MBA em Administração Hospitalar

MBA em Administração Hospitalar

Sobre o Curso

  • Modalidade: Especialização (Presencial)
  • Duraçao: 12 meses
  • Unidade: Maricá
  • Turno: Noite
  • Investimento: 36x R$ 320,00 (Já com 20% de desconto)
  • Dia e Horário: Terça e Quinta - feira (semanais) de 19h às 22h
  • Início das Aulas: 23 de novembro de 2021

Objetivos

Objetivo Geral:

O curso de MBA Administração Hospitalar, tem por objetivo geral capacitar profissionais de nível superior para atuarem no campo da administração hospitalar de forma ética e eficaz, buscando desenvolver e aprimorar nos alunos todo potencial e competências técnicas e comportamentais requeridas para plena atuação no mercado de trabalho, proporcionando o desenvolvimento profissional e contribuindo na oferta de serviços de saúde com qualidade e eficiência.

Objetivos Específicos:
  •    - Desenvolver uma visão abrangente e integrada dos diversos processos que compõe a estrutura administrativa hospitalar;
  •    - Contribuir para o desenvolvimento e aprimoramentos das atividades de planejamento, organização e estruturação, controle dos processos nas organizações hospitalares;
  •    - Identificar princípios e estratégias adequadas quanto a solução de problemas referentes à administração das organizações;
  •    - Desenvolver as competências profissionais necessárias para potencializar a aplicação dos recursos disponíveis, busca de soluções integradas e o alcance dos objetivos organizacionais;
  •    - Capacitar os profissionais para que possam elaborar, implementar, executar e avaliar programas e projetos que venham otimizar recursos e agregar valor as atividades nas organizações hospitalares;
  •    - Apresentar as ferramentas técnicas que favoreçam o aumento da qualidade e produtividade;
  •    - Promover a qualificação no âmbito da gestão de pessoas, investimento no potencial do desenvolvimento profissional e no emprego do capital intelectual;
  •    - Aplicar os conhecimentos dos modelos de gestão organizacional, fundamentos e características de liderança.

Público-Alvo

Destina-se aos graduados em cursos superiores que atuam ou pretendam atuar na área da saúde, administração ou áreas afins e que necessitam de Especialização em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde, ou que busquem aprofundamento na área para desenvolver e aperfeiçoar competências profissionais.

Campo Profissional

Profissionais com formação superior completa em cursos reconhecidos pelo MEC e interesse na área (todas as áreas de formação).

Diferenciais

O diferencial está no modelo inovador que o curso desenvolve as competências administrativas para propiciar uma visão organizacional capaz de construir expectativas dos profissionais da saúde que necessitam de conhecimento administrativo e das expectativas dos profissionais administrativos que necessitam do conhecimento das peculiaridades da promoção e organização da saúde, sejam serviços públicos ou privados de saúde, unidades hospitalares e/ou clínicas. Com abordagem de aula que estimula a participação e reflexão teórico-prática para a resolução de problemas, tomada de decisão e estudo de caso. O grande diferencial está na qualificação do corpo docente, a maioria doutores e mestres, comprometidos e com experiência de atuação em gestão e acadêmica.

Supervisor Pedagógicos

Claudia dos Santos Rodrigues

Doutoranda em Ciências Biológicas pelo Centro de Ciências da Saúde - UFRJ; Mestre em Doenças Infecção HIV/AIDS e Hepatites Virais com ênfase em HIV/AIDS pela pós graduação Strictu senso da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO com ênfase em HIV/AIDS e prevenção da gestação em crianças e adolescentes, Especialista em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde pela UFRN; foi Responsável Técnica do Laboratório de AIDS em Maricá, Coordenadora do Programa de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais do município de Araruama, Responsável Técnica do Laboratório de IST/AIDS e Tuberculose de Saquarema, Técnica da CCIH- Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Conde Modesto Leal - Maricá (responsável pelas capacitações de treinamentos das equipes que compõem o quadro de funcionários da Unidade, avaliação dos setores, revisão das notificações de agravo, responsável pela implantação dos protocolos e rotinas da CCIH). Bacharel em Ciências Biológicas pela FAMATH - Faculdades Integradas Maria Thereza. Atualmente é Coordenadora do Programa de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais do município de Maricá deste o ano de 2000, Gerente Distrital de Assistência a Infectologia de Maricá; realizou a implantação do SAE- Serviço de Atendimento Especializado em Doenças Infecciosas em 2007, Criação do CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento 24 horas em 2015, realizou a descentralização da oferta de TRD - Teste Rápido Diagnóstico em 100% das Unidades de Saúde do município de Maricá, continua atuando no município como responsável pelos serviços prestados até a presente data e realiza o gerenciamento de pesquisas de HIV/COVID no CTA do município de Maricá junto a UFRJ.

Matriz Curricular

MÓDULOS / SEMESTRES
Disciplina Carga Horária (h)
Fundamentos da Administração Hospitalar 24
Planejamento Estratégico e Gerência de Serviços 32
Organização Hospitalar 32
Administração de Recursos Humanos 24
Marketing de Serviços 24
Responsabilidade Social e Bioética 24
Administração Financeira e Faturamento 32
Controle de Infecção Hospitalar e Serviços de Higiene 24
Auditória e Avaliação em Sistemas de Saúde 24
Gestão de Suprimento e Recursos Materiais 32
Administração de Serviço de Saúde 24
Metodologia da Pesquisa 32
Gerenciamento de Informação 24
Bioestatística 24
Carga-horária total do curso: 376 horas

Informações Básicas do Currículo

Data de início Duração ideal mínima Duração ideal máxima
Abril/2019 21 meses 24 meses

Informações Específicas

Turmas com 30 alunos.

As aulas ocorrerão aos sábados, preferencialmente a cada 15 dias com início às 08 horas e término das aulas às 17 horas.

Infraestrutura

As salas de aula do campus são amplas e confortáveis, adequadas ao número de alunos, comportam 60 cadeiras universitárias, propícias ao desenvolvimento das atividades acadêmicas. As salas são climatizadas, arejadas, com lousa branca, com acesso à internet por “wifi” para discentes e docentes e com equipamentos de multimídia, como: computador, microfone e caixa de som, por sala, em excelentes condições. Todas as salas de aula possuem cadeiras reservadas para discentes canhotos e de maior peso, além de marcadores para acessibilidade de cadeirantes e para pessoas com necessidades educacionais especiais. Insta referir que toda a IES possui marcadores para deficientes físicos e audiovisuais. Todas as salas possuem acessibilidade, com plaquetas indicativas em linguagem em Braile e possibilidade de flexibilidade nas configurações espaciais. Todas as salas têm mesas e cadeiras para os docentes. As salas são limpas e bem conservadas na pintura e luminosidade. Insta referir, também, a grande quantidade de tomadas de energia espalhadas nas salas para que os alunos façam uso de notebook durante as aulas. As salas de aula são bastante amplas o que permite a flexibilização quanto as configurações do espaço relativo a metodologia do ensino aprendizagem. As salas de aula são ideais para as metodologias ativas que são adotadas pelo curso, considerando que podem ser dispostas de várias maneiras para a realização das atividades do ensino aprendizagem, em especial. A IES possui um programa de acompanhamento da manutenção das salas de aula na infraestrutura e nos recursos de multimídia. Além de laboratórios de informática e biblioteca, física e virtual, com equipamentos e obras atualizadas.

Observações

Recursos materiais necessários:

  • Impressão de material quando solicitado pelo docente.