Enfermagem

Enfermagem

Sobre o Curso

Desde o primeiro semestre do curso o aluno entra em contato com as disciplinas da área específica da Enfermagem, não havendo distinção entre disciplinas básicas e profissionais, enfatizando ainda que as disciplinas em sua maioria possuem carga horária prática.

Por meio de disciplinas optativas e das atividades complementares o aluno tem a possibilidade de construir um currículo individualizado, com validação de créditos extracurriculares nas áreas de ensino, assistência, pesquisa, político-gerencial e artístico-cultural.


Duração

  • Duração: 10 períodos (5 anos).

Turno

  • Turno: noturno.

Mercado de Trabalho

Formar enfermeiros generalistas com visão crítica e humanística, técnica, política e ético-social capaz de assistir o ser humano no processo saúde-doença ao longo do ciclo vital, inserido em seu ecossistema familiar e comunitário, capaz de atuar de forma qualificada e comprometida no Sistema Único de Saúde e em todos os níveis de complexidade da rede de serviços de saúde.

Bolsas de Estudo

- Edital de Bolsa Filantrópica 2018.2
Política Institucional de Bolsas de Estudos, Convênios e Descontos - FUSVE

A Fundação Educacional Severino Sombra, entidade mantenedora da Universidade, do Colégio Sul Fluminense de Aplicação (CAp) e do Hospital Universitário de Vassouras (HUV), é uma instituição sem fins lucrativos, de caráter filantrópico que disponibiliza bolsas de estudo parciais e integrais nos cursos de graduação, bem como descontos para conveniados, ex-alunos, funcionários, entre outros. As bolsas/descontos obtidos não são cumulativos entre si, prevalecendo sempre o mais benéfico ao aluno. Pela natureza inerente, os programas não tem caráter retroativo sobre as prestações mensais anteriores, iniciando sua vigência no mês subsequente à concessão do benefício ou quando devidamente especificado em edital próprio. A renovação dos benefícios ocorrerá semestralmente ou anualmente, com obediência à periodicidade de cada programa. Há que se esclarecer ainda que, o benefício de bolsa/desconto não constitui direito adquirido, podendo ser revisto, a qualquer tempo, pelo Comitê Gestor da FUSVE.

A política Institucional da FUSVE compreende os seguintes programas:

Programa de Bolsas de Estudos - critérios filantrópicos: oferece bolsas de estudos parciais e integrais aos alunos que não têm condições financeiras de arcar com os custos das prestações mensais. Trata-se de um benefício direcionado aos alunos que possuam renda per capita familiar, de até 03 salários mínimos, no caso de bolsas parciais, ou até 1,5 salário mínimo e meio, quando se tratar de bolsas integrais. Para concorrer, o aluno deverá ter cursado ao menos o 1º período, estar regularmente matriculado na USS e tender todas as disposições previstas em edital específico publicado anualmente. É de suma importância verificar que o aluno contemplado deverá adotar as seguintes posturas (sem prejuízo de outras definidas especificamente no Manual do Aluno Bolsista USS/CAP, vigente a partir de 2013) para renovar sua bolsa: não cometer infração disciplinar; possuir aproveitamento acadêmico mínimo de 75% das disciplinas cursadas em cada semestre; não efetuar trancamento de matrícula; assinar Termo de Compromisso de Bolsa semestralmente e proceder ao recadastramento da bolsa anualmente.

Programa PROUNI: a Instituição é aderente ao Programa Universidade para Todos, iniciativa governamental, através do Ministério da Educação (MEC) que prevê a oferta de bolsa de estudos parciais e integrais. Na Universidade, há previsão somente de oferta de bolsas de estudo integrais, de forma a privilegiar os alunos advindos da rede pública ou da rede privada como bolsista integral no Ensino Médio. Mais informações: http://www.universidadedevassouras.edu.br/instituicao/prouni.

Programa de Bolsas Acadêmicas: oferece bolsas parciais aos alunos representantes (presidente e vice-presidente), durante a vigência do respectivo mandato, dos seguintes órgãos: DCE (Diretório Central de Estudantes); CAFF (Centro Acadêmico Froés da Fonseca) e Mega Consultoria (Empresa Júnior).

Programa de Bolsas Sindicais: oferece bolsas parciais e/ou integrais aos funcionários da Instituição e seus dependentes legais. A concessão e renovação obedecerão às regras e aos limites definidos em acordos coletivos dos respectivos sindicatos.

Programa de Descontos e Convênios: oferece descontos parciais aos funcionários e/ou dependentes legais de filiados aos órgãos públicos e privados conveniados da Instituição. A concessão e renovação obedecerão às regras e aos limites definidos em convênios próprios de cada órgão, previstos em editais específicos publicados semestralmente. São ofertados também, descontos aos ex-alunos do CAp, aos funcionários (e seus dependentes legais) do HUSF, aos alunos transferidos de outras Instituições para a Universidade, aos portadores de diploma e aposentados em geral. Os descontos não incidirão sobre a primeira prestação mensal quando do ingresso na Universidade e terão validade a partir do mês subsequente ao requerimento. Mais informações: http://www.universidadedevassouras.edu.br/instituicao/convenios

Como faço para solicitar bolsa de estudos ou desconto na Universidade?

I - No primeiro período, a solicitação de bolsa de estudos/descontos somente poderá ser realizada através dos seguintes programas:

  • a) Programa PROUNI: o interessado deverá seguir as regras previstas pelo órgão governamental, além de cumprir prazos Institucionais para matrícula a fim de que possa se beneficiar de bolsa;
  • b) Programa Bolsas Sindicais: o interessado deverá dirigir-se à Gerência de Recursos Humanos para informações adicionais e preenchimento de solicitação;
  • c) Programa Descontos e Convênios: o interessado deverá, após a formalização do requerimento de matrícula e respectivo pagamento, entregar os documentos comprobatórios junto Setor de Benefícios. Cabe lembrar que o desconto não incidirá sobre a primeira prestação mensal e terá validade somente a partir do mês subsequente ao requerimento, sem retroatividade.

II) A partir do segundo período, a solicitação de bolsa de estudos/descontos, além das previstas anteriormente, poderá ser realizada através dos programas:

  • a) Programa Bolsa de Estudos - critérios filantrópicos: interessado deverá inscrever-se em processo seletivo institucional específico para concorrer à bolsa parcial ou integral, promover à entrega de todos os documentos solicitados e cumprir os prazos de todas as etapas que são sucessivas e eliminatórias. Os requisitos para que o aluno esteja apto a participar, são disponibilizados em Edital a ser publicado no site da Universidade, em época própria;
  • b) Programa de Bolsas Acadêmicas: o interessado deverá candidatar-se ao processo de eleição dos dirigentes, de acordo com as normas próprias de cada órgão. A Ata de eleição com a duração dos respectivos mandatos deverá ser encaminhada ao Setor de Benefícios para formalização do benefício.
  • Caso necessite de esclarecimentos ou informações adicionais, o aluno deverá dirigir-se ao Setor de Benefícios, situado à Av. Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos nº 280, Bloco 03, Térreo. Tel: (24) 2471-8359, email beneficios@universidadedevassouras.edu.br.
  • Horário de Funcionamento - Setor de Benefícios: De Segunda a Quinta de 12:30 às 22:00
    Sexta-feira não há atendimento ao público.

Formas de Financiamento

PRAVALER: O PRAVALER é o maior programa de crédito universitário privado do país. Um financiamento exclusivo para ensino superior, oferecido em parceria com a Instituição de Ensino, que possibilita o pagamento das mensalidades de forma parcelada. SAIBA MAIS EM: creditouniversitario.com.br

FIES: Os estudantes interessados em financiar seus cursos superiores terão a chance de se inscrever, exclusivamente via internet, para o processo seletivo do primeiro semestre do ano. Para se inscrever no financiamento, o estudante precisa ter participado de alguma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, alcançando nota média igual ou maior do que 450 pontos nas provas e superior a zero na redação. Além disso, deve comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos. O quantitativo de vagas liberado pelo FNDE deverá ser acompanhado diretamente no site fiesselecao.mec.gov.br

Central de Estágios

Espaço do estagiário: da Universidade para o Mundo do Trabalho.

Possui uma estrutura administrativa e pedagógica constituída por professores supervisores de estágio para cada área de conhecimento. Tais professores têm como função organizar e supervisionar o estágio dos cursos de graduação, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais (DCN), com o projeto pedagógico do curso (PPC) e o regulamento interno (em concordância com o regimento interno e plano de desenvolvimento institucional - PDI). A atribuição de cada componente está definida em regulamento submetido e aprovado em CONSU (Conselho Universitário) e CONSEPE (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão), no dia 11 de dezembro de 2007.

Coordenação

Lília Marques Simões Rodrigues

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Severino Sombra - USS (1991), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (1994), MBA em Administração Hospitalar (2005) pela USS e Mestrado em Enfermagem pelo Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial - MPEA pela UFF-Niterói (2012). Atuou como Enfermeira de Terapia Intensiva na UTI do Hospital Universitário Sul Fluminense, de julho de 1991 a maio de 2012. Atualmente é professora Titular da Universidade Severino Sombra-USS, no Curso de Enfermagem e Medicina e Coordenadora do Curso de Enfermagem. Coordenou o Pró-Saúde I: Enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisa do Curso de Enfermagem da USS "Atenção à saúde nos diferentes níveis de assistência e do Grupo de Pesquisa "Biomorfologia e Patologia Experimental”. Faz parte do Núcleo de Pesquisa – “Núcleo de Estudos Educação e, Imaginário e Cuidado em Saúde e Enfermagem, da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa – UFF/Niterói”. Membro do Conselho Eleitor da Fundação Educacional Severino Sombra desde 1998 e Membro do CONSU/CONSEP da USS. Preside o Núcleo Docente Estruturante – NDE, NUPEEn – Núcleo de Orientação Pedagógica em Educação Enfermagem e o Colegiado do Curso de Enfermagem da USS. Coordena a atualização do Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem da USS. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em formação de Recursos Humanos em Saúde, Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em enfermagem, cuidado de enfermagem e avaliação de serviços de saúde.

Fale com o Coordenador

  •   coord.enfermagem@universidadedevassouras.edu.br
  •    (24) 2471-8315

Corpo docente

- Corpo Docente

Central de Estágios

Espaço do estagiário: da Universidade para o Mundo do Trabalho.

Possui uma estrutura administrativa e pedagógica constituída por professores supervisores de estágio para cada área de conhecimento. Tais professores têm como função organizar e supervisionar o estágio dos cursos de graduação, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais (DCN), com o projeto pedagógico do curso (PPC) e o regulamento interno (em concordância com o regimento interno e plano de desenvolvimento institucional – PDI.

Saiba mais

Formulários

Documentos necessários para realização do Estágio:

Avaliação MEC

Renovação de reconhecimento de Curso

Protocolo: 201503835 / Código MEC: 1400322 / Código da Avaliação: 132898

Curso Cidade Avaliação do MEC
Enfermagem Vassouras Nota 5 (2018)
Escala de 1 a 5
Mensalidade
  • Parcela Mensal de R$ 846,00 / Ingressantes em 2019.1.
  • Pagamento até o vencimento dia 03*.

Egressos

Avalie seu curso pelo link: Clique Aqui!

Aos ilustríssimos ex-alunos (as) do curso de Enfermagem, favor responder o questionário.

Estágio Supervisionado de Enfermagem

Em atendimento ao Art. 7º das DCNs de 2001, o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) do curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras são unidades temáticas desenvolvidas no 9º e 10º períodos do Curso de Enfermagem, nas áreas de Atenção Básica em Saúde, Secundária e Terciária, supervisionada pelo professor/orientador e preceptores/supervisores da rede conveniada, com carga horária total de 800 horas – 20% da carga horária do Curso, distribuídas em 400 horas em áreas de baixa complexidade (atenção primária em saúde) e 400 horas em média e alta complexidade (área hospitalar).

O estágio supervisionado compõe obrigatoriamente o currículo do Curso de Enfermagem e objetiva a integração do ensino teórico com a prática diária do enfermeiro, visando à aquisição de experiências, nas diversas áreas de atuação desse profissional, estimulando-o em três pilares de atuação, assistência, ensino e pesquisa científica. Tendo como objetivo, proporcionar ao acadêmico de Enfermagem aplicação da teoria na prática no processo assistencial, requeridos para o exercício das competências e habilidades específicas definidas no Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, formando profissionais competentes técnica, ética e política para atuar na realidade da saúde local e regional, em todos os níveis de atenção.

Galeria de Fotos

  • Figura 1: Estágio Administração de Serviços da Rede Básica
  • Figura 2:Estágio de Enfermagem em Saúde da Criança e Adolescente
  • Figura 3:Estágio de Enfermagem Saúde do Adulto e do Idoso
  • Figura 4:Estágio na Atenção Psicossocial
  • Figura 5:Estágio na Atenção Psicossocial
  • Figura 6: Estágio Administração do Cuidado de Enfermagem
  • Figura 7:Estágio em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica
  • Figura 8: Estágio de Pediatria

Hospital Universitário de Vassouras (HUV)

O Curso de Enfermagem conta com Hospital de Ensino próprio, o Hospital Universitário de Vassouras (HUV), anteriormente denominado Hospital Universitário Sul-Fluminense (HUSF).

O Complexo Hospitalar, que é em sua totalidade utilizado como cenário de prática para o curso, dispõe de Serviços de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Cardiologia, Nefrologia, Ortopedia, Oncologia, UTI neonatal e adulto, Diagnóstico por Imagem, além das especialidades contempladas no Ambulatório escola: Alergia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Nefrologia, Neurologia, Obstetrícia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Psiquiatria, Reumatologia e Urologia.

Além disso, dispõe de Centro de Estudos, Laboratório de Habilidades e Simulação, Salas de Aula, Laboratório de Anatomia Patológica e Análises clínicas e um Hemocentro.

Desde 2012, vem diversificando a oferta de serviços com novos projetos apoiados pela Secretaria Municipal Saúde de Vassouras, Secretaria de Estado de Saúde – SESDEC/RJ e pelo Ministério da Saúde. Destacam-se:

  •      - Rede Cegonha (Deliberação CIB nº 1523, de 13 de Dezembro de 2011);
  •      - Hospital Amigo da Criança (Portaria da SAS/MS nº 489, 2007);
  •      - Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Neurocirurgia (Deliberação da CIB-RJ nº 379, de 04 de Outubro de 2007).
  •      - Referência em Urgência e Emergência para toda a Região Centro-Sul Fluminense (Deliberação CIB-RJ nº 037, de 04 de Outubro de 2007).
  •      - Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular (Portaria SAS nº 237 de 2008);

O HUV é referência para o Município de Vassouras, Região Centro-Sul Fluminense, Região do Médio Paraíba e também para a Baixada Fluminense, com população própria e referenciada estimada em 500.000 habitantes.

É habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Intensiva Adulto e Neonatal tipo II, Hemodiálise, Oncologia Clínica/Cirúrgica, Cirurgia Cardíaca, Hemodinâmica, Eletrofisiologia, Neurologia/Neurocirurgia e Traumato-ortopedia, além da oferta de uma gama de procedimentos ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade, nas diversas especialidades.

O HUV, hospital 100% SUS, garante o acesso aos serviços pactuados de forma regular, contínua e contratualizada. Viabiliza a realização de procedimentos ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade nas diversas especialidades. Disponibiliza exames especializados de Diagnóstico por Imagem e também exames nos Laboratório de Análises Clínicas, além de Colonoscopia, Colposcopia, Ecodopplercardiograma, Eletrocardiografia, Eletrofisiologia, Endoscopia Digestiva Alta e Baixa, Doppler Venoso e Arterial, Histeroscopia, Laparoscopia, Urodinâmica e Videolaparoscopia. Possui uma Direção de Ensino e um Centro de Estudos que servem de apoio para o desenvolvimento das atividades de Ensino, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

O HUV possui desde 2016 o Núcleo Integrado de Monitoramento Hospitalar, é composto pelos seguintes serviços: Segurança do Paciente, Controle de Infecção Hospitalar e Vigilância Epidemiológica, a equipe é formada por quarto enfermeiras , sendo 75% egressas do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, tendo como objetivo monitorar atividades e procedimentos em saúde, de forma integrada, de modo participativo com qualidade, dinâmica e eficácia na assistência prestada no HUV.

O HUV participa na elaboração e operacionalização de protocolos técnicos e operacionais da SMS, priorizando os relacionados à área de urgência e emergência. Como Pólo de Educação Permanente, participa dos processos de formação, aprimoramento e desenvolvimento de recursos humanos, qualificando a assistência e o cuidado em saúde da região. Participa ativamente do Plano de Ação Regional das Urgências e Emergências da Região Centro-Sul Fluminense, conforme a Deliberação CIR CS no25/2012 e da CIB/RJ, conforme 11a reunião realizada em Novembro de 2012.

PROJETO DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE INDEPENDENTE DAS DESIGUALDADES: VIVER BEM, VIVER MELHOR

Ciente de sua responsabilidade social o Curso de Enfermagem desenvolve o “PROJETO DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE INDEPENDENTE DAS DESIGUALDADES: VIVER BEM, VIVER MELHOR”, Coordenado pelo Profº Sebastião Jorge da Cunha Gonçalves, que acontece nas comunidades do Bairro Matadouro e Conjunto Habitacional São Francisco de Assis em parceria com a Unidade Estratégia da Saúde Família José Ferreira de Souza Carvalheira, no município de Vassouras. Aliada a isso, atividades educativas de promoção e prevenção à saúde nas escolas municipais e estaduais do município de Vassouras para crianças, adolescentes, adultos jovens e idosos (Escola de Jovens e Adultos - EJA). Objetivo: inserir na comunidade os estudantes de graduação de enfermagem, através da Unidade Saúde da Família; aplicar e desenvolver ações de promoção, prevenção e proteção à saúde na multidisciplinariedade no seu contexto social; contribuir na formação de um cidadão imbuído de valores éticos que, com competência técnica, científica e humana possa atuar no contexto social de forma crítica, transformadora e solidária; produzir e disseminar conhecimentos de Enfermagem numa perspectiva crítica, humanística e transformadora, qualificando a prática profissional.

Galeria de Fotos

Apoio ao Estudante

No Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras há uma preocupação com as situações que se apresentem ao estudante como angustiantes e/ou estressantes durante a sua formação.

Assim, a Instituição disponibiliza apoio psicopedagógico para o enfrentamento das diversas dificuldades com as quais o estudante possa se deparar ao longo da graduação, com destaque para aquele oferecido pelo:

- Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAPp

O NAPp é o primeiro local de acolhimento ao estudante com dificuldades no seu dia-a-dia. Conta com psicólogos para realização de atendimentos individualizados capazes de identificar as dificuldades encontradas pelo estudante - seja no processo de aprendizagem ou no convívio social - e auxiliá-lo na superação.

  •      - Setor: Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPp)
  •      - Endereço: Conjunto Universitário (Campus)
  •      - Telefone: (24) 2471-8326
  •      - Horário: 2ª. a 6ª. feira, de 8:00 às 12 horas e de 13:00 às 22 horas.

- Serviço Escola de Psicologia - SEP

Com a finalidade de atender à demanda psicossocial, o SEP disponibiliza apoio psicológico de modo a atuar sobre os fatores que interferem no desenvolvimento afetivo-emocional que ocasionem dificuldades no processo de aprendizagem ou no relacionamento interpessoal dos estudantes.

Disponibiliza ajuda psicológica na busca de solução para problemas de ordem familiar, de relacionamento afetivo-sexual, de escolha profissional, de ordem pessoal (conflitos neuróticos e depressão) e para problemas relacionados à ética e valores.

O baixo rendimento escolar pode indicar que o estudante traz consigo, além das dificuldades de aprendizagem, outras oriundas de necessidades e problemas pessoais que, quando não solucionadas, podem se agravar. O comprometimento do seu desempenho escolar pode resultar da inadequação de suas respostas aos estímulos do ambiente e do processo educativo. Além disso, pode ocorrer a dificuldade de compreensão de tais problemas pelos professores.

O acesso ao SEP se faz por demanda livre do estudante ou por seu encaminhamento pelo NUPEEn, NAPp ou pela Coordenação do Curso.

  •      - Setor: Serviço Escola de Psicologia (SEP)
  •      - Endereço: Rua Maia da Silveira Gomes, nº. 169. Bairro Madruga
  •      - Telefone: (24) 2471-2163
  •      - Horário: 2ª. a 6ª. feira, de 8:00 às 19 horas

- Núcleo Pedagógico de Orientação da Educação em Enfermagem - NUPEEn

O NUPEEn, auxilia os discentes a enfrentarem as dificuldades inerentes à construção do conhecimento no processo ensino aprendizagem, ajudando-os na superação do insucesso escolar. No apoio aos discentes, compete a este núcleo:

  •      - Realizar atendimento individual dos discentes com dificuldades pedagógicas, considerando as áreas temáticas de cada membro do NUPEEn, por demanda livre do discente ou por encaminhamento pela Coordenação do Curso;
  •      - Contribuir para o desenvolvimento e processo de adaptação dos discentes, em uma intervenção integradora dos aspectos emocionais e pedagógicos;
  •      - Acompanhar as atividades de nivelamento;
  •      - Acompanhar os resultados dos processos de avaliação de aprendizagem;
  •      - Coordenar a Assistência Pedagógica Domiciliar, nos casos amparados por lei e que estejam de acordo com o Regimento da Universidade de Vassouras;
  •      - Idealizar ações para incluir discentes com necessidades educacionais especiais, em parceria com o Grupo de Trabalho em Educação Inclusiva.
  •      - Endereço: Conjunto Universitário (Campus)
  •      - Telefone: (24) 2471-8314
  •      - Local: Bloco 8 Térreo- Na Pró- Reitoria de Saúde
  •      - Docentes e Horários de Atendimento:
DIA DA SEMANA DOCENTE HORÁRIO DE ATENDIMENTO
2ªf Jannaína Sther Leite Godinho
Lília Marques Simões Rodrigues
Das 16h00min às 17h00min
Das 20h30min às 21h30min
3ªf Manoela Alves
Lília Marques Simões Rodrigues
Das 16h00min as 17h00min
Das 20h30min às 21h30min
4ªf Sebastião Jorge da Cunha Gonçalves Das 16h00min as 17h00min
5ªf Margarida Donato dos Santos
Eduardo Trajano
Das 13h00min às 14h30min
Das 17h00min as 18h00min
6ªf Mônica de Almeida Carreiro
Geisa Sereno Velloso
Das 10h00min às 11h00min
Das 11h00min às 12h00min

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão consultivo, propositivo, de assessoramento de natureza pedagógica, integrando a estrutura de gestão acadêmica do curso. É corresponsável pela concepção, acompanhamento, implementação, atualização, consolidação e avaliação do Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem (PPC). A sua constituição segue as orientações do Ministério de Educação (MEC/INEP). Os docentes que compõem o NDE possuem titulação acadêmica obtida em programas de Pós-graduação Stricto sensu.

São atribuições do NDE do Curso de Enfermagem: Elaborar o Projeto Pedagógico do Curso definindo sua concepção e fundamentos; Avaliar constantemente a implantação do PPC , Estabelecer o perfil profissional do egresso do curso; Acompanhar se o perfil estabelecido está sendo alcançado;Atualizar periodicamente o projeto pedagógico do curso; Conduzir os trabalhos de reestruturação curricular, para aprovação no Colegiado de Curso, sempre que necessário; Supervisionar as formas de avaliação e acompanhamento do curso definidas pelo Colegiado de Curso; Promover capacitação para o Corpo Docente e Preceptores, garantindo atualização nas inovações nas metodologias de ensino; Avaliar e orientar a atualização das referências bibliográficas das disciplinas realizadas pelos docentes; Estabelecer o Plano de Melhorias de acordo com o resultado da avaliação Institucional realizada pela Comissão Própria de Avaliação; Analisar os Planos de Ensino dos componentes curriculares; Promover a integração horizontal e vertical do curso, respeitando os eixos estabelecidos pelo projeto pedagógico; Acompanhar as atividades do corpo docente, recomendando ao Colegiado de Curso a abertura de processo seletivo para contratação ou substituição de docentes, quando necessário.

COMPOSIÇÃO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE

  •      Profa. Me. Lilia Marques Simões Rodrigues-Coordenadora do Curso
  •      Prof. Dr. Eduardo Tavares Lima Trajano
  •      Profa. Dra. Marilei de Melo Tavares
  •      Profa. Dra. Margarida Maria Donato dos Santos
  •      Profa. Dra. Mônica de Almeida Carreiro
  •      Prof. Me. Sebastião Jorge da Cunha Gonçalves

Laboratórios