Maricá
Vestibular
Novo Processo Seletivo em breve.
Comunicados
Em atualização.
PROUNI 2020.2
O Programa Universidade para Todos - Prouni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituiçőes privadas de educação superior. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005, oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas instituiçőes de ensino que aderem ao Programa.
Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de um salário mínimo e meio, o Prouni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Enem - Exame Nacional do Ensino Médio conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.
Prouni 2020.2
- Período de Inscrição: 14 a 17 de julho
- Inscrição pelo site: siteprouni.mec.gov.br
UNIVERSIDADE DE VASSOURAS – CAMPUS MARICÁ/RJ | ||||||
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Curso | Grau | Turno | Número de Vagas | |||
ADMINISTRAÇÃO (1468016) | Bacharelado | Noturno | 05 | |||
CIÊNCIAS CONTÁBEIS (1468741) | Bacharelado | Noturno | 03 | |||
ENGENHARIA CIVIL (1468015) | Bacharelado | Noturno | 04 |
- Divulgação do resultado dos pré-selecionados estarão disponíveis no site do Prouni:
- 1ª chamada: 21 de julho de 2020. VEJA O RESULTADO
- 2ª Chamada: 04 de agosto de 2020. VEJA O RESULTADO
- Lista de Espera: 24 de agosto de 2020. VEJA O RESULTADO
- Divulgação do resultado dos APROVADOS na:
- 1ª chamada: VEJA O RESULTADO
- 2ª chamada: VEJA O RESULTADO
- Lista de Espera: VEJA O RESULTADO
- Interesse em se manifestar na lista de espera do Prouni:
- Lista de espera: 18 a 20 de agosto de 2020.
- Comprovação de informaçőes na Coordenação do Prouni:
- 1ª chamada: 21 a 28 de julho de 2020.
- 2ª Chamada: 04 a 11 de agosto de 2020.
- Lista de espera: 24 a 28 de agosto de 2020.
- Horário para comparecimento na IES para comprovação das informaçőes:
- 2ª chamada: 04, 05, 06, 07, 10 e 11 de agosto de 2020.
- Lista de espera: 24,25,26,27 e 28 de agosto de 2020.
OBS.: Para os candidatos pré-selecionados na Lista de espera do Prouni, segundo semestre de 2020, comprovarem suas informações junto a IES, no período acima estabelecido, os mesmos deverão entrar em contato pelo telefone (24) 2471-8374 ou pelo whatsapp (24) 99215-4777.
Ou se preferirem, poderão enviar a documentação para o e-mail: prouni.fies01@universidadedevassouras.edu.br.
- Modelos de Declarações:
- - Documentos Necessários para o Prouni
- - Declaração de Ausência de Renda
- - Declaração de Imóvel Cedido
- - Declaração de Cor/Etnia
- - Declaração de Separação de Corpos
- - Declaração Negativa de União Estável
- - Declaração de União Estável
- - Declaração Negativa de Pensão Alimentícia
- - Declaração de Pensão Alimentícia
- O Coordenador do Prouni e ou seu representante legal, analisará cada caso e poderá pedir outros documentos eventualmente julgados necessários à comprovação das informaçőes prestadas pelo candidato, referentes ao próprio candidato ou a membros do grupo familiar.
- Portarias importantes:
- - Portaria Normativa Nº 1, de 2 de Janeiro de 2015
- - Portaria Normativa Nº 18, de 6 de Novembro de 2014
Contato
Endereço: Avenida Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos 280, Bloco 3 Vassouras - RJ.
Chefe do Setor: Liliane Tondella dos Santos Fernandes
Coordenadora do Setor: Regina Brum Pereira Vieira
Email: comprovacaoprouni@universidadedevassouras.edu.br
Telefone: (24) 2471-8374
WhatsApp: (24) 99215-4777
Matrícula
Em atualização.
Cursos Técnicos
Em atualização.
CPA (Comissão Própria de Avaliação)
Avaliação Institucional
A Comissão Própria de Avaliação – CPA – disponibiliza todo semestre a Avaliação para a comunidade acadêmica e solicita a colaboração de alunos, professores e colaboradores.
A CPA funciona como uma ponte entre a comunidade acadêmica e os gestores, encaminhando as demandas da Avaliação para os responsáveis por cada área e auxiliando para que as solicitações de melhorias sejam atendidas.
Suas solicitações também auxiliam na tomada de decisões da Instituição.
Deixe sua opinião e ajude-nos a melhorar cada vez mais!
A participação do aluno garante cinco (5) horas de atividades complementares.
Fique atento às datas da Avaliação, que ocorrem nos meses de maio e outubro!
*Funcionários só participam uma vez ao ano, durante o mês de outubro.
Para responder acesse o Portal:
* Chave de Acesso: Digitar a data de nascimento (apenas números) com 8 dígitos.
Resultados da Avaliação

A Devolutiva CPA é um projeto que tem como objetivo dar o retorno à comunidade acadêmica sobre as questões apontadas na avaliação institucional de 2021-1, com as devidas tratativas.
- - Curso de Administração
- - Curso de Ciências Contábeis
- - Curso de Educação Física
- - Curso de Enfermagem
- - Curso de Engenharia Civil
- - Curso de Fisioterapia
- - Curso de Medicina Veterinária
- - Curso de Nutrição
- - Curso de Pedagogia
- - Curso de Serviço Social
Embaixadores da CPA

Confira os resultados em nossas redes sociais: https://www.instagram.com/campusmarica/
Certificados Avaliação Institucional
Prezado (a) Aluno (a), os certificados da Avaliação Institucional para validação das horas complementares estão disponíveis para impressão ou download, no link abaixo:
Mestrados
- Edital - Processo Seletivo - Programa de Mestrado Profissional em Ciências Ambientais - 2020.1

Central de Carreiras, Oportunidades e Estágios
Espaço do estagiário: da Universidade para o Mundo do Trabalho.
Possui uma estrutura administrativa e pedagógica constituída por professores supervisores de estágio para cada área de conhecimento. Tais professores têm como função organizar e supervisionar o estágio dos cursos de graduação, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais (DCN), com o projeto pedagógico do curso (PPC) e o regulamento interno (em concordância com o regimento interno e plano de desenvolvimento institucional – PDI.
Formulários
Atenção!
Para que os formulários sejam salvos com os devidos dados, se faz necessária a utilização de um software para a leitura e edição de arquivos do tipo PDF. Recomendamos a utilização do Foxit Reader.
Documentos necessários para realização do Estágio:
Biblioteca
As Bibliotecas do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) - FUSVE têm a finalidade de reunir, organizar, divulgar e manter atualizado todo o acervo bibliográfico nas diversas áreas do conhecimento com a finalidade de fornecer apoio aos processos de Ensino, Pesquisa e Extensão. O SIB - FUSVE é constituído pela Biblioteca Central (Coordenadora do Sistema) da Universidade de Vassouras e pelas Bibliotecas Setoriais: Centro de Estudos Prof. Severino Sombra - HUV e Biblioteca da Casa de Memórias Severino Sombra, Biblioteca da FAMIPE (Faculdade de Miguel Pereira) - Miguel Pereira e Biblioteca do Campus Universitário de Maricá.
A Biblioteca está localizada à Avenida Roberto Silveira, nº. 437, Flamengo – Maricá, RJ. Faz parte do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de Vassouras e está subordinada à Coordenação Acadêmica do Campus. Constituída de um amplo acervo de livros, folhetos, obras de referência, periódicos, materiais especiais, bases de dados eletrônicas, dentre outros. Tem como seu objetivo a disseminação da informação nas diversas áreas do conhecimento. Como parte integrante dos Processos de Ensino, Pesquisa e Extensão atende o corpo docente, discente e administrativo além de usuários de todo o país. Possui ambientes amplos, bem iluminados, climatizados, excelente acústica, bem higienizado, com mobiliários adequados, proporcionando aos usuários conforto e comodidade. Periodicamente, passa por manutenção, para manter o seu estado de conservação.
A Biblioteca Campus Universitário de Maricá apresenta um nível satisfatório de funcionalidade no atendimento aos clientes, disponibilizando os seguintes serviços:
- a) Empréstimos: domiciliar, local, especial e empréstimo entre Bibliotecas do SIB – FUSVE.
- b) Consulta ao acervo: a consulta ao acervo é feita através do Sistema Pergamum (por autor, título ou assunto). Após pesquisar o material desejado nos computadores disponíveis no salão de estudos o usuário deverá anotar o “número de chamada” (classificação + código do autor e do título) e solicitá-lo ao funcionário da Biblioteca ou se dirigir ao acervo - de livre acesso e com auxílio do funcionário para processar o empréstimo do material. A consulta, renovação e reserva, também poderá ser feita através do site: http://bibliweb.universidadedevassouras.edu.br/pergamum/biblioteca/index.php
- c) Reserva e Renovação: o usuário poderá fazer reserva de material emprestado, que ficará à disposição por 24 h após a devolução. Decorrido este prazo, o Sistema Pergamum exclui o usuário daquela reserva e o material reservado passa para o próximo usuário. As reservas obedecerão à ordem cronológica dos pedidos pelos terminais de autoatendimento. A renovação será feita por igual período ao empréstimo, desde que não haja solicitação de reserva. Os materiais bibliográficos podem ser renovados até 40 vezes pela web. Após este limite, o usuário deverá devolver o material na respectiva Biblioteca para novo empréstimo. O material emprestado deverá ser renovado até a data marcada para a devolução pelos terminais de autoatendimento e pelo site: http://bibliweb.universidadedevassouras.edu.br/pergamum/biblioteca/index.php
- d) Devolução: O material bibliográfico deve ser devolvido ao funcionário da Biblioteca.
- e) Acesso à internet, ao WIFI e às bases de dados: microcomputadores disponibilizados na sala de estudos para acessar as bases de dados como a Minha Biblioteca, Portal de Periódicos da CAPES, COMUT, BIREME e as Bases de Dados gratuitas: BVS (BIREME), Domínio Público, Scielo, Biblioteca Virtual de Enfermagem etc. Para o acesso à internet com utilização da rede WIFI o usuário deverá cadastrar senha junto ao Setor de TI. Embora os computadores sejam de acesso livre, o usuário deverá seguir as seguintes normas de uso: não alterar as configurações dos computadores e/ou programas, bem como instalar qualquer tipo de software; não consultar sites de conteúdo impróprio, etc.
A Minha Biblioteca é uma plataforma prática e inovadora para acesso a livros técnicos, científicos e profissionais, com acesso via internet. O acervo digital das principais editoras do país está disponível gratuitamente para a comunidade acadêmica e reúne milhares de títulos das diversas áreas do conhecimento. Com a Minha Biblioteca, é disponibilizada para a comunidade acadêmica uma plataforma de ebooks. O acesso é permitido somente aos alunos, professores, residentes e funcionários, pelo link: http://bibliweb.universidadedevassouras.edu.br/pergamum/biblioteca/index.php
Portal de Periódicos da CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos de revistas nacionais e internacionais com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. O acesso é livre e gratuito para os usuários da Universidade; é realizado de qualquer terminal ligado à internet, localizado no campus e na Biblioteca pelo endereço: www.periodicos.capes.gov.br
Programa COMUT (Programa de Comutação Bibliográfica) visa facilitar a obtenção de cópias de artigos de periódicos técnico-científicos. A solicitação é feita ao funcionário da Biblioteca que faz a solicitação à BIREME (Biblioteca Regional de Medicina). Os custos são de acordo com a tabela vigente do COMUT e são de responsabilidade do usuário.
- f) Serviços de alerta: emissão de e-mail aos usuários cadastrados na Biblioteca, divulgando os materiais incorporados ao acervo; informando sobre a data de vencimento do material emprestado, e, informando a chegada do material reservado.
Segunda a Sexta-feira: das 8 h às 21:00 h (Ininterrupto) Sábados: das 8 h às 12 h, atendendo aos Docentes, Discentes, Funcionários e usuários de todo País. É realizado também atendimento na modalidade à distância - via chamadas telefônicas, troca de mensagens via Whatsapp e e-mail.
Biblioteca | Período Letivo | |
---|---|---|
De 2.ª a 6.ª feira | Sábados | |
Campus Universitário de Maricá | 8:00h às 21:00h | @8:00h às 12:00h |
As medidas protetivas foram adotadas em virtude na Pandemia do Novo Coronavírus:
- 1) Os colaboradores que atendem ao público e eventualmente vierem a manusear livros cedidos ara leitura, ou devolução de empréstimos (realizados antes do isolamento), deverão utilizar máscara*, protetor face shield individual e luvas);
- 2) Sempre que possível priorizar a Biblioteca Virtual;
- 3) Caso haja a necessidade de ir ao salão de leitura, jamais ir sem máscara*;
- 4) Ocorrendo a necessidade de solicitação de obra para leitura no salão, respeitar a distância sinalizada no balcão de atendimento; Somente uma pessoa poderá sentar em cada mesa;
- 5) Volumes que tenham sido devolvidos após empréstimo externo não poderão ser novamente disponibilizados antes de 14 dias;
- 6) Higienizar as mãos com álcool em gel, antes, durante e após a leitura;
- 7) Evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos;
- 8) Não retirar a máscara* durante a leitura;
- 9) Empréstimos externos estão temporariamente suspensos;
- 10) Usuários e colaboradores que venham a apresentar sintomas de infecção pelo Coronavírus devem comunicar sua situação à Universidade, o mais rápido possível;
- 11) O salão, meses e cadeiras, deverão passar por desinfecção com solução de hipoclorito de sódio ou outros agentes desinfetantes, várias vezes ao dia, a depender do fluxo de usuários;
- 12) Todas as portas e janelas da biblioteca deverão permanecer abertas durante seus turnos de funcionamento.
*As máscaras podem ser descartáveis ou confeccionadas em algodão, tricoline, TNT ou outros, desde que cubram totalmente o nariz e a boca e estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.
Calendário Acadêmico
Editais
- 1ª Reclassificação - Processo Seletivo Bolsa Filantrópica Graduação 2022.1 - Campus Maricá
- Resultado Final - Processo Seletivo Bolsa Filantrópica Graduação 2022.1 - Campus Maricá
- Edital - Concurso Literário Científico
- Edital - Processo Seletivo Bolsa Filantrópica Graduação 2022.1 - Campus Maricá
- Edital - Processo Seletivo 2022.1
- Edital - Prestações Mensais - Ingressantes em 2022.1
- Lista de Aprovação e Classificação no Processo Seletivo para Iniciação Científica
- Resultado - Concurso de Monitoria Voluntária Online 2021-2
- Edital - Seleção de Alunos de Iniciação Científica
- Edital - Concurso de Monitoria Voluntária Online 2021-2
Contato
- Av. Governador Roberto Silveira, nº 437 – Flamengo - Maricá/RJ
- direcaogeral.marica@universidadedevassouras.edu.br
- (21) 3731-2977
- (21) 99657-5179
- (21) 97132-4594
Nome | Função | Curso | |
---|---|---|---|
Gustavo José da Costa Gomes | Coordenador | Engenharia Civil | coord.engcivil.marica@universidadedevassouras.edu.br |
Magno Santana Azevedo | Coordenador | Ciências Contábeis | coordcienciascontabeis.marica@universidadedevassouras.edu.br |
Paulo Wilton | Coordenadora | Administração | marica.coord.adm@universidadedevassouras.edu.br |
Marise Maleck | Coordenadora | Pesquisa e extensão | coordpex.marica@gmail.com |
Nayara Peixoto Silva | Coordenadora | Nutrição | coordnutricao.marica@universidadedevassouras.edu.br |
Sávio Luís Oliveira da Silva | Coordenador | Educação Física | coordeducacaofisica.marica@universidadedevassouras.edu.br |
Vânia de Cássia de de Araujo Dutra | Coordenadora | Serviço Social | coordservicosocial.marica@universidadedevassouras.edu.br |
Leonina Avelino Barroso de Oliveira | Coordenadora | Direito | coorddireito.marica@universidadedevassouras.edu.br |
Dayana Peixoto | Coodenadora Acadêmica | -- | coordacademica.marica@universidadedevassouras.edu.br |
Nome | Função | Telefone | |
---|---|---|---|
Adriana Andrade | Psicopedagoga | (21) 97016-3713 | napp.marica@universidadedevassouras.edu.br |
Fátima Denise | Psicóloga | (21)98106-8753 | napp.marica@universidadedevassouras.edu.br |
Dayana Peixoto | Coordenadora | (21)96570-2222 | coordacademica.marica@universidadedevassouras.edu.br |
Graduação
Cursos oferecidos no Campus Avançado de Maricá:
A Pesquisa e Extensão da Universidade de Vassouras - Campus Maricá é o setor responsável por implantar e acompanhar as políticas institucionais de investigação científica, tecnológica, inovação e dos projetos e ações de extensão universitária.
Tem como público-alvo os estudantes de graduação e pós-graduação, para que complementem sua formação acadêmica e profissional com atividades de investigação científica, tecnológica e de inovação; mobilidade acadêmica, científica e extensionistas, que representa uma abertura à comunidade e um espaço acadêmico por meio do qual, estudos, pesquisas, ações sociais e prestação de serviços tornam possível uma troca de saberes com vistas à melhoria do desenvolvimento regional.
A Pesquisa e Extensão da Universidade de Vassouras - Campus Maricá, proporcionará incentivo à pesquisa cientifica e projetos extensionista com o propósito de inserir os seus estudantes e professores no âmbito científico do país, atuando academicamente e socialmente, proporcionando uma integração maior da universidade com a população local, articulação com o ensino, e na responsabilidade social.
- Profa. Dra. Marise Maleck de Oliveira – Professora responsável
- - Curriculo Lattes
- Profa. Dayana Peixoto Parente de Menezes – Coordenação acadêmica
- - Curriculo Lattes
- Tipo de Projeto de Pesquisa:
- Título:
- Autor(es):
- E-mail dos Autores:
- Resumo:
- Introdução:
- Justificativa e Relevância:
- Objetivo Geral:
- Objetivos Específicos:
- Metodologia e Viabilidade:
- Recursos Materiais:
- Cronograma de execução:
- Referências:
- - Submissão de Projetos de Pesquisa, PIBIC, PIBITI, Editais etc
- - Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)
- - Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)
- - Editora da Universidade de Vassouras
- Projetos de Pesquisa em Desenvolvimento
- - Projetos de Pesquisa Ciências Biológicas
- - Formulários de submissão de Projetos de extensão
- - Formulários de submissão de Ações e Atividades de extensão
Projetos de Extensão em Desenvolvimento
- Projeto Integrado " Universidade abraça a Comunidade"
- Registro: 206/2019
- Coordenação do Projeto : Profª Marise Maleck de Oliveira
- Projeto " Na Rota do Mosquito" - Uma comunicação entre educação - saúde e ambiente
- Registro: 119/2019
- Coordenação do Projeto: Profª. Marise Maleck de Oliveira
Ações de Extensão em Desenvolvimento
- Curso de Extensão: Introdução à pesquisa e Extensão Cientifica - Modulo I
- Registro: 025/2020
- Coordenação: Profª Marise Maleck de Oliveira
- Período de Realização: 30/03 a 27/04/2020 ( em aberto)
Lato Sensu (Especialização e MBA)
Após a inscrição compareça em nossa unidade para Análise Curricular/Entrevista ou para realizar o processo completo!