perfil que coincide com a demanda dos dias atuais: dispor de profissional com sólida formação científica, multidisciplinar e com visão suficiente para encarar os problemas de maneira global.

Na Universidade, a maioria dos acadêmicos ingressa sem experiência e ao longo do curso participa de programas que o colocam ao alcance, com formação ainda em andamento, do primeiro emprego, ou de promoções que suprem as demandas das empresas da região Centro-Sul Fluminense nos diversos setores da economia (o que envolve a iniciativa privada com seus bancos, gestão de obras e comércio varejista, logística, produção industrial em diversos ramos, pesquisa de mercado e desenvolvimento de novos produtos, agroindústria, e até o setor público).

Bolsas de Estudo

- Edital de Bolsa Filantrópica 2018.2

Política Institucional de Bolsas de Estudos, Convênios e Descontos - FUSVE

A Fundação Educacional Severino Sombra, entidade mantenedora da Universidade, do Colégio Sul Fluminense de Aplicação (CAp) e do Hospital Universitário de Vassouras (HUV), é uma instituição sem fins lucrativos, de caráter filantrópico que disponibiliza bolsas de estudo parciais e integrais nos cursos de graduação, bem como descontos para conveniados, ex-alunos, funcionários, entre outros. As bolsas/descontos obtidos não são cumulativos entre si, prevalecendo sempre o mais benéfico ao aluno. Pela natureza inerente, os programas não tem caráter retroativo sobre as prestações mensais anteriores, iniciando sua vigência no mês subsequente à concessão do benefício ou quando devidamente especificado em edital próprio. A renovação dos benefícios ocorrerá semestralmente ou anualmente, com obediência à periodicidade de cada programa. Há que se esclarecer ainda que, o benefício de bolsa/desconto não constitui direito adquirido, podendo ser revisto, a qualquer tempo, pelo Comitê Gestor da FUSVE.

A política Institucional da FUSVE compreende os seguintes programas:

Programa de Bolsas de Estudos - critérios filantrópicos: oferece bolsas de estudos parciais e integrais aos alunos que não têm condições financeiras de arcar com os custos das prestações mensais. Trata-se de um benefício direcionado aos alunos que possuam renda per capita familiar, de até 03 salários mínimos, no caso de bolsas parciais, ou até 1,5 salário mínimo e meio, quando se tratar de bolsas integrais. Para concorrer, o aluno deverá ter cursado ao menos o 1º período, estar regularmente matriculado na USS e tender todas as disposições previstas em edital específico publicado anualmente. É de suma importância verificar que o aluno contemplado deverá adotar as seguintes posturas (sem prejuízo de outras definidas especificamente no Manual do Aluno Bolsista USS/CAP, vigente a partir de 2013) para renovar sua bolsa: não cometer infração disciplinar; possuir aproveitamento acadêmico mínimo de 75% das disciplinas cursadas em cada semestre; não efetuar trancamento de matrícula; assinar Termo de Compromisso de Bolsa semestralmente e proceder ao recadastramento da bolsa anualmente.

Programa PROUNI: a Instituição é aderente ao Programa Universidade para Todos, iniciativa governamental, através do Ministério da Educação (MEC) que prevê a oferta de bolsa de estudos parciais e integrais. Na Universidade, há previsão somente de oferta de bolsas de estudo integrais, de forma a privilegiar os alunos advindos da rede pública ou da rede privada como bolsista integral no Ensino Médio. Mais informações: Prouni.

Programa de Bolsas Acadêmicas: oferece bolsas parciais aos alunos representantes (presidente e vice-presidente), durante a vigência do respectivo mandato, dos seguintes órgãos: DCE (Diretório Central de Estudantes); CAFF (Centro Acadêmico Froés da Fonseca) e Mega Consultoria (Empresa Júnior).

Programa de Bolsas Sindicais: oferece bolsas parciais e/ou integrais aos funcionários da Instituição e seus dependentes legais. A concessão e renovação obedecerão às regras e aos limites definidos em acordos coletivos dos respectivos sindicatos.

Programa de Descontos e Convênios: oferece descontos parciais aos funcionários e/ou dependentes legais de filiados aos órgãos públicos e privados conveniados da Instituição. A concessão e renovação obedecerão às regras e aos limites definidos em convênios próprios de cada órgão, previstos em editais específicos publicados semestralmente. São ofertados também, descontos aos ex-alunos do CAp, aos funcionários (e seus dependentes legais) do HUSF, aos alunos transferidos de outras Instituições para a Universidade, aos portadores de diploma e aposentados em geral. Os descontos não incidirão sobre a primeira prestação mensal quando do ingresso na Universidade e terão validade a partir do mês subsequente ao requerimento. Mais informações: Convênios.

Como faço para solicitar bolsa de estudos ou desconto na Universidade?

I - No primeiro período, a solicitação de bolsa de estudos/descontos somente poderá ser realizada através dos seguintes programas:

  • a) Programa PROUNI: o interessado deverá seguir as regras previstas pelo órgão governamental, além de cumprir prazos Institucionais para matrícula a fim de que possa se beneficiar de bolsa;
  • b) Programa Bolsas Sindicais: o interessado deverá dirigir-se à Gerência de Recursos Humanos para informações adicionais e preenchimento de solicitação;
  • c) Programa Descontos e Convênios: o interessado deverá, após a formalização do requerimento de matrícula e respectivo pagamento, entregar os documentos comprobatórios junto Setor de Benefícios. Cabe lembrar que o desconto não incidirá sobre a primeira prestação mensal e terá validade somente a partir do mês subsequente ao requerimento, sem retroatividade.

II) A partir do segundo período, a solicitação de bolsa de estudos/descontos, além das previstas anteriormente, poderá ser realizada através dos programas:

  • a) Programa Bolsa de Estudos - critérios filantrópicos: interessado deverá inscrever-se em processo seletivo institucional específico para concorrer à bolsa parcial ou integral, promover à entrega de todos os documentos solicitados e cumprir os prazos de todas as etapas que são sucessivas e eliminatórias. Os requisitos para que o aluno esteja apto a participar, são disponibilizados em Edital a ser publicado no site da Universidade, em época própria;
  • b) Programa de Bolsas Acadêmicas: o interessado deverá candidatar-se ao processo de eleição dos dirigentes, de acordo com as normas próprias de cada órgão. A Ata de eleição com a duração dos respectivos mandatos deverá ser encaminhada ao Setor de Benefícios para formalização do benefício.
  • Caso necessite de esclarecimentos ou informações adicionais, o aluno deverá dirigir-se ao Setor de Benefícios, situado à Av. Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos nº 280, Bloco 03, Térreo. Tel: (24) 2471-8359, e-mail beneficios@universidadedevassouras.edu.br.

Horário de Funcionamento - Setor de Benefícios: De Segunda a Quinta de 12:30 às 22:00
Sexta-feira não há atendimento ao público.

Central de Estágios

Espaço do estagiário: da Universidade para o Mundo do Trabalho.

Possui uma estrutura administrativa e pedagógica constituída por professores supervisores de estágio para cada área de conhecimento. Tais professores têm como função organizar e supervisionar o estágio dos cursos de graduação, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais (DCN), com o projeto pedagógico do curso (PPC) e o regulamento interno (em concordância com o regimento interno e plano de desenvolvimento institucional – PDI.

Formulários

Atenção!

Para que os formulários sejam salvos com os devidos dados, se faz necessária a utilização de um software para a leitura e edição de arquivos do tipo PDF. Recomendamos a utilização do Foxit Reader.

Documentos necessários para realização do Estágio:

Matriz Curricular

- Matriz Curricular 2018

Calendário de Provas

- Calendário de Provas - 2019.1

Coordenação

José Leandro Casa Nova Almeida

O currículo do Professor José Leandro, indica Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Vassouras (2002), mestrado (2007) e doutorado (2010) em Engenharia Mecânica com ênfase em Transmissão e Conversão de Energia pela Universidade Estadual Paulista, localizada em Guaratinguetá (São Paulo) - UNESP, Júlio de Mesquita Filho.

Na docência de Ensino Superior atua como Professor Adjunto III da Universidade de Vassouras principalmente no curso de graduação de Engenharia Elétrica desde 2007, lecionando diversas disciplinas: Transmissão de Energia, Análise de Defeitos em Sistemas de Elétricos Potencia, Geração de Energia, Instalações Elétricas, Máquinas Elétricas, Laboratório de Máquinas Elétricas, Laboratório de Acionamentos Elétricos e Circuitos Polifásicos. Entre 2007 e 2011, lecionou outras disciplinas para o curso de Engenharia Ambiental – Energia e Meio Ambiente. Tem também atuação como Coordenador de projeto de pesquisa na Universidade de Vassouras desde meados de abril do ano de 2011 e líder do grupo de pesquisa “Qualidade e Conservação de Energia” com projeto titulado de “Gerador Síncrono com Ímãs Permanentes no Rotor: uma Abordagem Constitutiva e sob o Aspecto da Qualidade de Energia Gerada”.

Na área industrial, executou por cerca de nove anos atividades de coordenação de equipes, supervisão de estagiários de nível superior e técnico, manutenção e projetos de dispositivos elétricos e eletrônicos, responsável pelo laboratório de controle da qualidade, estação de tratamento de efluentes (meio ambiente) e treinamentos de equipe de manutenção e operação, numa metalúrgica de pequeno porte. Realizou durante aproximadamente um ano seu estágio supervisionado numa indústria de grande porte no segmento de alimentos (bebidas) atuando principalmente no acompanhamento da supervisão da produção de linhas de envase de refrigerantes.

É avaliador do INEP, membro do BASIS pela portaria n° 430 de 29 de maio de 2018. Tem experiência de 6 anos na gestão de curso de graduação e 9 anos na área industrial e com um total de 11 anos de magistério superior.

Fale com o Coordenador

Avaliação do MEC

Reconhecimento de Curso Portaria DIREG/MEC nº 60 de 10/02/2014 DOU 11/02/2014.

Indicadores de Qualidade da Educação Superior

Curso Cidade Conceito Preliminar do Curso (CPC)
Engenharia de Produção Vassouras -

Legenda:

O traço (-) indica que não houve avaliação.

Mensalidade

Mão escrevendo em um papel branco com um lápis
Mensalidade
  • Parcela Mensal de R$ 1.034,00 / Ingressantes em 2019.2.
  • Vencimento dia 08*.

Egressos

  • 1) Avalie seu curso pelo link: Clique Aqui!
  • Aos ilustríssimos ex-alunos (as) do curso de Engenharia Elétrica, favor responder o questionário.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades!