Serviço Social

×
Serviço Social
Menu

Sobre o Curso

O curso de Serviço Social da Universidade de Vassouras no Município de Maricá objetiva a formação profissional de assistentes sociais para a inserção no mundo do trabalho com comprometimento com os valores e princípios do Código de Ética Profissional com vista a participar do desenvolvimento humano e social da região, e consequentemente, do Brasil.

O projeto acadêmico-profissional comprometido com o projeto ético-político da profissão, com o Projeto de Desenvolvimento Institucional – PDI da Universidade e com a preparação de profissionais para atuarem numa sociedade em permanente mudança.

Ao viabilizar uma formação critica teórico-metodológica e ético-política, como requisito fundamental para o exercício profissional do assistente social, visa o desenvolvimento de habilidades para a compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento social e histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelar as possibilidades de ação contidas na realidade e a identificação das demandas presentes na sociedade, visando formular respostas profissionais para o enfrentamento das expressões da questão social.

Duração

Duração: 8 períodos (4 anos).

Turno:

Turno: Matutino e Noturno.

Mercado de Trabalho:

Os assistente sociais tem como espaços socioocupacionais as instituições públicas, tais como Secretarias Municipais e Secretarias Estaduais, Ministérios, Governo Estadual, Prefeituras Tribunais de Justiça, Marinha, Exército e Areonáutica,

Empresas Privadas na area de Responsabilidade Social e Ambiental, Gestão de Recursos Humanos.

Hospitais, Unidades de Saúde, Escolas, Creches, Centro de Defesa de Direitos Humanos, Conselho de Direitos Humanos, Movimentos Sociais, Organizações Sociais de Interesse Publico, Fundações, Universidades Públicas e Privadas, Autarquias, Refugiados, Centro de Referência de Assistência Social ( CRAS), Centro de Referencia Especializado em Assistência Social ( CREAS), Centro de Atendimento a População de Rua, Unidade de Acolhimento, Organizações internacionais de Defesa de Direitos Humanos.

A assistentes sociais participam e desenvolvem trabalhos com equipe multiprofissional junto como outras profissões: a psicologia, da educação, da enfermagem, do direito, dentre outras.

Projeto Pedagógico

Matriz Curricular

- Matriz Curricular

Coordenação

Vânia de Cássia de Araujo Dutra

Pós-doutoranda FIOCRUZ, Doutora em Serviço Social pela UERJ, Mestre em Serviço Social pela UFRJ, Especialista em Envelhecimento e Saúde do Idoso pela ENSP- FIOCRUZ, Graduação em Serviço Social pela UFF.

Atuação profissional como gestora acadêmica, pesquisadora e assistente social nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Fale com o Coordenador

  • (21) 2637-2784 - Ramal 606

Corpo Docente

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades!