MBA em Administração Hospitalar

MBA em Administração Hospitalar

Sobre o Curso

  • Modalidade: Especialização (Híbrido)
  • Duraçao: 12 meses
  • Unidade: Maricá
  • Turno: Noite
  • Investimento: 36x R$ 320,00 (Já com 20% de desconto)
  • Dia e Horário: Terça e Quinta - feira (semanais) de 19h às 22h

Campo Profissional

Profissionais com formação superior completa em cursos reconhecidos pelo MEC e interesse na área (todas as áreas de formação).

Diferenciais

O diferencial está no modelo inovador que o curso desenvolve as competências administrativas para propiciar uma visão organizacional capaz de construir expectativas dos profissionais da saúde que necessitam de conhecimento administrativo e das expectativas dos profissionais administrativos que necessitam do conhecimento das peculiaridades da promoção e organização da saúde, sejam serviços públicos ou privados de saúde, unidades hospitalares e/ou clínicas. Com abordagem de aula que estimula a participação e reflexão teórico-prática para a resolução de problemas, tomada de decisão e estudo de caso. O grande diferencial está na qualificação do corpo docente, a maioria doutores e mestres, comprometidos e com experiência de atuação em gestão e acadêmica.

Supervisor Pedagógicos

Edna Francisca da Silva Basto

Possui graduação em Psicologia - Faculdades Integradas Maria Thereza; Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial - ENSP/FIOCRUZ; Especialista em Micropolitica e Gestão do Trabalho em Saúde - UFF; Especialista em Gestão em Saúde Pública - UFF. Cursando Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial pelo IPUB/UFRJ . Atualmente atua como Gerente M. de Saúde Mental/RAPS/Secretaria M de Saúde de Maricá/RJ, desde 2014. Atuou de 04/2019 a 02/2020 como Coordenador do Ambulatório de Saúde Mental da PRGTM da Fundação Municipal de Saúde de Niterói. Tem experiência em Gestão em Saúde Pública , com ênfase em Atenção Psicossocial.

Matriz Curricular

MÓDULOS / SEMESTRES
Código Blocos Temáticos Carga Horária (h) Requisitos
01 Fundamentos da Administração Hospitalar 24 Sem requisitos
02 Planejamento Estratégico e Gerência de Serviços 32 Sem requisitos
03 Organização Hospitalar 32 Sem requisitos
04 Administração de Recursos Humanos 24 Sem requisitos
05 Marketing de Serviços 24 Sem requisitos
06 Responsabilidade Social e Bioética 24 Sem requisitos
07 Administração Financeira e Faturamento 32 Sem requisitos
08 Controle de Infecção Hospitalar e Serviços de Higiene 24 Sem requisitos
09 Auditória e Avaliação em Sistemas de Saúde 24 Sem requisitos
10 Gestão de Suprimento e Recursos Materiais 32 Sem requisitos
11 Administração de Serviço de Saúde 24 Sem requisitos
12 Metodologia da Pesquisa 32 Sem requisitos
13 Gerenciamento de Informação 24 Sem requisitos
14 Bioestatística 24 Sem requisitos
Carga-horária total do curso: 376 horas

Informações Básicas do Currículo

Data de início Duração ideal mínima Duração ideal máxima
Abril/2019 21 meses 24 meses

Informações Específicas

Turmas com 30 alunos.

As aulas ocorrerão aos sábados, preferencialmente a cada 15 dias com início às 08 horas e término das aulas às 17 horas.

Infraestrutura

As salas de aula do campus são amplas e confortáveis, adequadas ao número de alunos, comportam 60 cadeiras universitárias, propícias ao desenvolvimento das atividades acadêmicas. As salas são climatizadas, arejadas, com lousa branca, com acesso à internet por “wifi” para discentes e docentes e com equipamentos de multimídia, como: computador, microfone e caixa de som, por sala, em excelentes condições. Todas as salas de aula possuem cadeiras reservadas para discentes canhotos e de maior peso, além de marcadores para acessibilidade de cadeirantes e para pessoas com necessidades educacionais especiais. Insta referir que toda a IES possui marcadores para deficientes físicos e audiovisuais. Todas as salas possuem acessibilidade, com plaquetas indicativas em linguagem em Braile e possibilidade de flexibilidade nas configurações espaciais. Todas as salas têm mesas e cadeiras para os docentes. As salas são limpas e bem conservadas na pintura e luminosidade. Insta referir, também, a grande quantidade de tomadas de energia espalhadas nas salas para que os alunos façam uso de notebook durante as aulas. As salas de aula são bastante amplas o que permite a flexibilização quanto as configurações do espaço relativo a metodologia do ensino aprendizagem. As salas de aula são ideais para as metodologias ativas que são adotadas pelo curso, considerando que podem ser dispostas de várias maneiras para a realização das atividades do ensino aprendizagem, em especial. A IES possui um programa de acompanhamento da manutenção das salas de aula na infraestrutura e nos recursos de multimídia. Além de laboratórios de informática e biblioteca, física e virtual, com equipamentos e obras atualizadas.

Observações

Recursos materiais necessários:

  • Impressão de material quando solicitado pelo docente.